Buscar

Sociologia prova 02

Prévia do material em texto

Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual e sem Consulta (Unidade 2) ( Cod.:356026) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	5308167
	Nota da Prova:
	5
Parte superior do formulário
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
	1.
	Apesar de os conceitos acerca da pós-modernidade não possuírem definições muito precisas e eficientes, podem-se identificar características e aspectos dos quais os estudiosos se manifestam unânimes em relacioná-los. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA que relaciona esses aspectos:
	 a)
	Industrial, informática, aleatoriedade, totalização.
	 b)
	Desconstrução, irracionalidade, problematização, pós-industrial.
	 c)
	Informática, mecanização, hierarquias, transcendência.
	 d)
	Imanência, transcendência, mecanização e integração.
	2.
	A pós-modernidade é um fenômeno social que foi identificado a partir dos anos de 1950 e com manifestações de diversos campos, entre eles pode-se relacionar especialmente a sociedade, as ciências, a economia e a filosofia. Com relação ao fenômeno da pós-modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É o momento no qual a economia está voltada à produção e ao consumo de bens que agradam a um amplo público e que se tornam obsoletos em um curto prazo de tempo.
(    ) As pessoas acabam por misturar diversos estilos, gostos, interesses no sentido de aproveitar o maior número de oportunidades, sem se preocupar com o futuro.
(    ) É um período de grande crença na tecnologia mecânica, na ciência, no progresso e na razão humana.
(    ) No interior desse movimento, surgiu a inteligência artificial, a robótica, a biocomputação, transgênicos, androides, ciborgues, biogenética. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	O período histórico e filosófico que antecede a pós-modernidade é amplamente conhecido como modernidade. A interpretação dos autores sobre estas duas fases não é consensual. Para alguns autores, a pós-modernidade não existe. O que ocorre é a continuação da modernidade. Com relação aos aspectos que definem a modernidade, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse momento, ocorreu a retração da produção do conhecimento, e a população migrou gradativamente das cidades para o campo.
II- Esta época da humanidade é marcada pela Revolução Industrial, baseada na tecnologia mecânica e pela organização e ampliação do capitalismo.
III- É o momento em que a anarquia, as invasões bárbaras e a irracionalidade se fizeram presentes nas concepções e valores de mundo e de sociedade.
IV- Este período foi marcado pela forte hierarquização da sociedade e de processos institucionais, a convicção plena na razão e no progresso como responsáveis pela felicidade humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	Nas organizações contemporâneas, em especial as "organizações vistas como cérebro", é possível identificar denominações e abordagens que são oriundas do campo da neurociência, e expressões como cérebro artificial, neurochip, ciências cognitivas, neuromarketing, entre outras, são muito comuns. Com relação às "organizações vistas como cérebro",  classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ser humano que pretende fazer parte desta modalidade de organização pode abrir mão das capacidades de conhecer-se a si mesmo, aos próprios limites e potencialidades, e além do mais, de estar sempre aprendendo. 
(    ) A metáfora do "cérebro" aponta para a capacidade de processar informações e ao mesmo tempo aprender em meio a este processo.
(    ) Na medida em que as organizações processam informações, estima-se que também possam autogerir-se, como um cérebro em completo e pleno funcionamento.
(    ) Diante de situações adversas e novas, o "cérebro" configura-se na forma e sistemática da autogestão e da auto-organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	Marilda Olzbrymek, no livro “O despertar da inteireza” (2001), aborda que o mecanicismo no interior da sociedade, para além dos avanços científicos e tecnológicos, pode também ser responsável por radicalismos, fatos e fenômenos drásticos para a humanidade. Com relação às possibilidades do paradigma mecanicista na formação humana, analise as sentenças a seguir:
I- Nem sempre as invenções e os avanços da ciência conseguiram promover justiça social, qualidade de vida e preservação da natureza.
II- A mecanização e a robotização do trabalho acabaram por gerar mais empregos e a valorização do ser humano como fundamental no interior dos processos de produção.
III- Os aspectos como o desemprego, a concentração de renda e a exploração indiscriminada dos recursos naturais foram acentuados.
IV- O ter, a funcionalidade e a utilidade passaram a ter mais prestígio diante dos valores de ‘ser’, ‘saber’ e o ‘fazer’ humano.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLBRZYMEK, M. R. O despertar da inteireza: recriando o ser, o saber e o fazer (a educação numa abordagem holística). Blumenau: UNIASSELVI/Nova Letra, 2001.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	O sociólogo Karl Mannheim (1893-1947) teorizou a existência da racionalidade funcional e a racionalidade substantiva que gravitam no interior da sociedade contemporânea, tanto no que diz respeito ao comportamento dos indivíduos quanto às formas de organizações. As duas formas de racionalidade são antagônicas no que diz respeito aos seus fundamentos. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Racionalidade funcional.
II- Racionalidade substantiva.
(    ) Identifica-se pela ação participante e autônoma e consciência crítica do sujeito em relação à realidade.
(    ) Acentuou-se a partir do desenvolvimento da sociedade industrial e está profundamente preocupada em atingir as metas estipuladas no interior de uma organização.
(    ) Está comprometida com questões que resguardam a dignidade do ser humano e a liberdade.
(    ) Caracteriza-se por não considerar aspectos éticos do ser humano, bem como do potencial crítico dos sujeitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I.
	 b)
	II - I - II - I.
	 c)
	I - I - II - II.
	 d)
	I - II - II - I.
	7.
	Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982), sociólogo brasileiro, criticou a sociedade moderna, diante do fato de que esta era responsável por tornar as pessoas indivíduos pragmáticos, egoístas e fúteis. Em contrapartida, foi defensor de uma sociedade que reconhecia a cultura, a moral, as tradições e a dignidade do ser humano. Para tanto, defendeu que as pessoas deveriam se unir em grupos que estivessem pautados por uma outra solidariedade. Que solidariedade seria essa?
	 a)
	Solidariedade mecânica.
	 b)
	Solidariedade funcional.
	 c)
	Solidariedade orgânica.
	 d)
	Solidariedade tradicional.
	8.
	O sociólogo húngaro Karl Mannheim (1893-1947), ao analisar a sociedade contemporânea, em especial as posturas e comportamentos do homem nos espaços produtivos e de sociabilidade, teorizou sobre dois tipos de racionalidades, sendo a “racionalidade funcional” e a “racionalidade substantiva”. Acerca da racionalidade funcional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esta forma de racionalidade diz respeito ao comportamento, conduta e caráter que busca, simplesmente, atingir uma determinada meta.
(    ) Neste modo de racionalidade, a capacidade de julgamento e pensamento crítico do sujeito é comprometida diante da necessidade de produção e funcionalidade dos processos produtivos.(    ) As diferenças de opiniões, gostos e posturas são entendidas como potencial criativo e são levadas em conta a fim de oxigenar e enriquecer os processos produtivos no interior das organizações.
(    ) No interior das organizações assim caracterizadas, os valores éticos, os direitos humanos e do trabalhador acabam sendo desprestigiados, desde os processos criativos, a produção e circulação de produtos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, A. G. A nova ciência das organizações. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1981.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	A modernidade e a pós-modernidade são dois movimentos que abarcaram a sociedade ocidental após o término da Idade Média e com o desenrolar da Revolução Industrial. A primeira preparou o terreno para o surgimento da segunda. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modernidade.
II- Pós-modernidade.
(    ) É o momento em que é utilizada a tecnologia mecânica, a produção de energia, produtos e bens.
(    ) É conhecida como a sociedade da informação, da produção, da sistematização e socialização do conhecimento. 
(    ) É um período no qual ocorrerá a desconstrução dos discursos totalizadores e globalizantes. 
(    ) É o momento em que a razão, o progresso e a ciência serão tomados como fundamentais ao funcionamento da sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - I.
	 b)
	II - II - I - I.
	 c)
	II - I - I - II.
	 d)
	I - I - II - II.
	10.
	O teórico das organizações Peter Drucker, na obra “Sociedade pós-capitalista”, aborda que em nossa época vive-se em um meio e numa dinâmica em que os indivíduos vivem, trabalham e aprendem numa nova forma de organização de sociedade, que é por ele chamada de sociedade do conhecimento. Com relação à sociedade do conhecimento, analise as sentenças a seguir:
I- Na sociedade do conhecimento, o ser humano é entendido como o principal componente da sociedade, torna-se o responsável por aperfeiçoar, ampliar, aplicar e transmitir o conhecimento.
II- O conhecimento deixa de ser impessoal, encontra-se além de livros, banco de dados e/ou programas de gerenciamento.
III- Valores, crenças, tradições, costumes e compromissos da sociedade também são incorporados na sociedade do conhecimento.
IV- O dinheiro, as informações, os processos, os bancos de dados e os programas de software são elementos primordiais no interior da sociedade do conhecimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1999.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
Prova finalizada com 5 acertos e
Parte inferior do formulário

Continue navegando