Buscar

Planejamento Orçamentário e Financeiro

Prévia do material em texto

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM RECURSOS HUMANOS
MÓDULO IV – ESPECÍFICO III
	COMPONENTE CURRICULAR
	CARGA HORÁRIA
	Planejamento Orçamentário e Financeiro
	40h
	EMENTA
Contexto de atuação das Empresas. Conceitos básicos de planejamento financeiro. Controle econômico-financeiro: funções e princípios. Sistemas orçamentários. Fluxo orçamentário e fluxo financeiro. Orçamentos empresariais. Demonstrações financeiras projetadas: elaboração e execução. Controle orçamentário e análise de variações.
 BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR
HOJI, Masakazu; SILVA, Helio Alves da. Planejamento e Controle Financeiro: fundamentos e casos práticos de orçamento empresarial. 1ª edição. São Paulo: Atlas, 2010. 
 MATIAS, Alberto Borges; CARNEIRO, Murilo. Orçamento Empresarial: teoria, prática e novas técnicas. 1ª edição. São Paulo: Atlas, 2011. 
 SOBANSKI, Jaer. J. Prática de Orçamento Empresarial: um exercício programado. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2011. 
 FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle Gerencial. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.
 PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO EGRESSO DO CURSO 
O Técnico de Nível Médio em Finanças é o profissional técnico de nível médio que desempenha funções no âmbito das atividades financeiras em organizações/empresas do setor público, privado ou do terceiro setor. Realiza operações relativas a serviços e produtos financeiros e bancários, fluxos de caixa, lançamentos contábeis, ordens de pagamento, contas a pagar e receber. Analisa demonstrativos financeiros, mercado de capitais, contratos bancários, legislação contábil, tributária e de consumidor. Coleta e organiza informações para elaboração do orçamento empresarial e para a análise patrimonial. Fornece orientações sobre empreendedorismo a clientes, no que se refere a questões financeiras do negócio.
 COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO TÉCNICO EM FINANÇAS 
Considerando-se as necessidades do mundo do trabalho, além das competências gerais e específicas, o técnico de nível médio em Finanças, em suas atividades, além das atividades específicas, este deverá também demonstrar habilidades que envolvam: Liderança, Dinamismo, Ética profissional, Relacionamento interpessoal, Motivação, Flexibilidade para o processo de mudanças, Boa comunicação, entre outras.
Matriz Curricular das Bases Tecnológicas, Competências e Habilidades gerais do Curso.
O Curso Técnico em Finanças deverá estar estruturado de forma a capacitar e desenvolver no aluno, competências e habilidades gerais da área de gestão e negócios que envolvam, de forma geral, tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações, tais como: ações de planejamento, avaliação processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas ou do 
terceiro setor de todos os portes e ramos de atuação. Assim, o eixo caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, finanças, relações interpessoais, legislação e ética.
Bases Tecnológicas, Competências e Habilidades gerais do Técnico em Finanças. 
Dentre as bases tecnológicas, competências e habilidades para o Técnico em Finanças, destacam-se as listadas como segue: 
 Efetuar análise de dados financeiros de acordo com sua área e limites de atuação. 
 Coletar e organizar as informações financeiras destinadas à elaboração do orçamento empresarial. 
 Identificar e interpretar os diversos indicadores econômicos e financeiros. 
 Conhecer e utilizar as terminologias da área de finanças. 
 Realizar transações pertinentes à área financeira. 
 Analisar as diferentes operações da área financeira. 
 Efetuar negociações bancárias e análise de crédito. 
 Elaborar relatórios financeiros. 
Dentre as bases tecnológicas, competências e habilidades para o Assistente Financeiro, destacam-se as listadas como segue: 
 Elaborar fluxo de caixa. 
 Efetua os lançamentos financeiros da Empresa. 
 Controlar e organizar a documentação referente às operações financeiras da Empresa. 
 Controlar as transações bancárias, contas a pagar e as contas a receber. 
 Dar suporte aos gerentes da área financeira. 
Dentre as bases tecnológicas, competências e habilidades para o Auxiliar Financeiro, destacam-se as listadas como segue: 
 Emitir Ordens de Pagamento. 
 Efetuar cobranças. 
 Realizar atendimentos de clientes. 
 Auxilia na execução de rotinas das negociações bancárias e financeiras da Empresa.

Continue navegando