Buscar

Avaliação na Educação Infantil

Prévia do material em texto

ALYCE MICHELLANY ALVES DE FREITAS
	Curso
	GRA0198 ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA PTA - 202010.ead-5248.01
	Teste
	ATIVIDADE 1 (A1)
	Iniciado
	02/06/20 01:11
	Enviado
	02/06/20 02:25
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 13 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“As crianças reais estão inseridas em diferentes contextos socioculturais, os quais precisam ser lidos pelos professores”.
 
PINTO, A. Cadê? Achou!: educar, cuidar e brincar na ação pedagógica da Creche. 1. ed. Curitiba: Positivo, 2018, p. 17.
 
No atendimento educacional, compreender a criança que se recebe é fundamental, assim como planejar o ambiente a qual irá recebê-la. Diante disso, assinale a alternativa correta no que se refere à cultura material da criança.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Brinquedos, fantasias, livros, papéis, tintas e brinquedos construídos pelas crianças.
	Resposta Correta:
	 
Brinquedos, fantasias, livros, papéis, tintas e brinquedos construídos pelas crianças.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A cultura material da criança é conceituada como brinquedos, fantasias, livros, riscadores, papéis, tintas e brinquedos construídos pelas crianças em suas rotinas. Esse aspecto deve ser levado em consideração no planejamento dos tempos e espaços da escola.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O brincar é uma das ações mais frequentes na educação infantil, quando o responsável pergunta à criança todos os dias sobre o que ela fez na escola, e ela sempre responde “brinquei”, talvez pense que ela não fez nada de importante. Porém o valor do brincar para a criança é muito diferente do valor que tem para o adulto. A respeito do brincar, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).
 
(   ) Deve ocorrer preferencialmente na sala de aula, a fim de garantir a segurança das crianças e organização.
(   ) Constitui um direito, uma atividade própria da criança, fundamental para formação humana e intelectual.
(   ) Os espaços devem ser neutros e padronizados a fim de permitir que as crianças possam viver novas experiências, criar cenários diferentes e promover a imaginação. 
(   ) Os espaços, materiais e tempo devem ser planejados pelo professor, ou seja deve haver uma intencionalidade.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A segunda e quarta afirmativas são verdadeiras. O brincar constitui um direito da criança, é fundamental para sua formação humana e intelectual, por meio dele a criança revive situações, elabora sentimentos, cria, organiza pensamentos, tem experiências com outras crianças, entre outros aspectos. O brincar deve ter objetivo, ou seja, deve ser intencionado pelo professor, planejando os espaços, materiais e tempo.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, trazem importantes definições que servem como orientação para a educação infantil, um dos conceitos  apresentado constitui o “Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade”.
 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil . Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em <http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2019.
 
A definição apresenta o conceito de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
planejamento.
	Resposta Correta:
	 
currículo.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta: As definições apresentadas nas DCNEI são educação infantil, criança, currículo e proposta pedagógica. O conceito apresentado na questão é o de currículo e a sua principal característica é a organização da prática pedagógica na aplicação dos conteúdos essenciais, por esse motivo, o restante das questões não se encaixam na definição.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“É necessário compreender a avaliação como norteadora de caminhos no processo de aprendizagem das crianças. Avaliar é acompanhar essa trajetória, levando em conta suas mudanças e transformações. Segundo Vygotsky, precisamos levar em conta também as potencialidades cognitivas das crianças. Para isso, é preciso oportunizar práticas que sejam desafiadoras e provocativas aos pequenos”.
 
MANSINI, M. Como avaliar na Educação Infantil? Veja o que levar em conta na avaliação dos pequenos na Educação Infantil. Nova Escola , 2018. Disponível em: <
https://novaescola.org.br/conteudo/11906/blog-de-alfabetizacao-como-avaliar-na-educacao-infantil?gclid=Cj0KCQjwjpjkBRDRARIsAKv-0O1-uMyFO5-lspm9KkB9nxnW9c3McMk4i7lz8ylj6H0ax1SbCRjY8WIaAkRAEALw_wcB>. Acesso em: 14 mar. 2019.
 
O processo educacional exige também a avaliação, porém avaliar na educação infantil pode apresentar um desafio. Como avaliar uma criança em pleno desenvolvimento de suas potencialidades? As DCNEI determinam como deverá acontecer avaliação na educação infantil. Assim, analise as afirmativas a seguir a respeito da avaliação na educação infantil.
 
I - A avaliação deve acontecer com base em observações críticas e registros documentados ao longo do tempo com base em situações de aprendizagens.
II - Na avaliação, o processo de comparação com outras crianças é importante para estabelecer o que a criança consegue e o que ela não consegue fazer.
III - Na educação infantil, a avaliação não tem o objetivo de selecionar ou classificar.
IV - As crianças da educação infantil não podem ser retidas.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa I está correta, pois de acordo com as DCNEI, umas das garantias que a avaliação deve propor é “a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;” outra garantia é a “utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.)”. A afirmativa III está correta, pois outra garantia determinada pelas DCNEI é que as crianças não poderão ser  retidas. A afirmativa IV está correta, pois as crianças da educação infantil estão em fase de desenvolvimento por isso a avaliação não deve caracterizar um processo de seleção ou classificação.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O professor é um agente importante na educação infantil, sendo um adulto referência para as crianças, que o encontrarão todos os dias e estabelecerão uma relação de confiança. A LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases) determina a formação do profissional da educação básica. Assim, analise as afirmativas a seguir e identifique qual formação é admitida para a educação infantil. 
 
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União , Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em : < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm >. Acesso em: 11 mar. 2019.
 
I - Como formação mínima, nível superior em curso de licenciatura plena.
II - Nível superior em curso de licenciatura plena.
III - Como formação mínima, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. 
IV - Nível superior em curso de bacharelado.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As afirmativas II e III estão corretas, pois de acordo com o Art. 62 da LDB 9.394/96, “A formação de docentes para atuar na educação básicafar-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal” (BRASIL, 1996).
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Base Nacional Comum Curricular foi um documento elaborado durante o período de 2015 a 2017, previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, LDB 9.394/1996, não é uma ação de um governo específico, mas é uma ação do Estado. Sobre a Base Nacional Comum Curricular, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
 
(   ) Regulamenta os conteúdos mínimos que devem ser abordados nos níveis da educação básica, orientando a formação dos currículos e propostas pedagógicas das escolas.
(   ) Os conteúdos abordados podem ser enriquecidos e sofrer adequações de acordo com o contexto e características dos alunos e a realidade regional.
(   ) A criação da BNCC foi orientada pelo Ministério da Educação, com a participação de especialistas e da sociedade.
(   ) A BNCC é um documento de caráter normativo, aplicado apenas às instituições da rede pública da Educação Básica. 
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A primeira, segunda e terceira afirmativas são verdadeiras. A BNCC apresenta os conteúdos obrigatórios mínimos, podendo ser enriquecidos e adequados conforme a região, pois o objetivo principal da BNCC é garantir que todos tenham uma formação essencial para sua idade, independentemente da região ou se está matriculado no ensino público ou particular.  Sua criação se caracterizou como um processo democrático já que houve grande participação da sociedade, sob orientação do MEC, ela é um guia dos currículos das redes e dos sistemas de ensino, assim como define as propostas pedagógicas. 
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na construção do projeto pedagógico, entender quem é a criança é fundamental. É preciso conhecê-la, compreender como ela vive e entender suas necessidades, assim é um desafio pensar em uma escola para a criança. Sobre a criança e a infância, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
 
(   ) As crianças, ao se relacionarem, procuram pares semelhantes a elas, com condições culturais, sociais e econômicas.
(   ) Para a construção do projeto pedagógico é necessário entender a criança como sujeito social, receptor de cultura.
(   ) Entre pares, as crianças criam, recriam novas contribuições para a cultura já existentes.
(   ) Os teóricos da história da infância apontam que, em sua análise, mesmo com o passar do tempo, as crianças assumiam papéis sociais semelhantes.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, F.
 
 
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, F.
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A terceira afirmativa está correta. Hoje, a instituição de ensino é o local onde essas crianças de diferentes classes sociais, religião, etnia se encontram, interagem, brincam e produzem culturas infantis.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Todos os campos de experiências apresentados na BNCC são relacionados com as faixas etárias da educação infantil, a fim de respeitar a diferença do desenvolvimento das crianças e adequar os objetivos de aprendizagens e desenvolvimento. A educação infantil é então dividida nas seguintes faixas etárias:
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
0 a 1 ano e 6 meses; 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; 4 anos a 5 anos e 11 meses.
	Resposta Correta:
	 
0 a 1 ano e 6 meses; 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; 4 anos a 5 anos e 11 meses.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A Base Nacional Comum Curricular dividiu as faixas etárias da educação infantil da seguinte maneira: 0 a 1 ano e 6 meses; 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; 4 anos a 5 anos e 11 meses.
Assim a criança pode ingressar na educação infantil a partir do nascimento, apesar de ser uma prática comum eles ingressarem por volta dos 3 ou 4 meses em função do período de licença a maternidade de muitas mães.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Até chegarmos ao conceito atual de educação infantil, várias mudanças ocorreram no Brasil. O espaço denominado creche foi conhecido como um local de cuidado das crianças, enquanto as mães trabalhavam, nesse cenário o atendimento era voltado às mães trabalhadoras. Porém haviam também as chamadas “escolinhas” que preparavam para o ingresso no ensino fundamental, ou seja, exerciam a função do ensino e também do cuidado, porém para esse atendimento era necessário pagar, sendo então disponível apenas para famílias com melhor condição financeira. Todavia, várias mudanças ocorreram com o intuito de regularizar o trabalho pedagógico na educação infantil.
 
PINTO, A. Cadê? Achou!: educar, cuidar e brincar na ação pedagógica da Creche. 1.ed. Curitiba: Positivo, 2018, p. 11.
 
Sobre as definições legais existentes que organizam o trabalho na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.
 
I - A partir da Constituição de 1988 a educação infantil passou a fazer parte da educação básica.
II - A Constituição de 1988 garantiu o direito à educação, convocando o Estado, a família e a sociedade a garantir juntamente e se comprometer.
III - O principal marco legal foi a LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) na qual a educação infantil passou a fazer parte da educação básica. 
IV - As DCNEI (Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil) configuram uma lei de caráter mandatório para todas as instituições públicas que atendem crianças de 0 a 5 anos.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: As afirmativas II e III estão corretas, pois a Constituição de 1988 garantiu o direito à educação convocando o Estado, a família e a sociedade para comprometer-se juntamente, porém a educação infantil passou a fazer parte da educação básica apenas com a LDB 9.394/1996, com o objetivo de garantir o direito de crianças, de 0 a 5 anos e 11 meses, ao acesso à educação (PINTO, p. 11).
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	A proposta pedagógica é como um plano de ação, construído pela comunidade escolar, pais e responsáveis. A partir dela é que os planejamentos serão gerados dia a dia pelos professores. As DCNEI (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) orientam que, na construção da proposta pedagógica, alguns princípios devem ser observados. Sobre os princípios básicos da proposta pedagógica, analise as afirmativas a seguir:
 
I - Princípio ético: no exercício da autonomia, da responsabilidade, de valores universais, como a solidariedade e respeito às diferentes naturezas: de identidade ou de cultura.
II - Princípios políticos: dos direitos como cidadãos, respeito a democracia e à criticidade.
III -  Do reconhecimento da criança como sujeito histórico, de direitos, que constrói sua identidade por meio das interações e vivências.
IV - Princípios estéticos: enfatizam a liberdade de expressão, a criatividade, a sensibilidade e a ludicidade.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  As afirmativas I, II e IV são princípios das DCNEI, isto é, os princípios éticos, políticos e estéticos.
	
	
	
Terça-feira, 2 de Junho de 2020 02h25min14s BRT

Continue navegando