Buscar

AUDITORIA CONTÁBIL E OPERACIONAL - exercicio 5

Prévia do material em texto

AUDITORIA CONTÁBIL E OPERACIONAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	GST1672_A5_201001038118_V2
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: ALEXANDRE BRITO RAMOS
	Matr.: 201001038118
	Disc.: AUD.CONT.OPERC. 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Procedimento utilizado com o objetivo de confirmar, por meio de carta, bens de propriedade da empresa, direito e obrigações:
	
	
	
	Verificação
	
	
	Exame.
	
	
	Diligência
	
	
	Circularização
	
	
	Analítico.
	
	
	 
		
	
		2.
		UNIVAP (Enade 2006 Questão 20) Um auditor externo, em procedimento para confirmação dos passivos tributários e trabalhistas, solicita à empresa auditada que envie carta aos escritórios de advocacia contratados para confirmar a existência de processos, classificando-os de acordo com o risco e a probabilidade de êxito em possíveis, prováveis e remotos. Qual a denominação desse procedimento?
	
	
	
	Constatação.
	
	
	Certificação.
	
	
	Circularização.
	
	
	Conciliação.
	
	
	Constituição
	
	
	 
		
	
		3.
		Como orienta o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) acerca do processo de auditoria?
	
	
	
	Quando existem conflitos entre a estrutura de relatório financeiro aplicável e as fontes em que orientação sobre sua aplicação pode ser obtida, ou entre as fontes que abrangem a estrutura de relatório financeiro, a fonte que deverá prevalecer seguirá a seguinte ordem: interpretação contábil do CFC, pontos de vista de autoridade reguladora e literatura contábil.
	
	
	Asseguração razoável é a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.
	
	
	A ausência de informações também pode ser utilizada pelo auditor como evidência de auditoria.
	
	
	A declaração de conformidade por parte do auditor em relação às normas brasileiras passou a ser exigência obrigatória a partir da edição da Resolução CFC 1.203/09 (NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria), sendo dispensável no caso de conflito entre esta e a norma internacional.
	
	
	Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, entre os objetivos gerais do auditor, encontra-se a obtenção de segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção, não devendo expressar opinião sob as demonstrações analisadas quando identificar ocorrência de fraude ou erro.
	
	
	 
		
	
		4.
		Após examinar os registros do livro razão referentes a uma operação de compra de matérias-primas, o auditor solicitou, para conferência, as notas fiscais de compra originais relativas a compra, realizando um procedimento conhecido por:
	
	
	
	Circularização negativa
	
	
	Exame dos Documentos Originais
	
	
	Investigação
	
	
	Exame físico
	
	
	Circularização positiva
	
	
	 
		
	
		5.
		A sentença: as metas estabelecidas pela administração de forma facultativa ou impositiva foram alcançadas, refere-se ao conceito de:
	
	
	
	Equity
	
	
	Eficácia
	
	
	Economicidade
	
	
	Eficiência
	
	
	Efetividade
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale a opção que indica o procedimento utilizado pelo auditor para confirmar, por meio de cartas, bens de propriedade da empresa em poder de terceiros, direitos a receber e obrigações:
	
	
	
	Conferências de cálculo.
	
	
	Correlação.
	
	
	Circularização.
	
	
	Inspeção de documentos.
	
	
	Exame de contagem física.
	
	
	 
		
	
		7.
		Para certificar-se de que direitos de credito efetivamente existem em determinada data, o auditor independente utiliza, principalmente, o procedimento de:
	
	
	
	Conferencia de cálculos de creditos
	
	
	Observação do processo de controle
	
	
	Inspeção de ativos tangíveis
	
	
	Confirmação junto aos devedores
	
	
	Inspeção de intangíveis
	
	
	 
		
	
		8.
		A obtenção de informações de pessoas ou entidades, para confirmação de transações, conhecidas na atividade de auditoria como "circularização", pode ser de dois tipos, quanto a forma de resposta:
	
	
	
	Simples e Composta
	
	
	Interna e externa
	
	
	Prolixa e redundante
	
	
	Positiva e negativa
	
	
	Aberta e Fechada

Mais conteúdos dessa disciplina