Buscar

Desafios dos Surdos no Mercado de Trabalho e Perspectivas Históricas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:513098) ( peso.:4,00)
	
	Prova:
	18577664
	Nota da Prova:
	9,00
	
	1.
	Em geral, as pessoas com deficiência vivem às margens da sociedade, inclusive no mercado de trabalho. No entanto, nos últimos anos isso vem se alterando, já que existem programas de inclusão social que visam capacitar pessoas deficientes, bem como a lei de cotas, em que as empresas passaram a contratar pessoas com deficiência para tornarem-se parte do quadro de funcionários, e o sujeito surdo está entre eles. Disserte sobre os desafios dos surdos para entrarem no mercado de trabalho.
	Resposta Esperada:
*As pessoas com deficiência têm o direito de serem contratadas como qualquer outra pessoa. *A lei veio para assegurar esse direito, porém espera-se do trabalhador nessas condições profissionalismo, dedicação, assiduidade, igualmente aos outros. *Quando voltamos ao passado, historicamente, podemos dizer que os surdos eram indicados apenas para trabalhos manuais e que não poderiam exercer atividades mais complexas, devido a sua deficiência bem como a sua baixa escolaridade. *Atualmente, os surdos no mercado de trabalho estão assumindo cada vez mais postos que envolve não só trabalhos manuais, mas intelectuais também, pois eles têm se profissionalizado e têm sido vistos nas empresas como colaboradores capazes de aprender e produzir como qualquer outro.
	2.
	A história e a inclusão de surdos, segundo Strobel (2009), segue várias trajetórias, com perspectivas diferentes, com representações diferentes e ideias distintas sobre os surdos. Quando falamos sobre a história de inclusão de surdos, a valorização da língua de sinais para os surdos é uma das questões essenciais, como possibilidade de igualdade na sociedade. Disserte sobre a perspectiva do historicismo e a história crítica.
FONTE: STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2009.
	Resposta Esperada:
*Na perspectiva do historicismo, os sujeitos surdos são narrados como deficientes e patológicos. *São categorizados em graus de surdez. *A educação deles deve ser somente de caráter clinico terapêutico e de reabilitação. *A língua de sinais é vista como prejudicial aos surdos. *Já na perspectiva da História Critica: os surdos são narrados como "coitadinhos" que precisam de ajuda para se promoverem e se integrar à sociedade. *Os surdos têm capacidade, mas continuam dependentes. *A educação é vista como uma caridade aos surdos que precisam todo o tempo de ajuda para apoio escolar, porque têm dificuldades de acompanhar os outros. *A língua de sinais é usada somente como apoio ou recurso.

Continue navegando