Buscar

atividade - solidariedade

Prévia do material em texto

Solidariedade gera solidariedade
Vivemos em um mundo em que os compromissos do dia a dia não nos deixa ver o próximo. Só enxergamos aquilo que os nossos olhos querem sem nos preocuparmos com mais ninguém. No entanto, apesar desse individualismo, cada vez mais fica evidente que para vivermos na sociedade em harmonia é preciso pensar no coletivo.
Ajudar o outro sem pedir nada em troca é bíblico. Deus manda amar o próximo como a si mesmo. Segundo o dicionário Aurélio, solidariedade é “sentido moral que vincula o indivíduo à vida, aos interesses e às responsabilidades dum grupo social, duma nação, ou da própria humanidade”, ou seja, auxiliar o próximo com bondade, sem distinção.
Neste momento de enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus, a palavra solidariedade está em evidência. Apesar do distanciamento social, as pessoas tem se aproximado. Povos do mundo todo, empresas e instituições se mobilizam para ajudar quem está passando por momentos difíceis, através de campanhas para arrecadação de alimentos, doações de produtos de higiene pessoal e outros itens. 
A solidariedade é um exercício que deve ser praticado todos os dias e incentivado. Então, engana-se quem acha que ser solidário é ajudar os mais necessitados ou se compadecer em momentos de desastres, de tragédias ou doença. É preciso nutrir esse sentimento de cooperação em pequenos gestos e todos os dias. 
Outro equívoco é pensar que somente bens materiais são necessários. A filantropia é importante, mas compartilhar amor, se colocar no lugar do próximo, contribuir com seu tempo em uma ação social, doar sangue, ouvir o outro e pensar sobre nossas atitudes são exemplos de iniciativas solidárias que parecem pouco, mas que mudam a vida de alguém.
Quem recebe ajuda tende a torna-se mais solidário. Solidariedade gera solidariedade. Gera um ciclo virtuoso que contribui para que a sociedade diminua o descompasso que contribui para a desigualdade e outros problemas. Quem pratica a solidariedade ajuda o outro, mas principalmente a si mesmo. Sem dúvidas, o mundo seria bem melhor se todos fizessem sua parte fazendo o bem sem olhar a quem.
1. O verbete é um texto escrito, de caráter informativo, utilizado como um conjunto de definições, que pode ser encontrado em dicionários ou em uma enciclopédia. É um texto impessoal, com linguagem simples, formal, técnica e acessível. O verbete pode apresentar ilustrações e, se for virtual, hiperlinks que o transforma em hipertextos.
2. 
a) Informar e conceituar de forma objetiva sobre o novo coronavírus.
b) Sim, pois traz um conjunto de significações e explicações de forma clara e direta.
c) Sim, pois não traz somente o conceito ou definição da palavra, mas também contextualiza com outras áreas de conhecimento trazendo algumas informações para a compreensão do que se trata.

Continue navegando

Outros materiais