Buscar

Barroco brasileiro

Prévia do material em texto

Barroco Brasileiro
“Não me fale de nada pequeno”
Bernini
Principais características do Barroco
1. É uma 'ferramenta' da Contrarreforma: O movimento barroco emergiu como forma de oposição a Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero em meados do seculo XVI.
2. Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade: O constante conflito entre os "prazeres mundanos" defendidos pelos renascentistas e a devoção divina pregada pela Contrarreforma estava sempre presente nas obras dos artistas barrocos.
3. Cultismo e Conceptismo: Estas são duas características estilísticas do barroco literário, representando os principais formatos de construções estéticas das obras.
4. Sombras e luzes: a valorização do contraste: Na artes plásticas, o movimento barroco é caracterizado pela presença do contraste criado entre sombra e luz. Esse jogo de cores contrastantes é um reforço a ideia do dualismo presente nas temáticas abordadas pelo barroco: o bem e o mal, Deus e o Diabo, o corpo e o espírito, etc
5. Obras rebuscadas e ricas em detalhes: Outra particularidade da estética barroca é a riqueza de detalhes, principalmente nas esculturas e trabalhos arquitetônicos. Formas curvilíneas, colunas retorcidas e diversos pormenores decorativos são comuns nas obras inseridas no movimento barroco.
A expressividade dramática é outra característica deste estilo artístico, marcado por feições humanas exageradamente emocionadas, transmitindo principalmente a sensação de tristeza e sofrimento.
6. Emoção sobre a razão: A arte barroca prioriza a ênfase nas feições, destacando ou exagerando a transmissão das emoções. Desta forma, a partir da teatralidade dos movimentos espetaculosos, cria-se o dramatismo que é típico deste movimento artístico
Tetos barroco por Mestre Ataíde
Manuel da Costa Ataíde, conhecido artisticamente como Mestre Ataíde, foi um pintor e decorador mineiro do período Barroco. Também atuou como militar do exército brasileiro.
Biografia Ataíde
Mestre Ataíde nasceu na cidade mineira de Mariana, em 18 de outubro de 1762.
 
- Seus país eram portugueses e proprietários de um pequeno sítio em Mariana. Além do sítio, o pai, Luís da Costa Ataíde, foi capitão do exército. Teve quatro irmãos (três homens e uma mulher). Provavelmente, aprendeu artes no início da fase adulta, com algum mestre de Minas Gerais. Aprendeu a pintar painéis e imagens, além de fazer ilustração e desenho. Provavelmente, foi ensinado também na arte da arquitetura e cartografia. Trabalhou muito como artista, pois recebia muitas encomendas. Chegou a ter vários ajudantes. Teve também muitos seguidores e alunos.
 
- Faleceu em 2 de fevereiro de 1830, aos 67 anos, na mesma cidade em que nasceu.
Principais características de suas obras e estilo artístico:
 
- Obteve destaque na pintura de tetos de igrejas, principalmente em trabalhos de perspectiva.
- Destaque para pinturas com temas religiosos ligados ao Cristianismo.
- Como integrante do movimento artísticos Barroco, suas obras são marcadas pela presença de detalhes e decorações. 
Também apresentam dinamismo nos desenhos e composições, além de grande contrate de cores
.
- Utilização de cores vivas em combinações diferentes das usadas na época.
- Desenhou, com grande beleza, imagens de anjos, madonas e santos. Um fato interessante é a presença de traços mestiços nas personagens retratadas em suas obras.
Principais obras
Forro da sacristia e pano de porta da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Mariana. 
- Forro da nave da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
- Painéis na Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro. 
- Duas imagens de Cristo na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara.
- Pintura de quatro painéis na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto.
- Obras na Catedral de Mariana.
- Teto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana.
- Pintura de um retrato do imperador Dom Pedro I na Câmara Municipal de Mariana.
- Pintura da Última Ceia no Colégio do Caraça.
- Projeto do altar e douramento da Igreja Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto.
Aleijadinho
Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica, no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre de obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Biografia 
Por volta dos 40 anos de idade, começou a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas, provavelmente, pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstrou um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continuou trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto, no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de suas obras foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do Barroco mineiro 
Características de suas Obras
Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais). 
 
Já com a doença, Aleijadinho começou a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período, o conjunto de esculturas "Os Passos da Paixão" e "Os Doze Profetas", da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo (Minas Gerais). O trabalho artístico, formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro. 
Principais Obras
Talha
- Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei.
- Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto.
Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto.
Arquitetura
- Projetos de fachadas de duas igrejas (Igreja de São Francisco em São João del-Rei e Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto).
Escultura
- Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (incluindo as mais conhecidas: "Os Doze Profetas").

Continue navegando