Buscar

prova uniasselvi dissertação educação inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Além dos fundamentos históricos e legais, a Educação Inclusiva baseia-se em fundamentos filosóficos e psicológicos. O fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes. Disserte sobre a importância da interação no processo de aprendizagem da criança com necessidades especiais.
	Resposta Esperada:
O meio contribui para que a criança portadora de necessidades especiais aprenda, evolua e garanta seu direito de aprender pela interação. O pensamento que fundamenta esta ideia é o fato de todos nascermos iguais, pelos direitos de conviver, crescer e desenvolver-se. Estar com o outro nos dá a possibilidade de aprender sempre mais, explorando nossas capacidades e desenvolvendo nossas possibilidades. Por isso, o papel do professor na escola é fundamental. Como extensão da família, a escola contribui no processo de ampliação da aprendizagem.
	2.
	A exclusão é uma forma de bullying e deve ser combatida com o trabalho de toda a equipe. Segundo Moreno e Fajardo (2013), é normal os alunos reagirem de maneira negativa diante de uma situação desconhecida. O professor pode estabelecer limites para estas reações, buscando, por meio do exemplo e do esclarecimento, conscientizar seus alunos para que isso não mais aconteça. Descreva as soluções práticas que a escola pode oferecer para que não haja exclusões e preconceitos.
FONTE: MORENO, A. C.; FAJARDO, Vanessa. 2013. Inclusão de alunos com deficiência intelectual cresce e desafia escolas. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/ noticia/2013/03/inclusao-de-alunos-com-deficiencia-intelectual-cresce-e-desafiaescolas.html. Acesso em: 20 out. 2016.
	Resposta Esperada:
*Para facilitar, esta inclusão e, para que ela aconteça sem preconceitos, pode-se citar: Conversar sobre a deficiência do aluno com todos na presença dele. *Adaptar a rotina para facilitar a aprendizagem sempre que necessário. *Chamar os pais e a comunidade para falar de bullying e inclusão. *Exibir filmes e adotar livros em que personagens com deficiência vivenciam contextos positivos. *Focar as habilidades e capacidades de aprendizagem do estudante para integrá-lo à turma. *Elaborar com a escola um projeto de ação e prevenção contra o bullying.
	1.
	Apesar de a inclusão de crianças e jovens com algum tipo de deficiência nas escolas regulares ter aumentado nos últimos anos, são grandes os desafios de preparar os professores para mantê-las na sala de aula com os demais colegas, e de receber as crianças que ainda estão excluídas. Disserte sobre como aumentar e concretizar a inclusão nas classes escolares.
	Resposta Esperada:
Esta não é uma ação isolada. O sistema educacional convencional precisa ser revisto e as escolas precisam adaptar seus conceitos pedagógicos, incluindo atividades que desenvolvam o sentimento de empatia, solidariedade e, também, amor. A exclusão é uma forma de bullying e deve ser combatida com o trabalho de toda a equipe, afinal, pode-se considerar normal, os alunos reagirem de maneira negativa diante de uma situação desconhecida. O professor pode estabelecer limites para estas reações, buscando por meio do exemplo e do esclarecimento, conscientizar seus alunos para que isso não mais aconteça.
Integrar alunos, pais, professores e gestores escolares é essencial.  
É bom lembrar que o mais importante para uma criança com deficiência não é aprender o mesmo conteúdo que as outras, mas ter a possibilidade de aprender a colaborar, ter autonomia, governar a si próprio, ter livre expressão de ideias e ver o esforço pelo que consegue criar, ser recompensado e reconhecido.
	2.
	Apesar de a Educação Inclusiva estar prevista em leis e propostas pedagógicas, nem sempre ela é realidade em nossas escolas. A falta de preparo, tanto de professores como das escolas, é o principal motivo. A flexibilização do espaço, tempo, conteúdo e recursos são imprescindíveis quando tem-se classes com alunos com necessidades especiais. Disserte sobre as estratégias que podem ser realizadas na flexibilização do espaço e do tempo.
	Resposta Esperada:
- Espaço: adaptação do ambiente escolar para permitir que todos tenham acesso às dependências da escola, isso inclui rampas e elevadores, e também o reordenamento da sala de aula, por exemplo, e a identificação de materiais em braile para que um cego possa se locomover e encontrar o que procura com autonomia. 
- Tempo: determinação de um período maior para que crianças e jovens possam retomar conteúdos, realizar tarefas mais complexas, entregar trabalhos e realizar provas. Um surdo pode precisar disso nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo, quando tiver de redigir um texto.
nc iaiê nc ia

Continue navegando