Buscar

química orgânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade discursiva Química Orgânica
Embora a peculiaridade de compostos desviarem a luz plano polarizada tenha sido observada por Jean-Baptiste Biot já no século XIX, dando origem ao estudo da quiralidade, em 1848 muito pouco havia sido desenvolvido sobre o assunto. Louis Pasteur, ao realizar a cristalização de tartarato de amônio e sódio em temperaturas próximas a 28 °C, observou que dois tipos de cristais eram obtidos. Com o auxílio de uma pinça, Pasteur separou cuidadosamente os dois tipos de cristais, observando que haviam cristais voltados para a direita e os voltados para a esquerda.
 
O composto assimétrico abaixo é descrito por diversas nomenclaturas. Seus substituintes são syn ou treo, sua configuração é 1(S),2(S) ou L.
Fale um pouco sobre estas nomenclaturas e quando elas podem ser aplicadas.
Resposta:
Um carbono é nomeado de assimétrico ou quiral, quando o mesmo é saturado, com seus quatro ligantes diferentes, o mesmo não pode ser sobreposto, assim como o exemplo das mãos é utilizado. Quando colocamos a mão direita na frente do espelho, a imagem que reflete para a mão esquerda, porém, quando colocamos uma mão sobreposta a outra, não se torna uma coisa imagem simétrica, por isso o nome de “assimétrico”. 
Com relação ao composto assimétrico apresentado na questão, temos dois carbonos quirais, com rotação anti-horário (S) na ordem de prioridade.
Quanto a ordem de prioridade, o H4 e os demais a seguir é de acordo com o número atômico. Aquele que apresenta o maior número atômico tem maior prioridade. 	
Com relação a nomenclatura syn, é utilizada quando os substituintes dos carbonos centros de assimetria estão em zigue-zague, porém do mesmo lado. Quanto a nomenclatura treo, a mesma é utilizada na projeção de Fisher, quando os substituintes do carbono estão em lados opostos.

Continue navegando