Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3/3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia
Semestre: 3º 
Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2- referente às aulas 5 a 8
Professor: Marlene Paula Piovezani
ORIENTAÇÕES 
O arquivo está em PDF, para entregar o aluno deverá abrir um arquivo em WORD e apresentar apenas o desenvolvimento e as respostas (excluir essa informação caso o professor coloque o arquivo em WORD)
As Atividade respondidas de forma correta variam de1 ponto a 1,5 um ponto de meio por anotação correta
1º) Leia atentamente as asserções e assinale a alternativa que estiver correta.
O Estado, em parceria com as famílias, deverá responder pela educação de meninos e meninas de zero a seis anos. O panorama atual exige uma interação entre as áreas envolvidas no atendimento à criança, tendo como foco a educação.(1,0)
 PORQUE
Esse novo ordenamento constitucional e legal brasileiro está marcado por uma inovadora concepção de atenção à infância. Atribui à criança a condição de cidadã, cujo direito a proteção integral deve ser assegurada pela família, pela sociedade e pelo poder público, com absoluta prioridade.
a - ( X ) a primeira asserção está correta e a segunda asserção justifica a primeira.
b - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda não justifica a primeira.
c - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda está incorreta.
d - ( ) a primeira asserção está incorreta, mas a segunda está correta.
e - ( ) as duas asserções estão incorretas.
2º)Cite os três Princípios (2010), tratados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que as propostas pedagógicas deverão respeitar no atendimento à criança de zero à cinco anos de idade. (1,0)
Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e as diferentes culturas, identidades e singularidades.
Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito a ordem democrática.
Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
3º)Sobre as leis que regem e garantem a educação das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, é correto afirmar. Assinale somente a alternativa correta. (1,0)
a)Art. 208 - O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (Alterado pela EC-000.059-2009)
b)VII - atendimento ao educando, no ensino fundamental por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. (Alterado pela EC000.059-2009).
c)Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, com o objetivo de promoção para o acesso ao ensino fundamental.
d)Art. 30 A educação infantil será oferecida em: I – pré-escolas, para crianças de até três anos de idade; II – creches, para crianças de quatro a seis anos de idade
4º)Considerando a dicotomia entre cuidar x educar, dê dois exemplos de práticas diárias que ocorrem dentro ou fora do espaço escolar em que ambos estejam interligados. (1,0)
As situações de higiene são as mais típicas, quando desempenhamos as tarefas de despir, lavar, secar e vestir uma criança após a outra. Também podemos citar a alimentação, pois quando estamos alimentando uma criança, ao mesmo tempo se está educando e estimulando a mesma.
5º)O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. Os procedimentos de cuidado também precisam seguir os princípios de promoção da saúde. Disserte sobre.(1,0)
 
Para atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e procedimentos estejam baseadas em conhecimentos específicos sobre desenvolvimento biológico, emocional, e intelectual das crianças,levando em conta diferentes realidades sócio-cultural.
6º)Para educar, faz-se necessário que o educador crie situações significativas de aprendizagem para que alcance o objetivo de desenvolver habilidades cognitivas, psicomotoras e sócio afetivas, mas é, sobretudo, fundamental que a formação da criança seja vista como um ato inacabado, sempre sujeito a novas aprendizagens, a novos recuos, a novas tentativas. Comente.(1,0) 
Nesse processo, a educação infantil poderá contribuir no desenvolvimento das capacidades e potencialidades em diversos aspectos como: afetivos, corporais, emocionais, estéticos e éticos, proporcionando a essas crianças perspectiva de uma vida feliz e saudável.
 7ºLeias as afirmações sobre os papéis das instituições infantis abaixo e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. (1,0)
a) ( F ) As instituições de educação infantil deve se comprometer a realizar um trabalho que garanta as crianças um desenvolvimento integral, pois sabe-se que essa função é exclusivamente dos profissionais da área.
b) ( V ) As instituições de educação infantil devem ser percebidas como equipamentos educacionais e não somente como assistencialistas, pois como já fora dito, essa nova concepção vem mostrando o quão é importante o papel dessas instituições para o bom desenvolvimento da criança.
c) ( F ) As instituições de educação infantil são um dos contextos de desenvolvimento da criança, pois além de oferecer cuidados físicos, ela cria condições para o desenvolvimento do cognitivo, simbólico, social e emocional. É indispensável, porém, que essas instituições sejam compreendidas como um ambiente facilitador para a aquisição de conhecimentos, além de socializador, substituindo a instituição familiar. 
d) ( V ) As instituições de educação infantil oferece as criança a oportunidade de se relacionar com outras pessoas, sejam elas, crianças ou não e a todo momento viver situações de aprendizagens, em qualquer atividade que realize, seja com o intuito de cuidar ou educar, o professor oferece estímulos para pensar, além disso, se questionar sobre toda e qualquer atitude, mesmo que a criança ainda não seja capaz de desvendar o mundo, pois tudo é novo, sendo necessário que sejam orientadas a construir bons hábitos e atitudes corretas
8º) O trabalho direto com as crianças pequenas exige que o educador tenha uma competência polivalente, através dessa concepção, é necessário que esses profissionais tenham uma base sólida, porém que continuem se capacitando em busca da melhoria e atualização de sua prática. Comente sobre o significado de professor polivalente.
Ser polivalente significa que ao educador cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas, que abrangem desde cuidados básicos até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. Este caráter polivalente demanda, por sua vez, uma formação bastante ampla e profissional que deve tornar-se, ele também, um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias pra o trabalho que desenvolve.
9º)A avaliação na educação infantil foge dos modelos didáticos preestabelecidos, partindo da concepção de reconhecer o valor da experimentação, da avaliação e da correção de rotas no processo, aliadas às interações criadas a partir das necessidades e experiências das crianças. Sendo assim, assinale somente as alternativas corretas.
a)A avaliação do desenvolvimento infantil deve agir como recurso para auxiliar o progresso das crianças. As informações desse processo oferecem aos professores a oportunidade de modificar o processo avaliatório de acordo com as reais necessidades e desejos, tornando-a assim muito mais eficaz.b)É de suma importância que o professor utilize de modelos avaliativos voltados para a detecção de dificuldades de cada criança.
c)Avaliar envolve analisar as mudanças de acordo com as habilidades e dificuldades apresentadas por cada criança, lembrando que cada uma delas, vive e considera valores diferentes. 
d)A avaliação na educação infantil deve verificar se as crianças que ingressarão no ensino fundamental estão aptos as atividades mecânicas muitas vezes ofertadas sem a capacidade dessas de acompanhar o que se precisa dominar.
10º)Para que as crianças se desenvolvam plenamente, é preciso que todos os profissionais conheçam e compreendam as especificidades de cada faixa etária o que certamente irá garantir que as experiências fundamentais façam parte da rotina da creche ou C.E.I. (Centro de Educação Infantil). Saber como trabalhar, as ferramentas, as estratégias adequadas, é sim papel do professor e primordial para que a prática seja de fato significativa. Para isso, falamos sobre os eixos temáticos, cite aqui cada um deles e de exemplos de como trabalhar.
Brincar e Exploração dos objetos - O espaço adequado favorece a realização dessas atividades, com muita segurança. Deve haver uma área externa onde as crianças possam experimentar diferentes formas de movimento, como balançar, pular, entrar, sair, subir, descer, escorregar. Espalhar vários brinquedos e possibilidades de brincadeiras que as levem para esses movimentos é propor às crianças a oportunidade de superar limites e de encarar novos desafios.
 Linguagem Oral e Comunicação - Uma atividade bem simples e não muito praticada é o manuseio de livros, que na idade de 0 a 2 anos, é ideal que sejam de tecidos ou de material resistente, pois os livros nesta idade, também são experimentados, eles, veem, folheam e comem. Escolher alguns livros, sentar no chão para folheálos e explorá-los é uma atividade bastante interessante. 
Movimento- Atividades que envolvam o equilíbrio e os circuitos também são bastante interessantes durante esta faixa etária e todas elas podem ficar ainda mais interessantes com músicas animadas, ditando o ritmo das brincadeiras escolhidas. 
Identidade e Autonomia - Possibilita às crianças, desde muito pequenas, ao contato com o ambiente altamente estimulados,na medida em que brincam, conversam com o professor, escutam histórias, cantam músicas, além de, claro, das descrições do professor em relação ao que estão fazendo, por exemplo no momento do banho, quando o professor diz: "Vamos lavar o cabelo? E os pezinhos?".

Outros materiais