Atividade 4 - Comunicação Integrada
4 pág.

Atividade 4 - Comunicação Integrada


DisciplinaComunicação Integrada116 materiais594 seguidores
Pré-visualização2 páginas
PERGUNTA 1
1. Os investimentos das organizações brasileiras em projetos de responsabilidade social, tem se tornado cada vez mais frequentes, trazendo a discussão sobre o papel social das organizações ao centro do debate. No entanto, se não houver o devido acompanhamento e a utilização de processos estratégicos de comunicação adequados, as ações deixam de ter visibilidade e os projetos podem não ser efetivos. (CABESTRÉ, GRAZIADEI E FILHO, 2008, P. 41) 
 Assinale a opção correta a respeito do balanço social.
	
	
	A aceitação dos balanços sociais é dificultada pela falta de compreensão dos investidores acerca do seu papel na geração de lucros.
	
	
	Balanço social e balanço social corporativo são os nomes utilizados pelas empresas para designar o material hipotético sobre a situação da empresa gerando uma prospecção.
	
	
	O balanço social visa divulgar informações, prioritariamente aos acionistas majoritários, para possibilitar o aperfeiçoamento dos lucros da empresa.
	
	
	O balanço social surge como uma das principais ferramentas para sintetizar e disponibilizar as informações sobre como a empresa vem trabalhando as questões socioambientais.
	
	
	O balanço social deve necessariamente ser divulgado por meio de vários documentos contendo o relatório executivo anual da empresa.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Ocorreram muitas   mudanças   no   cenário   econômico   e   os   impactos   causados por   este   ao   meio   ambiente. Esses fatores   foram responsáveis   por   uma   mudança  de perfil que regula a relação de consumo em âmbito mundial.  Historicamente, foi nos EUA   que se percebeu os   primeiros   sinais   de   mudanças nos costumes de consumo.   Pensando nisso, a   origem   da   responsabilidade   social,  decorre   de   quais iniciativas? 
  
Escolha a alternativa correta:
	
	
	foi uma ação dos países em desenvolvimento visando aumentar sua participação nos mercados internacionais.
	
	
	foi iniciativa do governo americano em razão dos impactos causados ao meio ambiente e sua crescente preocupação com a preservação da Amazônia.
	
	
	foi uma ação do terceiro setor e a preocupação em minimizar os impactos ambientais em sua produção.
	
	
	foi iniciativa própria sociedade e aceita pelos empresários que perceberam perder consumidores com a visão antiga de produção.
	
	
	foi uma proposta da ONU aos países desenvolvidos visando diminuir os impactos causados pela indústria armamentista.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. As empresas então passam a assumir posturas que são aceitas coletivamente, envolvendo toda a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico, cultural, ambiental e social. E nesse contexto a ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. 
De acordo com este conceito considera-se que:
	
	
	o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	
	
	os países pobres praticam esta ideia, pois, por ter poucas industrias em seu território, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	
	
	há um antagonismo entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais apoiem o crescimento econômico dos povos.
	
	
	deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
	
	
	são as riquezas acumuladas nos países colonizadores, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que sustentem, atualmente o crescimento econômico dos povos.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. \u201cVários estudos atestam que os atuais padrões de consumo crescem mais rapidamente que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais. Ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra\u201d (MARTINS, 2013, p. 264). 
MARTINS, D. et al. Geografia, sociedade e cotidiano: espaço mundial. Vol. 3. 3. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013.   
O padrão não sustentável de consumo na cultura atual fez surgir uma grande preocupação quanto a escassez dos recursos naturais. 
A definição acima apresentada refere-se ao conceito de:
	
	
	marketing verde
	
	
	gerenciamento de crise
	
	
	pegada ecológica
	
	
	consumo sustentável
	
	
	esgotamento do meio ambiente
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Ele é mais um instrumento para o gestor de uma organização poder avaliar as atividades da empresa com relação ao ambiente interno e externo (colaboradores, sócios, gestores, clientes e fornecedores); além de ser forma inovadora e politicamente correta para com a sociedade e com as pessoas que participam da vida da empresa. 
As informações divulgadas pela organização, cujo objetivo é demonstrar o resultado da interação da empresa com a comunidade em que ela está inserida, é denominado:
	
	
	Balanço Social.
	
	
	Balanço Econômico.
	
	
	Nota Fiscal.
	
	
	Fato notório.
	
	
	Demonstrativo fiscal.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. \u201cPesquisa mostra que 73% dos brasileiros pagariam mais por produtos sustentáveis. O índice está abaixo do verificado em 16 grandes cidades da América Latina, onde, na média, 76% dos consumidores estariam dispostos a pagar por um produto desse tipo\u201d. 
(http://dinheiro.ber.msn.com,18.11.2010. Adaptado) 
  
Com base no texto acima assinale a alternativa que defina produto sustentável:
	
	
	não utilizam materiais reciclados e são de baixa qualidade.
	
	
	procuram respeitar a preservação ambiental em sua produção.
	
	
	indicam sua nacionalidade.
	
	
	não se preocupam com o impacto ambiental.
	
	
	priorizam matérias-primas oriundas de países onde tem trabalho escravo.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Um dos requisitos da Norma NBR ISO 14001 é a comunicação interna e externa. Para atender a este requisito é necessário que as empresas estejam abertas aos questionamentos de suas partes interessadas internas e externas. 
  
Assinale a alternativa que expressa corretamente um desses requisitos:
	
	
	seja encorajada a comunicação unilateral.
	
	
	as informações sejam compreensíveis e inadequadamente explicadas.
	
	
	as informações sejam verificáveis.
	
	
	a organização apresente um relatório fiscal.
	
	
	as informações sejam apresentadas de forma inconsistente.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. A   destruição do meio ambiente,   a   crise   do mercado de trabalho,   a   baixa qualidade  de vida e o aumento  da desigualdade socioeconômica, estão exigindo uma   discussão   que   aprofunde a relação   entre   ___________,   ___________   e_____________,   pois   se   questiona   até   quando os   recursos   naturais   e   a humanidade sustentaram o modelo atual de produção, trabalho e consumo. 
  
Assinale a alternativa que melhor complete as lacunas:
	
	
	Trabalho, meio ambiente e desenvolvimento econômico;
	
	
	Meio ambiente, balanço social e econômico;
	
	
	Trabalho, recursos ambientais e humanos;
	
	
	Meio ambiente, relatório econômico e social
	
	
	Trabalho, balanço social e preservação ambiental;
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. A responsabilidade socioambiental é uma referência de excelência para as empresas, e serve com benchmarking para reconhecer as empresas que possuem os melhores resultados em determinados segmentos. O segmento de responsabilidade socioambiental é, portanto, um dos segmentos a serem monitorados. (CABESTRÉ; GRAZIADEI;  FILHO, 2008, p. 43) 
  
 Assinale a alternativa que mostre que no processo gerencial das empresas, a variável ambiental:
	
	
	é desconsiderada na planilha de custos.
	
	
	tem sua identificação dificultada na planilha de custos.
	
	
	melhora a imagem junto ao cliente, mas não produz resultado financeiro.
	
	
	perde retorno dos investimentos relacionados a curto prazo.
	
	
	colabora para a identificação de desperdício de recursos.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. As empresas compreendem que a comunicação organizacional contemporânea é o resultado das transformações das tecnologias da informação e comunicação.