Buscar

PPP: Concessões e Permissões

Prévia do material em texto

1. Qual a principal ferramenta utilizada para a contratação do PPP?
Licitações
2. Diferencie as características das concessões e das permissões.
Concessões são um contrato administrativo que transfere a execução de serviço público para privados, por prazo certo e determinado, os prazos são maiores que os contratos administrativos em geral, em média, 20, 30, 40, 50 e 60 anos. A concessão não pode ser desfeita a qualquer momento enquanto as permissões são os atos administrativos precários, ou seja, podem ser desfeitas a qualquer momento, através do qual o Poder Público transfere a execução dos serviços públicos a particulares, mas trazem cláusulas limitadoras, o Poder Público poderá desfazer a permissão sem o pagamento de indenização, o período é de 05 a 15 anos.
3. Existem dois tipos de concessões: administrativa e patrocinada. Qual é a principal diferença entre elas?
Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa. A primeira seria o tipo de concessão cujos serviços seriam fruídos diretamente pelos particulares, através de tarifas, mas com adição de contraprestação pecuniária provida pelo próprio Poder Público.
Já a concessão administrativa seria a modalidade em que o próprio Poder Público gozaria de forma direta ou indireta do serviço prestado, arcando com sua remuneração a título de contraprestação. É o caso, por exemplo, da construção de um hospital pelo parceiro privado, em que a administração não pagará pela construção do hospital, mas por seu funcionamento durante o prazo estipulado.
4. Além da necessidade de transparência, quais são os quatro critérios para a que o setor privado precisa cumprir em uma PPP?
· Projeta;
· Financia;
· Executa;
· Opera uma determinada obra/serviço
5. Cite as quatro principais regras para o setor privado no sistema de PPP.
· Providenciar capital adicional;
· Fornecer capacidades alternativas de gestão e implementação;
· Acrescentar valor ao consumidor e ao público em geral;
· Melhorar a identificação das necessidades e a otimização dos recursos.

Continue navegando