RESPOSTA PROVA FINAL
7 pág.

RESPOSTA PROVA FINAL


Disciplina<strong>tópicos Especiais</strong>205 materiais123 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	Lilian de Oliveira Marinho (625400)
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637255) ( peso.:3,00)
	Prova:
	18738121
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os transportes terrestres são essenciais para o ser humano, pois possibilitam a locomoção, considerando diferentes distâncias, bem como transportando cargas. Sobre os transportes terrestres, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil no deslocamento de cargas, apresentando o preço de frete inferior ao hidroviário e ao ferroviário. 
(    ) O transporte ferroviário é uma modalidade de transporte terrestre muito vantajoso para o transporte de cargas pesadas.
(    ) As mercadorias transportadas por trens apresentam elevado valor agregado, como: minério e carvão.
(    ) O transporte dutoviário é o transporte realizado por meio de tubos, podendo ser gasodutos, oleodutos ou minerodutos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	Saneamento é um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, bem como o manejo das águas pluviais urbanas. O saneamento básico em centros urbanos é um tema que vem sendo muito discutido. Sobre o saneamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Doenças podem ser veiculadas pela água e pelo esgoto quando não há tratamento.
(    ) A poluição atmosférica das grandes cidades pode afetar toda a sua população.
(    ) O mau cheiro da água não aponta riscos de disseminação de doenças.
(    ) As faixas sociais de menor renda normalmente estão mais expostas à água contaminada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Teoria e prática deveriam caminhar juntas, especialmente no campo da educação. Essa premissa contribui para o aprendizado da ciência ao apresentar conteúdos teóricos e testá-los na prática. Importante ressaltar que a produção do conhecimento científico não é restrita ao ambiente acadêmico, pois também pode ser gerado no trabalho do dia a dia. Sobre o conceito de ciência e método científico, analise as sentenças a seguir:
I- O método científico consiste, basicamente, de etapas organizadas de observação e análise dos fatos, percepção e apropriação dos conceitos e elaboração de princípios/hipóteses com a comprovação ou não das hipóteses propostas.
II- Ciência é o ramo da biologia capaz de explicar os fenômenos naturais e artificiais, de modo a concluir com precisão algo que antes não pudera ser explicado, pois a prática sempre confirma a teoria.
III- Pensar cientificamente consiste em explicar a realidade a partir de princípios filosóficos, em que o mundo imaginário prevalece sobre os fatos reais e a ciência se torna estática.
IV- A ciência procura ao máximo aproveitar as informações ou dados obtidos, é computável e permite o devido registro de tais informações ou dados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	Nos meses do ano de 2015, muito se falou de corrupção, ética, valores, mas sabe-se realmente o que são esses fatores? No estado de direito da democracia, temos o direito de escolha, independentemente em que esteja inserido no meio profissional, familiar, social e político. Com essa grande ênfase no desgaste da presidência da república e no congresso nacional referente à economia, corrupção, entre outros fatores que fazem parte da ética, têm-se notado a total insatisfação do povo brasileiro. Os valores humanos alcançados com a democracia podem apresentar os atributos para constituir a essência humana. Sobre os atributos dos valores humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A objetividade indica a dispersão da população.
(    ) A socialidade indica que compara as normas, aprender e conviver com os outros.
(    ) Consciência indica tomar conhecimento da realidade, fatos e percepção das coisas.
(    ) Liberdade indica a responsabilidade e a livre expressão - o livre arbítrio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	5.
	Infelizmente, ainda é comum termos doenças causadas pelo mau uso da água e também pela pouca abrangência do saneamento básico. O lixo também favorece o acúmulo de água, o qual pode facilitar a reprodução de mosquitos transmissores de doenças. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma doença causada por um vetor de transmissão que se desenvolve na água:
	 a)
	Cólera.
	 b)
	Dengue.
	 c)
	Giardíase.
	 d)
	Amebíase.
	6.
	É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Não só de aspectos físicos e materiais se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. Com relação à herança cultural dos povos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	Denomina-se patrimônio de arte contemporânea a linguagem atual de um povo exclusivo da cidade.
	 b)
	Denomina-se patrimônio cultural material ao conjunto de construções e obras extintas por um povo.
	 c)
	Denomina-se patrimônio cultural imaterial ao conjunto de tradições imateriais herdado por um povo.
	 d)
	Denomina-se patrimônio histórico e artístico as obras de artistas famosos que contam a história de um povo.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	7.
	As dúvidas e as diferenças sobre a pós-modernidade surgiram por volta de 1970, mas ainda assim verificamos duas linhas de discursos: a da continuidade e a do rompimento. A pós-modernidade é muito complexa e a ideia não é amplamente aceita por todos os cientistas e pensadores, caracterizando-se também por:
	 a)
	Redefinição das identidades.
	 b)
	Pensamento científico.
	 c)
	Valorização das instituições.
	 d)
	Racionalidade.
	8.
	A ciência apresenta características que a fazem singular. O conhecimento gerado pela ciência distingue-se por um alto grau de certeza, sendo dotado de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. As teorias, os métodos e as técnicas, bem como os produtos, contam com ampla aprovação quando considerados científicos. A ciência, como forma de explicar a realidade, apresenta determinadas características. Sobre essas características, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	É baseada em fundamentos epistemológicos e observações.
	 b)
	É registrável e acumula dados.
	 c)
	Apresenta linguagem imprópria.
	 d)
	Apresenta conhecimento acumulável.
	9.
	Desde os tempos primórdios da existência do ser humano, os desenhos foram utilizados para definir várias situações, indiferente do estilo, ou do tempo, ela demonstra o que as pessoas estão ou estavam sentindo naquele momento específico da história, cada qual com uma interpretação adequada. As figuras a seguir possuem dois estilos: a arte antiga e a moderna. Observe as imagens e associe os itens, utilizando os códigos a seguir:
I- Arte antiga.
II- Arte moderna.
(    ) A imagem representa as necessidades da sobrevivência.