Buscar

Exercício 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O que é planejamento de recursos humanos°
		
	 
	Uma estratégia de abordagem e de tratamento global da administração de Rh.
	
	Um processo de trabalho que reúne um conjunto de técnicas.
	
	Uma metodologia de trabalho usada na gerência de RH
	
	Uma técnica sofisticada utilizada na administração de RH.
	
	E um setor de RH preocupado com os objetivos da empresa.
	
Explicação: O planejamento de recursos humanos compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de recursos humanos e o consequente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto, médio e longo prazos, tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudanças. (LUCENA, 2007). Das opções apresentadas a que diz: Uma estratégia de abordagem e de tratamento global da administração de Rh, é que melhor traduz o que é um planejamento de RH. 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Toda empresa precisa planejar estrategicamente suas ações atuais e seu referencial futuro. Toda empresa precisa ¿sonhar¿, pensar em alcançar este futuro. Mesmo num mercado tão dinâmico como o que temos hoje, é preciso pensar no longo prazo e preparar-se para o futuro. Estamos falando de:
		
	
	Missão.
	
	Concorrência.
	
	Valores.
	
	Política.
	 
	Visão.
	
Explicação: O processo do planejamento estratégico inicia-se a partir de: VISÃO, que é um estado/situação desejado pela organização no longo prazo.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quanto aos níveis de atuação do RH no planejamento, podemos dizer que são:
		
	
	Operacional, técnico e gerencial.
	 
	Operacional, tático e estratégico;
	
	Individual, coletivo e misto;
	
	Básico, médio e superior;
	
	Básico, intermediário e avançado;
	
Explicação: No que se refere à Área de Recursos Humanos, o seu planejamento deverá estar em acordo com o planejamento organizacional de forma a ser elemento facilitador e de sinergismo para o alcance dos objetivos propostos. Podemos dizer que: 
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS ¿ É o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de ação organizacional futura (CHIAVENATO, 2009). 
Outro conceito é: O planejamento de recursos humanos compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de recursos humanos e o consequente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto (operacional), médio (tático) e longo prazos (estratégico), tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudanças. (LUCENA, 2007).
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmativas abaixo sobre os tipos de planejamentos que podemos encontrar em uma organização: I. Busca identificar as oportunidades e ameaças externas à organização. II. Pode ser elaborado por presidentes e diretores da organização, analisando mercados, concorrentes e outras forças ambientais que possam interferir na tomada de decisões. III. Deve ser elaborado por gerentes, os quais traduzem e interpretam as decisões superiores em planos táticos e detalhados. IV. É formulado por supervisores, que transformam planos táticos de cada departamento da empresa em planos operacionais. Referem-se apenas ao planejamento estratégico as afirmativas:
		
	
	I, III e IV
	 
	I e II
	
	I e III
	
	III e IV
	
	II e IV
	
Explicação: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ¿ É o processo através do qual a empresa define seus objetivos e estabelece os meios que garantirão a sua existência futura. Implica na análise crítica do ambiente interno e externo (cenários), a fim de perceber oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, na tentativa de desenvolver vantagens competitivas. Estabelece os objetivos gerais da empresa.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O planejamento estratégico passou a ser utilizado pelas empresas, de forma a desenvolver estratégias que as levassem a enfrentar o ambiente turbulento e altamente competitivo, para que pudessem alcançar os resultados desejados. Segundo Chiavenato, Idalberto (2009), quais são os três níveis de objetivos que a empresa define?
		
	
	Objetivos estratégicos: relacionados a cada departamento ou unidade da empresa; objetivos táticos: envolvem a organização como um todo e objetivos operacionais.
	
	Objetivos estratégicos: envolvem a organização como um todo; objetivos táticos: relacionados a concorrência ou unidade da empresa e objetivos operacionais: dizem respeito a cada tarefa ou operação realizada na empresa.
	
	Objetivos estratégicos: envolvem a organização como um todo; objetivos táticos: dizem respeito a cada tarefa ou operação realizada na empresa e objetivos operacionais: relacionados a cada departamento ou unidade da empresa.
	
	Objetivos estratégicos: dizem respeito a cada tarefa ou operação realizada na empresa; objetivos táticos: relacionados a cada departamento ou unidade da empresa e objetivos operacionais: envolvem a organização como um todo.
	 
	Objetivos estratégicos: envolvem a organização como um todo; objetivos táticos: relacionados a cada departamento ou unidade da empresa e objetivos operacionais: dizem respeito a cada tarefa ou operação realizada na empresa.
	
Explicação: Questão extraída do Livro Proprietário - Planejamento de Recursos Humanos - Marangoni, Suzana Márcia (2016) - Capítulo 1 - Página: 12 - 2º. Parágrafo.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ¿ É o processo através do qual a empresa define seus objetivos e estabelece os meios que garantirão a sua existência futura. Implica na análise crítica do ambiente interno e externo (cenários), a fim de perceber oportunidades e ameaças, forças e fraquezas, na tentativa de desenvolver vantagens competitivas. Estabelece os objetivos gerais da empresa - aula online
PLANEJAMENTO TÁTICO ¿ Conjunto de decisões tomadas pelo nível intermediário, com amplitude departamental, de médio prazo, e voltadas para as atividades especializadas. Programa atividades de alocação de recursos. Descreve um curso de ação e responde às perguntas: o quê, quando, como, onde e por quem - aula online.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL - Estabelecimento de planos que se relacionam com a operação da empresa no dia a dia, em uma base de curto prazo. Preocupa-se com oquefazer¿(tarefaatividade)ecomooquefazer¿(tarefaatividade)ecomocomo fazer¿ (método). Estabelece padrões e programas. Voltado para a otimização e a maximização de processos, enfatizando a eficiência e a eficácia e cuidando da administração pela rotina - aula online
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O sistema de planejamento estratégico de uma organização
		
	 
	Evolui ao longo do tempo para atender às necessidades dessa organização em particular.
	
	É irremovível uma vez que tenha sido estabelecido
	
	Pode ser transferido para qualquer outra organização que pertença ao mesmo setor.
	
	Pode não ser necessário para a sobrevivência dessa organização no longo prazo
	
	Pode não ser necessário para a sobrevivência dessa organização no curto prazo
	
Explicação: Evolui ao longo do tempo para atender às necessidades dessa organização em particular, isso porque as organizações funcionam como um sistema aberto e os eventos externos as afetam e demandam ajustes no seu ambiente interno. Assim, é esperado que os planos se ajustassem ao longo do tempo às mudanças que afetam aquela organização em particular.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Considerando o planejamento estratégico em longo prazo faz-se a previsão de: I - diversas situações e possibilidades de mudanças de cenário; II - soluções dos problemas operacionais do dia-a-dia; III - novas habilidades e competências; IV - eliminação das dificuldades de treinamento e desenvolvimento depessoal; V - busca de alternativas hoje para suprir essas discrepâncias futuras de talentos. Estão corretas as afirmações:
		
	
	Um; dois e três.
	
	Dois; três e quatro.
	 
	Um; três e cinco.
	
	Dois; quatro e cinco.
	
	Três; quatro e cinco.
	
Explicação: Devemos ser capazes de entender como o planejamento estratégico da organização prevê as diversas situações; possibilidades; mudanças de cenário; mercado; produtos e serviços; tecnologia; perfil das pessoas; novas habilidades e competências, dentre outras mudanças e buscar alternativas hoje - planejar as ações de RH a serem implantadas - que irão suprir essas discrepâncias futuras de mão de obra, de talentos, para que possamos contribuir decisivamente com o sucesso da organização.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A _________ de uma organização diz respeito ao negócio em si, ou seja, ao que a empresa se dispõe a fazer no mercado em que opera, qual é o seu papel na sociedade.
		
	 
	Missão
	
	Imagem
	
	Cultura
	
	Identidade
	
	Visão
	
Explicação: Missão é a razão de existir de uma organização, seu propósito na sociedade.

Outros materiais