Buscar

Obesidade e as Metas do SUS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: guilherme expedito rosendo da silva
Saúde pública 1
 
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são mundialmente os motivos principais de mortalidade, que mais afetam a população. como doenças: do sistema circulatório, neoplasias malignas, diabetes mellitus e doenças respiratórias crônicas.
Esses grupos de doenças tem quatro fatores de risco modificáveis em comum, que também monitorados pelas pesquisas, são elas: o tabagismo, alimentação não saudável, inatividade física, uso nocivo de bebidas alcoólicas. 
A obesidade é uma doença reconhecida pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e na maioria dos casos está ligada a outros problemas de saúde, assim comprometendo mais o estado de saúde do paciente.
Segundo a vigitel o percentual de obesidade no Brasil cresceu 67,8% entre os anos de 2006 e 2018. O estudo também mostra que a obesidade cresce mais entre adultos de 25 a 34 anos (cerca de 84%) e é mais prevalente na população de baixa escolaridade. 
O Sus tem um papel fundamental para ajudar a diminuir a obesidade. Já existem 3 metas para que isso ocorra, a primeira é estabilizar o crescimento, por meio de políticas intersetoriais de saúde e segurança alimentar e nutricional. A segunda é reduzir ao menos em 30%, o consumo de refrigerante e sucos artificiais. E a terceira, é tentar aumentar em torno de 17,8% o consumo de frutas e hortaliças. Somado a essas metas, existem ações do Ministério da Saúde reconhecidas mundialmente como a publicação um guia alimentar, para a população brasileira, que estimula o consumo de alimentos in natura. Também será feita uma aplicação no atendimento primário, permitindo assim um maior acesso a prevenção. Todas as metas e ações são ótimas para diminuir a obesidade, sendo assim, só resta colocar em prática todas as metas e ações, que ainda não foram executadas, e amplia-las o máximo possível, para que assim todo e qualquer cidadão brasileiro, tenha acesso com mais facilidade. 
Referências: 
saude.to.gov.br/vigilancia-em-saude/doencas-transmissiveis-e-nao-transmissiveis-/dant/fatores-de-risco/obesidade/
www.endocrino.org.br/media/coletiva-vigitel-2018.pdf
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/vigitel

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais