Buscar

A IMPORTÂNCIA DO TOQUE TERAPÊUTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DO TOQUE TERAPÊUTICO
INTRODUÇÃO
Para comprovar a importancia do toque para o desenvolvimento físico, afetivo, mental e social do sujeito se faz necessário um estudo específico das características dos orgãos e os sentidos envolvidos para dessa forma fazer uma boa análise do mesmo.
Com o passar das decadas os seres humanos cada vez mais vem se distanciando socialmente em função do acúmulo de atividades diarias, sendo constantemente submetidos a stresse no ambiente de trabalho, transito como outros. Nos questionamos sobre a importancia vital da linguagem nao-verbal, a relaçao entre pele e o toque para a melhoria da saude mental, fisica e consequentemente de vida num sentido geral. 
O tema foi escolhido de acordo com sua relevância e em decorrência da falha das tecnologias disponiveis no sentido de melhora de dor em geral e tensão muscular, assim obviamente nao alcançando a meta de melhoria de qualidade e conforto de vida. Sendo assim será mostrado os benefícios do toque terapeutico atraves da massagem e como isso influencia na prevenção de patologias e na exploração da sensação de bem estar que é proporcionado pelo toque terapeutico num processo de um cuidado especifico e acessivel a todos, tendo um importante papel na area da saude, ampliando as possibilidades terapeuticas. 
METODOS 
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliografica em que foram utilizadas artigos academicos online presentes nos sites LILACS e Scielo, além de uma seleção de estudos em que foram utilizadas palavras chaves como toque, pele, fisiologia, toque terapeutico, massoterapia e toque associado a massagem. 
Nessa seleçao o toque terapeutico é abordado de uma forma intensa e ligado a area de enfermagem incluindo varias publicações e com relação a massoterapia há pesquisas internacionais que foram realizadas principalmente no Instituto do Toque em Miami, o Touch Research Institute na Univeristy of Miami’s School of Medicine.
Objetivamente falando, foram percorridos os seguintes tópicos de análise: (a) leitura dos atigos tendo como objetivo uma visão mais ampla e global, (b) fazendo a identificação das ideias centrais de cada artigo, (c) classificação das ideias, (d) confecção de redação das sínteses interpretativas de cada tema.
TEMAS DA PRODUÇÃO ESTUDADA
Dando partida com as ideias centrais dos artigos e do agrupamento dessas ideias em torno do tema escolhido, chegou-se a três itens que podem sintetizar a produção estudada: pele, experiencias tateis e o toque terapeutico na massagem. 
A pele: é o orgao vital que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Ela é o maior sistema de orgaos expostos ao meio ambiente exercendo diversas funções como: regulação termica, defesa organica, controle do fluxo sanguineo, proteção contra agentes presentes no meio ambiente e funçoes sensoriais. Estima-se ainda um total de 640000 de receptores sensoriais em um pedaço de pele de aproximadamente 3cm. Ela é formada por tres camadas, epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda respectivamente.
A epiderme é a camada que fica em contato com o meio exterior, sendo geralmente renovada a cada 4 semanas. É constituida por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado avascular, composto por quatro ou cinco camadas de estratos onde se distingue o estato córneo e o germinativo. 
A derme é uma espessa camada de tecido conjuntivo que se apoia a epiderme, comunicando também com a hipoderme atraves de musculos adjacentes com fibras elasticas e reticulares dividas em: camada papilar, camada reticular e camada subcutânea.
A pele armazena uma quantidade enorme de sensores, lhe dando a capacidade de perceber estímulos tateis, de pressão, condições termicas e dor. Os receptores de sensações da pele incluem os corpúsculos de Meissner, os corpúsculos de Pacini e os corpúsculos de Krause.
O tato é o sentido mais primitivo do ser humano, o bebê conhece o mundo atraves do tato e assim começa a diferenciar onde inicia seu corpo e onde inicia o mundo exterior. É o primeiro guia do ser humano. Mesmo durante o sono, nosso cerebro é alimentado e realimentado por informações oriundas da pele, a fim de se ajustar para a resposta necessaria aos dados que foram captados naquele momento. (MONTAGU,1988)
O antopologo e humanista Montagu escreveu uma curiosa observação a cerca do mesmo folheto que origina a pele ser o mesmo que origina o sistema nervoso central: “ Portanto, o sistema nervoso central é uma parte escondida da pele, ou o contrario, a pele pode ser considerada como uma porção externa do sistema nervoso.”
Experiencia tatil: Qual a importancia das experiencia cutâneas ao desenvolvimento do organismo? Questoes como essas vem sendo respondidas graças a pesquisas principalmente da Escola de Medicina da Universidade de Miami, enfatizando a importancia do toque no desenvolvimento psicossomático do sujeito.
Estudos apontam que crianças que receberam o toque carinhoso se desenvolvem mais satisfatoriamente que os outros que foram privados desse contato afetuoso. Crianças que foram privadas do toque podem vir a desencadear carência afetiva, em decorrência de não receberem o devido afeto e não saberem buscar uma fonte segura de carinho, permanecendo assim inseguras e insatisfeitas. 
Segundo Leite (2003), Vice presidente da associação de massagem de sao jose dos campos, biólogo e massoterapeuta: “Qualquer mamifero privado de sensação tatil pode morrer, ja que o organismo sofre um comprometimento molecular por sua falta.”
Jung ja dizia em 1935, que no tempo de nossos ancestrais a “consciencia” humana formou-se a partir do relacionamento sensorial da nossa pele com o mundo exterior.” Do ponto de vista da psicologia, o reconhecimento da importancia do contato é tanto para o adequado desenvolviento de uma criança, quanto para a manutenção do equilibrio psicofísico do adulto. (MONTAGU,1988)
O toque terapeutico na massagem: Podemos dizer que atualmente o corpo perdeu o conhecimento do que é relaxamento, não temos consciencia de quanto a tensão do dia a dia afeta nosso organismo e nem do que a massagem, pode fazer por ele. Apesar de ser vista como luxo, a massagem é uma poderosa aliada para nos livrar do stresse e na recuperação da nossa saude e bem estar. 
Uma maneira de suprir os sentimentos e emoções é de contrair a musculatura, estas tensoes nao liberadas tornam-se cronicas, criando uma rigidez no corpo e bloqueios à livre circulação de fluidos corporais, acumulando assim toxinas e resíduos celulares, bloqueando a energia.
A massagem visa equilibrar a energia corporal, denominada ki, tchi ou prana. Foi descoberta e estudada pelos chineses há mais de mil anos. Segundos os orientais, existem canais de energia que percorrem todo nosso corpo, contendo diversos pontos de entrada e saída de energia em seus trajetos. Esses canais de energia estão intimamente ligados ao funcionamento dos orgaos e víceras do organismo, sendo assim, se a energia corporal esta desequilibrada ou doente, ela pode afetar o funcionamento dos orgaos ou das viceras.
O contato físico é um instrumento poderoso para uma vida melhor. O toque transmite amor, consciente ou inconscientemente, e pode desencadear alterações metabólicas e químicas. Numerosos experimentos mostram que o contato físico é eficiente, tanto dado quanto recebido. Mostram ainda, que nesta era de drogas miraculosas, amor, carinho e ternura são complementos importantes ao tratamento. (BRAUN e SIMOMSON, 2007). Os ferimentos traumáticos também podem ser tratados com todos os tipos de contatos físicos. Como exemplo, temos massagens que atuam revigorando células, tecidos e músculos. Ao tocar ou massagear, contribui-se para promover a tranqüilidade, o relaxamento, e o estímulo para que o corpo reaja buscando a sua recuperação. Desta forma, usada como relaxamento, a massagem permite reduzir as tensões que provocam dores, cansaço, noites mal dormidas, etc. Aumentando assim a capacidade de se enfrentar o dia-a-dia e suas exigências. Ela ativa a circulação e ajuda a eliminar toxinas, reduz o desconfortofísico, alivia as dores, induz uma sensação de bem estar, assim como estimula o sistema imunológico. 
Existem muitas técnicas de massagem tais como o Shiatsu, a Drenagem Linfática; a Yoga Tay, a Reflexologia e outras: Para bebês usamos a Técnica da Shantala, que são os movimentos e intenções da massagem, praticada na Índia e trazida para o Ocidente, Esta arte milenar, que mais do que a técnica, ela necessita de intuição para poder desenvolver um diálogo tátil com o pequeno ser que está se desenvolvendo.
Considerações finais
Apesar do homem ter desenvolvido uma imensa capacidade tecnologica, com todo o conforto que o capitalismo pode oferecer, continua-se cada vez mais buscando por algo que não pode ter, mesmo que isso lhe custe uma vida dolorosa rodeada de agentes estressores. Se distancia mais e mais pecando pelo excesso de comunicação verbal, esquecendo que a linguagem dos sentidos é capaz de ampliar a valorização do outro e do mundo em que vive aprofundando a compreensão em relação a eles. Tocar constitui o mais poderoso meio de criar relacionamentos humanos. A fisiologia do toque é muito interessante para a compreensão de sua importância, e de seus benefícios. Quando bem aplicado, comprovadamente, o toque proporciona além do relaxamento, percepção corporal, e tratamento de inúmeras funções e doenças.
Muitos estudos ainda precisam ser realizados para que a comunidade médica aceite o valor do toque, e do massoterapeuta como parte de equipes multidisciplinares atuando no processo de restabelecimento e prevenção de doenças.

Outros materiais