Logo Passei Direto
Buscar

prova de aquizicao2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Perlin (1998) disserta acerca das multifacetadas identidades surdas e as classifica em sete tipos: política, híbrida, flutuante, embaraçada, de transição, diáspora e intermediária. Estudar estas identidades favorece a compreensão de cada sujeito surdo como um ser único, além de possibilitar mergulhar em um mundo novo, heterogêneo, cheio de possibilidades e diversidades.
Sobre estas identidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A identidade intermediária é identificada como identidade surda.
( ) A identidade surda política se caracteriza por surdos que se aceitam como surdos e sua experiência é predominantemente visual.
( ) A identidade surda híbrida se relaciona àqueles surdos que se mudam de um lugar para outro.
( ) A identidade surda de diáspora aplica-se aos surdos que nasceram ouvintes e, por alguma doença ou acidente, perderam a audição.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - F.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - F.

As crianças surdas que nascem em famílias de ouvintes que desconhecem a língua de sinais e a cultura e identidade surda, crescem com identidades confusas e multifacetadas. De modo geral, essas crianças possuem em suas memórias o sentimento de exclusão com relação as suas famílias de ouvintes, gerando um sentimento de solidão.
Sobre as características referentes ao conceito de identidade multifacetada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As identidades multifacetadas das pessoas surdas ocorrem por meio da não aceitação da surdez e da presença da cultura ouvinte na construção do sujeito enquanto surdo.
PORQUE
II- A identidade se encontra em constante construção que pode frequentemente ser transformada e contribui na organização do sujeito em diferentes posições sociais.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

A língua e as representações exercem influência fundamental na constituição de significados e de identidades. No caso do sujeito surdo, seu contexto social é diferenciado, sendo minoria perante os ouvintes. No entanto, as identidades surdas não são homogêneas e as diferentes identidades devem ser respeitadas.
Sobre as diferentes identidades surdas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identidades Surdas (Identidade Política).
II- Identidades Surdas Híbridas.
III- Identidades Surdas Flutuantes.
IV- Identidades Surdas Embaçadas.
( ) Refere-se aos surdos numa situação de incapacidade, de deficiência, sem opinião e sem noção de sua existência.
( ) Refere-se aos surdos que não têm contato com a comunidade surda, não contam com os benefícios da cultura surda.
( ) Refere-se aos surdos que nasceram ouvintes e com o tempo perderam a audição.
( ) É construída desde a infância. Neste caso, a Língua de Sinais foi adquirida desde cedo.

Conceituar cultura em um contexto híbrido e heterogêneo, torna-se um desafio. Ao longo da história, o conceito de cultura é influenciado por várias concepções e por diversos fatores. A cultura manifesta as formas e as expressões de uma sociedade em determinada época.
Sobre a cultura e suas concepções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A cultura é concebida pela concepção antropológica de forma atrelada ao crescimento, envolvendo costumes, tradições, "jeitos" de ver e viver.
( ) A cultura fator biológico está relacionada com o contato e com quem vivemos.
( ) A cultura é influenciada e determinada pela determinação geográfica.
( ) A cultura é conceituada no contexto antropológico como todo comportamento apreendido.
a) F - F - F - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - V - V.

A legislação vigente é um divisor de águas na educação de surdos. A lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 (Lei de LIBRAS), e o decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 fundamentam todo o contexto educacional dos surdos atualmente. Sobre a finalidade da criação do decreto nº 5.626, assinale a alternativa CORRETA:
a) Para regulamentar a Lei nº 10.436, de 22 de abril de 2002, somente.
b) Para regulamentar a profissão de tradutor e intérprete.
c) Para regulamentar a Lei de Acessibilidade.
d) Para regulamentar a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e o Art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000.

A lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 foi um marco histórico na educação de surdos. Essa lei dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de abordar outras providências gerais.
Sobre a legislação vigente, analise as afirmativas a seguir:
I- O poder público em geral e as empresas de serviços públicos devem garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais.
II- Segundo esta lei, o sistema educacional federal, estadual e municipal tem a responsabilidade de garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais como parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais apenas nos cursos de licenciatura em Educação Especial.
III- Esta lei entende a Língua Brasileira de Sinais como uma forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundas de comunidade de pessoas surdas do Brasil.
IV- Esta lei reconhece a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados como meio de comunicação e expressão.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Conceituar cultura de forma genérica constitui-se um desafio, pois neste conceito estão implicitamente relacionados a convivência e a comunicação. Nesse contexto, o estudo da cultura surda é um aspecto basilar para profissionais que atuam na educação de surdos e por isso devem ser amplamente estudados e discutidos.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Todas as pessoas que nascem surdas ou perdem a audição em um momento posterior de sua vida, constroem igualmente a identidade surda e compartilham da cultura surda.
b) O conceito cultura surda refere-se às características particulares do surdo no modo de vida, de ver e sentir o mundo, que é visual, que é diferente linguisticamente e que envolve questões muito específicas no ser surdo.
c) Identidade surda e cultura surda são conceitos similares.
d) O conceito de cultura surda refere-se apenas aos objetos e às adaptações que os surdos utilizam para viver na sociedade ouvinte.

A legislação brasileira avançou de forma considerável nos últimos anos no que diz respeito ao reconhecimento dos surdos enquanto sujeitos de direito, com particularidades linguísticas que devem ser valorizadas e acima de tudo respeitadas. Considerando a legislação brasileira vigente sobre a Língua de Sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entende-se a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - como uma forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico é de natureza visual motora e com estrutura gramatical própria.
( ) A LIBRAS é um código baseado no português que auxilia o surdo a aprender a escrever.
( ) No Brasil, a LIBRAS ainda não é uma língua reconhecida pelo Governo Federal.
( ) No Estado Brasileiro, a LIBRAS tem prioridade sobre o português.
a) F - F - F - F.
b) F - F - V - F.
c) V - V - V - V.
d) V - F - F - F.

Perlin (1998) contempla a definição de sete tipos de identidades surdas. O estudo das identidades surdas nos fazem mergulhar em um mundo novo, heterogêneo, cheio de possibilidades e diversidades.
Sobre a identidade surda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A identidade surda tem entre as principais características a experiência visual.
( ) Para a construção desta identidade impera sempre a identidade cultural.
( ) As diferentes identidades são bastante complexas, diversificadas.
( ) A identidade surda não é estável, está em constante mudança.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - F.
c) F - F - F - F.
d) V - V - V - V.

No Brasil, o acesso ao ensino regular de crianças com deficiência ocorreu a partir de 2005, com as primeiras tentativas nos anos de 1988 que obrigava as escolas a realizarem as matrículas de alunos cegos, surdos e alguns deficientes físicos, outros poucos que apresentavam deficiência mental frequentaram a escola.
Sobre as características referentes ao processo de inclusão de crianças surdas na escola, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- No início, as crianças surdas frequentavam o ensino regular com os ouvintes, sem a presença do tradutor-intérprete e o reconhecimento da língua de sinais, precisavam acompanhar as aulas observando e copiando os conteúdos isentos de explicações que pudessem compreender.
PORQUE
II- Na época não existia o entendimento atual concebido por meio da aprovação da Lei de Libras 10.436/02 e a regulamentação do decreto n. 5626/05 que incidiram em avanços nas políticas de inclusão, garantindo a presença do intérprete de Libras na sala de aula.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Perlin (1998) disserta acerca das multifacetadas identidades surdas e as classifica em sete tipos: política, híbrida, flutuante, embaraçada, de transição, diáspora e intermediária. Estudar estas identidades favorece a compreensão de cada sujeito surdo como um ser único, além de possibilitar mergulhar em um mundo novo, heterogêneo, cheio de possibilidades e diversidades.
Sobre estas identidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A identidade intermediária é identificada como identidade surda.
( ) A identidade surda política se caracteriza por surdos que se aceitam como surdos e sua experiência é predominantemente visual.
( ) A identidade surda híbrida se relaciona àqueles surdos que se mudam de um lugar para outro.
( ) A identidade surda de diáspora aplica-se aos surdos que nasceram ouvintes e, por alguma doença ou acidente, perderam a audição.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - F.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - F.

As crianças surdas que nascem em famílias de ouvintes que desconhecem a língua de sinais e a cultura e identidade surda, crescem com identidades confusas e multifacetadas. De modo geral, essas crianças possuem em suas memórias o sentimento de exclusão com relação as suas famílias de ouvintes, gerando um sentimento de solidão.
Sobre as características referentes ao conceito de identidade multifacetada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As identidades multifacetadas das pessoas surdas ocorrem por meio da não aceitação da surdez e da presença da cultura ouvinte na construção do sujeito enquanto surdo.
PORQUE
II- A identidade se encontra em constante construção que pode frequentemente ser transformada e contribui na organização do sujeito em diferentes posições sociais.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.

A língua e as representações exercem influência fundamental na constituição de significados e de identidades. No caso do sujeito surdo, seu contexto social é diferenciado, sendo minoria perante os ouvintes. No entanto, as identidades surdas não são homogêneas e as diferentes identidades devem ser respeitadas.
Sobre as diferentes identidades surdas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identidades Surdas (Identidade Política).
II- Identidades Surdas Híbridas.
III- Identidades Surdas Flutuantes.
IV- Identidades Surdas Embaçadas.
( ) Refere-se aos surdos numa situação de incapacidade, de deficiência, sem opinião e sem noção de sua existência.
( ) Refere-se aos surdos que não têm contato com a comunidade surda, não contam com os benefícios da cultura surda.
( ) Refere-se aos surdos que nasceram ouvintes e com o tempo perderam a audição.
( ) É construída desde a infância. Neste caso, a Língua de Sinais foi adquirida desde cedo.

Conceituar cultura em um contexto híbrido e heterogêneo, torna-se um desafio. Ao longo da história, o conceito de cultura é influenciado por várias concepções e por diversos fatores. A cultura manifesta as formas e as expressões de uma sociedade em determinada época.
Sobre a cultura e suas concepções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A cultura é concebida pela concepção antropológica de forma atrelada ao crescimento, envolvendo costumes, tradições, "jeitos" de ver e viver.
( ) A cultura fator biológico está relacionada com o contato e com quem vivemos.
( ) A cultura é influenciada e determinada pela determinação geográfica.
( ) A cultura é conceituada no contexto antropológico como todo comportamento apreendido.
a) F - F - F - F.
b) V - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - V - V.

A legislação vigente é um divisor de águas na educação de surdos. A lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 (Lei de LIBRAS), e o decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 fundamentam todo o contexto educacional dos surdos atualmente. Sobre a finalidade da criação do decreto nº 5.626, assinale a alternativa CORRETA:
a) Para regulamentar a Lei nº 10.436, de 22 de abril de 2002, somente.
b) Para regulamentar a profissão de tradutor e intérprete.
c) Para regulamentar a Lei de Acessibilidade.
d) Para regulamentar a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e o Art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000.

A lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 foi um marco histórico na educação de surdos. Essa lei dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de abordar outras providências gerais.
Sobre a legislação vigente, analise as afirmativas a seguir:
I- O poder público em geral e as empresas de serviços públicos devem garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais.
II- Segundo esta lei, o sistema educacional federal, estadual e municipal tem a responsabilidade de garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais como parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais apenas nos cursos de licenciatura em Educação Especial.
III- Esta lei entende a Língua Brasileira de Sinais como uma forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundas de comunidade de pessoas surdas do Brasil.
IV- Esta lei reconhece a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados como meio de comunicação e expressão.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Conceituar cultura de forma genérica constitui-se um desafio, pois neste conceito estão implicitamente relacionados a convivência e a comunicação. Nesse contexto, o estudo da cultura surda é um aspecto basilar para profissionais que atuam na educação de surdos e por isso devem ser amplamente estudados e discutidos.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Todas as pessoas que nascem surdas ou perdem a audição em um momento posterior de sua vida, constroem igualmente a identidade surda e compartilham da cultura surda.
b) O conceito cultura surda refere-se às características particulares do surdo no modo de vida, de ver e sentir o mundo, que é visual, que é diferente linguisticamente e que envolve questões muito específicas no ser surdo.
c) Identidade surda e cultura surda são conceitos similares.
d) O conceito de cultura surda refere-se apenas aos objetos e às adaptações que os surdos utilizam para viver na sociedade ouvinte.

A legislação brasileira avançou de forma considerável nos últimos anos no que diz respeito ao reconhecimento dos surdos enquanto sujeitos de direito, com particularidades linguísticas que devem ser valorizadas e acima de tudo respeitadas. Considerando a legislação brasileira vigente sobre a Língua de Sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entende-se a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - como uma forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico é de natureza visual motora e com estrutura gramatical própria.
( ) A LIBRAS é um código baseado no português que auxilia o surdo a aprender a escrever.
( ) No Brasil, a LIBRAS ainda não é uma língua reconhecida pelo Governo Federal.
( ) No Estado Brasileiro, a LIBRAS tem prioridade sobre o português.
a) F - F - F - F.
b) F - F - V - F.
c) V - V - V - V.
d) V - F - F - F.

Perlin (1998) contempla a definição de sete tipos de identidades surdas. O estudo das identidades surdas nos fazem mergulhar em um mundo novo, heterogêneo, cheio de possibilidades e diversidades.
Sobre a identidade surda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A identidade surda tem entre as principais características a experiência visual.
( ) Para a construção desta identidade impera sempre a identidade cultural.
( ) As diferentes identidades são bastante complexas, diversificadas.
( ) A identidade surda não é estável, está em constante mudança.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - F.
c) F - F - F - F.
d) V - V - V - V.

No Brasil, o acesso ao ensino regular de crianças com deficiência ocorreu a partir de 2005, com as primeiras tentativas nos anos de 1988 que obrigava as escolas a realizarem as matrículas de alunos cegos, surdos e alguns deficientes físicos, outros poucos que apresentavam deficiência mental frequentaram a escola.
Sobre as características referentes ao processo de inclusão de crianças surdas na escola, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- No início, as crianças surdas frequentavam o ensino regular com os ouvintes, sem a presença do tradutor-intérprete e o reconhecimento da língua de sinais, precisavam acompanhar as aulas observando e copiando os conteúdos isentos de explicações que pudessem compreender.
PORQUE
II- Na época não existia o entendimento atual concebido por meio da aprovação da Lei de Libras 10.436/02 e a regulamentação do decreto n. 5626/05 que incidiram em avanços nas políticas de inclusão, garantindo a presença do intérprete de Libras na sala de aula.
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
d) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marcia Maria da Silva Ferreira (1824866)
	
	Disciplina:
	Aquisição da Língua de Sinais para Surdo como L1 (LBR02)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637782) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17009544
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Perlin (1998) disserta acerca das multifacetadas identidades surdas e as classifica em sete tipos: política, híbrida, flutuante, embaraçada, de transição, diáspora e intermediária. Estudar estas identidades favorece a compreensão de cada sujeito surdo como um ser único, além de possibilitar mergulhar em um mundo novo, heterogêneo, cheio de possibilidades e diversidades. Sobre estas identidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A identidade intermediária é identificada como identidade surda.
(    ) A identidade surda política se caracteriza por surdos que se aceitam como surdos e sua experiência é predominantemente visual.
(    ) A identidade surda híbrida se relaciona àqueles surdos que se mudam de um lugar para outro.
(    ) A identidade surda de diáspora aplica-se aos surdos que nasceram ouvintes e, por alguma doença ou acidente, perderam a audição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PERLIN, Gladis. Identidades surdas. In: Skliar, C. (Org.). A surdez, um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	As crianças surdas que nascem em famílias de ouvintes que desconhecem a língua de sinais e a cultura e identidade surda, crescem com identidades confusas e multifacetadas. De modo geral, essas crianças possuem em suas memórias o sentimento de exclusão com relação as suas famílias de ouvintes, gerando um sentimento de solidão. Sobre as características referentes ao conceito de identidade multifacetada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As identidades multifacetadas das pessoas surdas ocorrem por meio da não aceitação da surdez e da presença da cultura ouvinte na construção do sujeito enquanto surdo. 
PORQUE
II- A identidade se encontra em constante construção que pode frequentemente ser transformada e contribui na organização do sujeito em diferentes posições sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
	3.
	A língua e as representações exercem influência fundamental na constituição de significados e de identidades. No caso do sujeito surdo, seu contexto social é diferenciado, sendo minoria perante os ouvintes. No entanto, as identidades surdas não são homogêneas e as diferentes identidades devem ser respeitadas. Sobre as diferentes identidades surdas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identidades Surdas (Identidade Política).
II- Identidades Surdas Híbridas.
III- Identidades Surdas Flutuantes.
IV- Identidades Surdas Embaçadas.
(    ) Refere-se aos surdos numa situação de incapacidade, de deficiência, sem opinião e sem noção de sua existência.
(    ) Refere-se aos surdos que não têm contato com a comunidade surda, não contam com os benefícios da cultura surda.
(    ) Refere-se aos surdos que nasceram ouvintes e com o tempo perderam a audição.
(    ) É construída desde a infância. Neste caso, a Língua de Sinais foi adquirida desde cedo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - IV.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	IV - III - II - I.
	 d)
	III - IV - I - II.
	4.
	Conceituar cultura em um contexto híbrido e heterogêneo, torna-se um desafio. Ao longo da história, o conceito de cultura é influenciado por várias concepções e por diversos fatores. A cultura manifesta as formas e as expressões de uma sociedade em determinada época. Sobre a cultura e suas concepções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é concebida pela concepção antropológica de forma atrelada ao crescimento, envolvendo costumes, tradições, "jeitos" de ver e viver.
(    ) A cultura fator biológico está relacionada com o contato e com quem vivemos.
(    ) A cultura é influenciada e determinada pela determinação geográfica.
(    ) A cultura é conceituada no contexto antropológico como todo comportamento apreendido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	A legislação vigente é um divisor de águas na educação de surdos. A lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 (Lei de LIBRAS), e o decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 fundamentam todo o contexto educacional dos surdos atualmente. Sobre a finalidade da criação do decreto nº 5.626, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm; http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 25 jun. 2018.
	 a)
	Para regulamentar a profissão de tradutor e intérprete.
	 b)
	Para regulamentar a Lei nº 10.436, de 22 de abril de 2002, somente.
	 c)
	Para regulamentar a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e o Art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000.
	 d)
	Para regulamentar a Lei de Acessibilidade.
	6.
	A lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 foi um marco histórico na educação de surdos. Essa lei dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de abordar outras providências gerais. Sobre a legislação vigente, analise as afirmativas a seguir: 
I- O poder público em geral e as empresas de serviços públicos devem garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais.
II- Segundo esta lei, o sistema educacional federal, estadual e municipal tem a responsabilidade de garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais como parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais apenas nos cursos de licenciatura em Educação Especial.
III- Esta lei entende a Língua Brasileira de Sinais como uma forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundas de comunidade de pessoas surdas do Brasil.
IV- Esta lei reconhece a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados como meio de comunicação e expressão.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 25 jun. 2018.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	7.
	Conceituar cultura de forma genérica constitui-se um desafio, pois neste conceito estão implicitamente relacionados a convivência e a comunicação. Nesse contexto, o estudo da cultura surda é um aspecto basilar para profissionais que atuam na educação de surdos e por isso devem ser amplamente estudados e discutidos. Trata-se de um estudo relativamente novo, porém de máxima importância, propiciando ao docente conhecer seu aluno surdo de forma individual, dando maior eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Identidade surda e cultura surda são conceitos similares.
	 b)
	O conceito de cultura surda refere-se apenas aos objetos e às adaptações que os surdos utilizam para viver na sociedade ouvinte.
	 c)
	Todas as pessoas que nascem surdas ou perdem a audição em um momento posterior de sua vida, constroem igualmente a identidade surda e compartilham da culturasurda.
	 d)
	O conceito cultura surda refere-se às características particulares do surdo no modo de vida, de ver e sentir o mundo, que é visual, que é diferente linguisticamente e que envolve questões muito específicas no ser surdo.
	8.
	A legislação brasileira avançou de forma considerável nos últimos anos no que diz respeito ao reconhecimento dos surdos enquanto sujeitos de direito, com particularidades linguísticas que devem ser valorizadas e acima de tudo respeitadas. Considerando a legislação brasileira vigente sobre a Língua de Sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Entende-se a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - como uma forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico é de natureza visual motora e com estrutura gramatical própria.
(    ) A LIBRAS é um código baseado no português que auxilia o surdo a aprender a escrever. 
(    ) No Brasil, a LIBRAS ainda não é uma língua reconhecida pelo Governo Federal. 
(    ) No Estado Brasileiro, a LIBRAS tem prioridade sobre o português.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	9.
	Perlin (1998) contempla a definição de sete tipos de identidades surdas. O estudo das identidades surdas nos fazem mergulhar em um mundo novo, heterogêneo, cheio de possibilidades e diversidades. Uma das identidades conceituadas por Perlin (1998) é a identidade surda (política). Esta identidade contempla uma boa parte dos sujeitos surdos participantes ativos na comunidade. Sobre a identidade surda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A identidade surda tem entre as principais características a experiência visual.
(    ) Para a construção desta identidade impera sempre a identidade cultural.
(    ) As diferentes identidades são bastante complexas, diversificadas.
(    ) A identidade surda não é estável, está em constante mudança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://goo.gl/8mJTks>. Acesso em: 15 mar. 2018.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - F.
	10.
	No Brasil, o acesso ao ensino regular de crianças com deficiência ocorreu a partir de 2005, com as primeiras tentativas nos anos de 1988 que obrigava as escolas a realizarem as matrículas de alunos cegos, surdos e alguns deficientes físicos, outros poucos que apresentavam deficiência mental frequentaram a escola. Sobre as características referentes ao processo de inclusão de crianças surdas na escola, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- No início, as crianças surdas frequentavam o ensino regular com os ouvintes, sem a presença do tradutor-intérprete e o reconhecimento da língua de sinais, precisavam acompanhar as aulas observando e copiando os conteúdos isentos de explicações que pudessem compreender.
PORQUE
II- Na época não existia o entendimento atual concebido por meio da aprovação da Lei de Libras 10.436/02 e a regulamentação do decreto n. 5626/05 que incidiram em avanços nas políticas de inclusão, garantindo a presença do intérprete de Libras na sala de aula. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 28 out. 2019.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina