Buscar

psicologia desenv

Prévia do material em texto

FACULDADE METROPOLITANAS UNIDAS (FMU)
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ONARA LUIZA PAULON MARQUES PEREIRA
RA:6532574 SALA:301ª- 1 ºSEMESTRE
APS DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Use uma teoria aprendida em sala para relacionar com o filme “Vem Dançar”
SÃO PAULO
2020
Considerando as teorias sobre psicologia de desenvolvimento e aprendizagem vistas em sala de aula, construa um texto sintético atendendo aos seguintes questionamentos:
Qual o modelo de ensino aprendizagem a escola apresenta?
● Como é a postura da diretora da escola com relação a regras?
● Na sua opinião, qual abordagem de ensino aprendizagem estudada em sala de aula mais se assemelha com o estilo que o professor Dulaine decide adotar em suas aulas?
● Escolha um dos personagens, aluno(a) do professor Dulaine, destaque uma situação que o aluno(a) apresentou resistência para participar das aulas.
● Sobre o mesmo personagem escolhido, descreva os aspectos que o fizeram aceitar participar das aulas. Relate um aspecto positivo desse processo.
● O professor Dulaine obteve êxito em seu objetivo de levar uma nova cultura para o grupo de jovens da escola, que a princípio, apresentava resistência na atividade? Baseando nas teorias trabalhadas em sala de aula sobre desenvolvimento e aprendizagem, explique como o professor conseguiu obter sucesso.
Texto:
Assim como várias escolas públicas estadunidenses, a escola do filme segue um modelo rígido e ao mesmo tempo caótico academicamente. Ao mesmo tempo em que há detector de metais e policiais na porta, percebe-se uma desordem quanto ao que se deve ter como prioridade. A diretora trabalha com o uso da autoridade e das broncas, sob um discurso de preocupação com os alunos que em um primeiro momento é duvidoso e descrente quanto a capacidade dos mesmos pelo ambiente em que eles estudam e vivem. Na concepção da diretoria o comportamento dos alunos é consequência e baseado do meio social em que eles vivem (concepção sociointeracionista de Vygotsky), e que a mudança comportamental poderia ser feita punições e estímulos aversivos (concepção behaviorista), como quando ela diz que deixou Dulaine supervisionar a detenção pois nenhum aluno da escola gostaria de aprender dança de salão e que assim eles repensariam ao infringirem as regras passíveis de detenção, pois a aula de Dulaine seria muito pior do que aparecer nas aulas regulares. É interessante destacar também como a própria diretora foi resistente às aulas no começo e posteriormente acreditou na efetividade delas e, inclusive, se tornou uma apoiadora do movimento criado pelo professor, Dorothy passou pelo mesmo processo de aceitação dos alunos o que deixa claro a interação entre meio e indivíduo e embasa concretamente a preocupação com os seus alunos.
Dentro desse cenário, percebe-se um conflito primário na forma em que Dulaine dará suas aulas, ele primeiro tenta dar a aula como se estivesse em sua escola de dança e como isso não traz resultados, ele começa a observar o meio em que ele está inserido para se adequar e assim conseguir ministrar suas aulas. Nesse sentido, Dulaine seguiu o que Piaget chamou de equilíbrio Majorante, pois ele tinha um desafio (dar aulas na escola pública), que gerou um desequilíbrio (brigas entre os alunos, desinteresse) e que após ele assimilar o que estava acontecendo, ele criou novas soluções que gerou o reequilíbrio da situação. Ademais, o professor tem uma característica bem interacionista, já que há uma modificação simultânea entre indivíduo e ambiente. Dulaine, através da dança e de suas frases filosóficas influencia o espaço da detenção ao ressignificá-la para um espaço de aulas de dança de salão e assim dar um clima mais leve e mais interessante para o lugar.
No entanto, além de usar uma abordagem Piagetiana quanto à adequação ao novo cenário em que se encontrava e quanto a visão interacionista, é possível notar uma abordagem Freudiana ao entender que precisaria fazer algo que despertasse a energia libidinal dos alunos e por isso leva sua dançarina Morgan para dançar tango com ele em frente ao alunos, já que tango é uma dança mais sensual, assim como a dançarina que inclusive teve sua dança comparada por Caitlin com “sexo na pista”. Essa estratégia é efetiva e é a partir daí que Dulaine consegue o interesse dos alunos, assim como ministrar suas aulas. Inclusive a dança se tornou uma maneira dos jovens sublimarem sua energia, como por exemplo quando LaRhette diz a Rock que a dança a faz se sentir em paz e ao dançar, todos os problemas dela deixassem de existir por um instante. 
Da mesma maneira a concepção Freudiana foi incorporada ao método de ensino aprendizagem, quando o método Catártico foi utilizado para resolver os conflitos entre LaRhette e Rock. Dulaine colocou-os frente a frente, deixou que eles dançassem juntos e liberassem suas emoções quanto ao trauma que ambos possuem juntos (as mortes dos respectivos irmãos), e assim, conseguissem superar o trauma. 
Seria muito fácil escolher Rock para falar da resistência as aulas, porém falarei de Kurd. Kurd, assim como os outros alunos não quer participar das aulas por achar a dança de salão uma breguice e coisa de “branquelos ricos e frescos”, além de considera-la como uma dança afeminada, um aspecto que entra em conflito com sua concepção de masculinidade e virilidade, sem contar que ela pode afetar sua fama de pegador. Outro ponto de resistência se dá através da escolha da sua parceira, que na visão dele, não é o tipo de garota da qual ele quer que as pessoas pensem que ele gosta, pois ela não se encaixa no padrão de beleza imposto socilamente. Kurd deixa de resistir as aulas quando há a apresentação de tango de Dulaine e Morgan, já que isso desperta sua energia libidinal e faz com que ele queira ter a capacidade de conduzir uma dança e por associar inconscientemente que assim ele teria mulheres atraentes próximas a ele. Durante o processo, principalmente após a conversa dele com o professor no apartamento do mesmo, Kurd deixa de ligar para a aparência da parceira e começa a se esforçar mais para a dança dos dois, tantos que eles passam a ensaiar na quadra de basquete e posteriormente, durante a competição ele inclusive dá um beijo na bochecha de sua parceira, além de ficar ao lado dela durante toda o decorrer da competição.
É importante destacar, depois do conteúdo já citado, como Dulaine conseguiu de forma gradativa e efetiva a confiança dos alunos, coisa que é difícil de acontecer tendo em vista que durante a adolescência, a tendência é que os jovens se afastem dos adultos por conflitos de interesse ou por pura falta de identificação entre ambas as partes. Contudo, essa relação de confiança foi mostrada no filme em vários momentos como quando Rock liga para ele para tirá-lo da delegacia, a conversa com Kurd, o voto de confiança que a turma lhe concede após o mal entendido na academia de dança e também quando Caitlin, apesar de não ser aluna da escola, confia na garantia dada pelo professor de que ela conseguirá dançar na festa das debutantes. Tal característica está relacionada com a teoria de Vygotsky sobre o poder da linguagem e como ela influencia na percepção de mundo do indivíduo, ademais do notável choque de culturas que precisou ser aceito por ambos os lados para que as aulas do professor Dulaine fossem bem sucedidas.

Continue navegando