Buscar

ÉTICA NA SAÚDE - Aula 5

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	SDE0622_A5_202001135308_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: LUCAS SAMPAIO DE OLIVEIRA SANTOS
	Matr.: 202001135308
	Disc.: ÉTICA NA SAÚDE 
	2020.1 - F (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Maria é mãe de Francisca. Ela engravidou de sua filha através da doação de gametas. Agora , dez anos após o nascimento da menina, Maria quer que o pai biológico a reconheça como filha. De acordo com a Resolução 1957/10:
	
	
	
	Maria deve entrar em contato com a clínica onde fez a técnica de reprodução assistida para solicitar que mesma seja intermediadora do processo.
	
	
	Maria tem livre acesso aos registros do pai biológico de Francisca, podendo, até mesmo, solicitar pensão.
	
	
	Isso não é possível porque a doação de gametas deve preservar o anonimato.
	
	
	A clínica de reprodução assistida não tem qualquer responsabilidade sobre sigilo ou documentos de doadores de gametas.
	
	
	Isso é possível desde que Maria solicite um exame de DNA.
	
Explicação:
A Resolução CFM 1957/10 institui que a doação deve preservar o anonimato 
entre receptores e doadores. O argumento principal é de que isso evitaria problemas futuros relativos às situações emocionais e legais com repercussões no desenvolvimento psicológico da criança.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As novas tecnologias têm sido aplicadas em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana. Elas estão diretamente relacionadas à:
	
	
	
	Aquecimento Global
	
	
	Saúde Bovina
	
	
	Intervenção Animal
	
	
	Doença Mental
	
	
	Saúde Coletiva
	
Explicação:
As  tecnologias desenvolvidas para a saúde e fertilização são sempre planejadas para o benefício coletivo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Igreja Católica possui um extenso documento intitulado ¿Instrução sobre o respeito à vida humana em suas origens e a dignidade da procriação em resposta a determinadas questões da atualidade¿. Neste documento (Donum Vitae) datado de 1987, está descrito:
	
	
	
	Fica formalmente estabelecido, pela ciência, que o início da vida humana se dá no momento do nascimento.
	
	
	Considera como lícita a fertilização que auxiliam os casais a procriarem desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo.
	
	
	Fica formalmente estabelecido, pela ciência, que o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação.
	
	
	Fica formalmente estabelecido que, pela perspectiva da Igreja, o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação.
	
	
	Fica formalmente estabelecido que, pela perspectiva da Igreja, o início da vida humana se dá no momento do nascimento.
	
Explicação:
Este estudo aborda dois documentos da Igreja Católica que tratam de reprodução humana e temas sobre o início da vida, ou seja, documentos diretamente relacionados com as questões de bioética, que são: ―Donum vitae‖(DV) e ―Dignitas personae‖(DP). O primeiro, Donum vitae, é uma instrução da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano, intitulada ―Instrução sobre o respeito à vida nascente e a dignidade da procriação‖ publicado em 19873 . O outro documento, Dignitas personae, é publicado pela mesma Congregação, com o título ―Instrução Dignitas personae ¿ sobre algumas questões de Bioética‖, em 2008.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O debate ético sobre a interrupção da gravidez por procedimentos clínicos, o aborto, envolve questões morais e sociais, direito da mulher sobre o seu corpo, conceito de início da vida, entre outros aspectos. Porém, existe uma forte percepção sobre a realidade de que as restrições legais não conseguem impedir esses procedimentos.  Portanto, temos como uma grave consequência de tais restrições:
	
	
	
	O custo em manter tanta fiscalização e a multiplicação de processos legais, que encarece nosso sistema legal.
	
	
	Uma crise ética na sociedade, que não consegue estabelecer um consenso em torno da questão do aborto.
	
	
	Um problema de saúde pública, com muitas mulheres morrendo em procedimentos sem acompanhamento clínico adequado.
	
	
	Um custo político elevado, pois nossos governantes muitas vezes evitam debater questões controversas como essa.
	
	
	Um problema técnico no meio da saúde pública, que se mostra incapaz de definir quando de fato a vida se inicia na gestação.
	
Explicação:
Um grande número de mulheres recorre todos os dias a abortos em locais impróprios e profundamente arriscados do ponto de vista da preservação de sua própria integridade. Isso ocorre em função dos impedimentos legais em recorrer ao sistema oficial de saúde.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No que diz respeito ao Aborto o Brasil autoriza legalmente o mesmo em casos de: I ¿ Estupro II ¿ Risco de vida materno III ¿ Qualquer gravidez indesejada Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	III
	
	
	I e III
	
Explicação:
Naturalmente que todas estas motivações ou condições, independente de aspectos legais, são profundamente conflitantes em termos éticos, pois implicam no direito a impedir o desenvolvimento da vida em função de critérios nem sempre absolutos.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que:
	
	
	
	É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
	
	
	As novas tecnologias devem ser avaliadas em função do seu custo/benefício e nunca em função da ética ou de seu valor para a humanidade.
	
	
	Toda tecnologia tem apenas um lado: um positivo, pois nenhum avanço científico ou pesquisa apresenta riscos para a humanidade.
	
	
	O que importa nos avanços tecnológicos são os investimentos financeiros e o retorno do capital investido para as grandes empresas: o impacto nos seres humanos não é considerado.
	
	
	O uso que se faz das novas tecnologias é sempre maléfico e por isso elas não devem ser utilizadas.
	
Explicação:
A tecnologia tem sido muito produtiva para os avanços no tratamento de doenças, bem como a própria reprodução assistida. Contudo não há uso da tecnologia sem o cuidado com a ética.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em 2008, a Igreja Católica publica um documento sobre aspectos de Bioética ligados à dignidade humana onde reforça o entendimento de que o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação e considera como lícitas as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais a procriarem, desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si, considerando moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação ¿in vitro¿. Isso significa que:
	
	
	
	A Igreja Católica é contra a preservação do ato procriativo em si, considerando lícita a procriação pela fecundação ¿in vitro¿.
	
	
	A Igreja Católica é contra a fertilização do óvulo fora do corpo da mulher e sua reimplantação no útero.
	
	
	A Igreja Católica é contra qualquer tipo de relação sexual, pregando que todos os casais devem praticar o celibato.
	
	
	A Igreja Católica é a favor das técnicas em que são criados os bebês de proveta.
	
	
	A Igreja católica é a favor das técnicas de procriação que utilizam recursos dissociados do ato sexualem si.
	
Explicação:
A igreja católica não reprova o acompanhamento médico que facilidade a reprodução (por exemplo medindo-se a temperatura da mulher é mais fácil saber o dia da ovulação), mas reprova a fertilização feita fora do corpo - com as tecnologias.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A reprodução assistida ficou muito famosa a partir do nascimento do primeiro bebê de proveta. Este evento está relacionado a seguinte técnica de reprodução humana:
	
	
	
	reprodução inócua
	
	
	fertilização múltipla
	
	
	reprodução eficaz
	
	
	fertilização integrada
	
	
	fertilização in vitro
	
Explicação:
Técnica de reprodução assistida pelo médico que consiste na colocação, em ambiente laboratorial, (in vitro), de um número significativo de espermatozóide, 50 a 100 mil, ao redor de cada óvicito, procurando obter pré-embriões de boa qualidade que serão transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina.

Continue navegando