Buscar

Conceitos Fundamentais da Sociologia

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA
1. Os fatos sociais devem ser tratados como coisas;A análise dos fatos sociais exige reflexão prévia e fuga de ideias pré-concebidas;O conjunto de crenças e sentimentos coletivos são a base da coesão da sociedade; Destaca o estudo da moral dos indivíduos; e A própria sociedade cria mecanismos de coerção internos que fazem com que os indivíduos aceitem de uma forma ou de outra as regras estabelecidas (a explicação dos fatos sociais deve ser buscada na sociedade e não nos indivíduos – os estados psíquicos, na verdade, são consequências e não causas dos fenômenos sociais)
2. Contraposição ao conhecimento filosófico da sociedade: Os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos: Os fatos sociais são uma realidade objetiva: O grupo (e a consciência do grupo) exerce pressão (coerção) sobre o indivíduo.
3. É fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda a maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais".Ou ainda "O fato social é tudo o que se produz na e pela sociedade, ou ainda, aquilo que interessa e afeta o grupo de alguma forma
4. Ele é um método independente de toda a filosofia. Ou seja, ele não tem que Ter uma vinculação com qualquer visão filosófica ou ideológica do mundo. Ele não precisa afirmar nem a liberdade nem o determinismo; a sociologia, assim, não será nem individualista, nem comunista, nem socialista, no sentido que se dá vulgarmente a estas palavras.É um método objetivo. Segundo Durkheim, ele é um método inteiramente dominado pela ideia de que os fatos sociais são coisas e como tais devem ser tratados. É exclusivamente sociológico. Ou seja, não deriva da forma da filosofia tratar a sociedade, nem da psicologia, e nem das ciências naturais, uma vez que afirma que a sociedade tem uma natureza própria, que não é derivada nem da natureza humana, nem das consciências individuais, nem das constituições orgânicas dos indivíduos.

Continue navegando