Buscar

Prova metodologia 01

Prévia do material em texto

Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512536) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19108559
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O senso comum é também caracterizado como conhecimento vulgar ou, ainda, como diz Ander-Egg (1978), conhecimento popular. Nesse tipo de conhecimento, o homem conhece o fato e a sua ordem aparente, sem explicações sistemáticas, metodológicas, mas sim pela experiência, pelo costume ou hábito. Com base nas características apresentadas por Ander-Egg (1978), e no contexto apresentado, analise as opções a seguir:
I- Sistemático.
II- Superficial.
III- Subjetivo.
IV- Sensitivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANDER-EGG, Ezequiel. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978.
	a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	d)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	2.
	A iniciação científica é um termo utilizado nas universidades para instigar os acadêmicos a participarem de projetos de pesquisa. Como todos vocês verão, durante o andamento do curso de graduação, inúmeras oportunidades poderão ser realizadas por todos vocês. Por vezes, os acadêmicos são estimulados a participarem de atividades práticas e também de projetos de pesquisa, orientados por um professor que atua em uma linha de pesquisa específica. Assim, vocês podem avançar no conhecimento já existente. Com relação à contribuição da pesquisa para o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I- A iniciação científica contribui razoavelmente para o desenvolvimento intelectual dos acadêmicos nos cursos de graduação.
II- O conhecimento teológico não pode ser utilizado em projetos de pesquisa e/ou iniciação científica.
III- Em projetos de pesquisa, o conhecimento filosófico pode ser pouco usual, visto que decorre da razão pura.
IV- A iniciação científica insere o acadêmico no contexto da ciência, despertando-o para a criatividade e resolução de problemas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	3.
	Analise os textos a seguir:
Texto 1:
O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto. [...] Não será fazendo de nossos alunos meros depositários de informações que estaremos formando os cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes.
FONTE: BEIRÃO, Paulo Sérgio Lacerda. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
Texto 2:
Os melhores educadores são unânimes em afirmar que não se deve transformar a pesquisa científica numa atividade reservada a uma elite. Qualquer estudante pode e deve participar de experiências científicas. A consolidação qualitativa do aprendizado exige uma ampla e necessária formação científica [...].
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
Considerando as afirmações dos textos 1 e 2, e sua formação como profissional da educação, como um professor pode ser um incentivador, um estimulador da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio? Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A investigação dentro do processo de ensino e aprendizagem somente ocorre no Ensino Superior ou na Universidade.
	b)
	O professor deve estimular apenas a pesquisa em caráter de iniciação científica, ou seja, aquela que não tem muito valor acadêmico.
	c)
	O professor deverá levar o aluno à curiosidade e à busca de respostas para indagações.
	d)
	O professor poderá atuar como mediador entre as questões levantadas pelos alunos, mas não atua na busca por respostas pertinentes.
	4.
	A noção inicial que se tem é que o ato da pesquisa está muito ligado às ciências experimentais. No entanto, não apenas a elas, mas a todas as ciências. Pesquisa científica é própria de todo aquele que participa do universo acadêmico. Diante deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A noção de educação e de ensino, na perspectiva da pesquisa, envolve toda comunidade escolar ou acadêmica.
(    ) O ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana e envolve somente os acadêmicos das instituições.
(    ) A busca pelo saber é impulsionada pelo assombro e a maravilha do homem diante da realidade.
(    ) O conhecimento humano é o fruto da insatisfação permanente diante da realidade vivenciada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	F - F - F - V.
	c)
	V - F - V - V.
	d)
	F - V - V - F.
	5.
	O homem se constrói no tempo e no espaço como projeto. Projeto de vida, de realização e felicidade. Com isso, uma das mais profundas experiências para o homem acaba sendo a sua realização. Portanto, pensar a questão da realização humana, principalmente nos tempos atuais, torna-se um grande desafio. Com relação a esta discussão na contemporaneidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Na contemporaneidade, os ideais de felicidade e realização modernos não se concretizaram.  
II-  Na contemporaneidade, o ser humano se encontra descrente e questiona tanto ideais religiosos como científicos.      
III- Na contemporaneidade, o ideal é um ser humano completo e sadio, tanto de corpo quanto de mente. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	6.
	Uma das mais profundas experiências para o homem é a realização. Ao mesmo tempo em que é desafio permanente, se apresenta como tarefa inacabada, pois nossa existência é sempre tarefa que se constrói no dia a dia. O homem busca realizar-se, descobrir-se, projetar-se. Neste contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- Para os gregos, o homem moderno aposta em um projeto existencial onde pela ciência e pela técnica conseguiria explicar o mundo e transformá-lo.  
II- Na contemporaneidade, o ser humano se encontra descrente e questiona tanto ideais religiosas como científicas.      
III- Na idade média, um dos princípios está em colocar-se como servo de Deus e ser fiel aos preceitos e mandamentos do Cristianismo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença II está correta.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	À medida que lemos, formamos diferentes interpretações a partir de um mesmo conteúdo. Isso se dá devido ao fato de que cada leitor tem experiência de vida e conhecimento prévio díspares, que acrescentarão ideias ao texto. Assim, existe uma interação entre o conteúdo fornecido pelo texto e o conhecimento prévio do leitor. Considerar isso "implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. Todo esse processo de compreensão leitora ocorre de modo dinâmico, visto que o leitor ativo intervirá no texto e, a partir das informações dadas processa e atribuisignificado ao que está escrito" (SILVA; ROSSA, 2009, p. 3255). Com base nesse texto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, Camila Farias da; ROSSA, Adriana. A importância da leitura para o desenvolvimento da compreensão textual: imprescindível ou mera coincidência? In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 10. Porto Alegre. 2009. Anais. Porto Alegre: PUC-RS, 2009.
	a)
	O leitor, à medida que avança nos textos, retira informações que lhe são valiosas e constrói sua interpretação de acordo com suas vivências e conhecimentos textuais.
	b)
	A partir das informações absorvidas durante o processo de leitura, normalmente não atribuímos significado ao que está escrito.
	c)
	A prática da leitura não desenvolve a compreensão de outros textos, mas também o leitor interage com o que lê.
	d)
	Durante o processo de leitura, existe um fenômeno chamado de compreensão leitora, que ocorre de modo lento, visto que o leitor intervirá no texto.
	8.
	Atualmente, no papel da universidade não se destacam apenas as atividades de ensino. Cada vez mais relevante é o seu papel na pesquisa e extensão. Na ciência, deve gerar conhecimento, e nas ações extensionistas aproxima-se da comunidade de entorno, contribuindo com sua responsabilidade social. Desta forma, analise as afirmativas a seguir:
I- Professores e universidades não devem apenas se preocupar com a transmissão de conhecimento.
II- O professor pesquisador não contribui de forma efetiva para a transmissão de conhecimento.
III- Atividades de extensão aproximam as faculdades da comunidade, levando o conhecimento de senso comum.
IV- As universidades levam conhecimento científico para as comunidades através de ações extensionistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	9.
	Dentro do contexto educacional brasileiro, podemos observar que as instituições de Ensino Superior no Brasil, ainda caminham de forma lenta para os modelos mais eficazes, já utilizados em países com uma economia mais estruturada. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Todos os filósofos e pensadores do século XX afirmam que a curiosidade não é algo inerente ao ser humano.
(    ) Em algumas universidades brasileiras, pode-se observar o ensino, a pesquisa e extensão.
(    ) A extensão na universidade brasileira não tem papel relevante para a sociedade.
(    ) A educação brasileira padece de um mal, ou seja, a desvinculação do ensino e da pesquisa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - F.
	b)
	F - V - V - V.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	V - F - F - V.
	10.
	O conhecimento humano pode ser dividido em quatro tipos: senso comum, teológico ou de fé, filosófico e científico, cada um com sua especificidade e importância. Sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	É o conhecimento que nasce da experiência diária e se estabelece nos hábitos e costumes das sociedades.
	b)
	Procura explicar, a partir da razão os fundamentos do próprio conhecimento.
	c)
	Busca explicar fenômenos por meio de investigação normalmente metódica, utilizando raciocínio lógico e experimentação.
	d)
	Conhecimento dogmático baseado em livros sagrados e vivenciado por comunidades que nutrem a fé.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando