Buscar

resenha critica do filme tempos modernos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE LUSÓFONA DA BAHIA 
 Curso: Ciências Contábeis
 Disciplina: Teorias da Administração 
 Aluna: Ariel Sabrina Lopes da Silva
 RESENHA CRÍTICA 
Título do Filme: Tempos Modernos 
O filme Tempos Modernos foi um Filme mudo dirigido por Charles Chaplin, que também participa do elenco interpretando Carlitos, personagem principal do filme. Ocorreu no início do século XX, na época da Revolução Industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em série, nessa época era visado o aumento da produção; foi um momento grandes mudanças com a chegada das maquinas modernas. O período foi marcado pelo desemprego em massa e pela pouca remuneração financeira dos trabalhadores. Essa situação chegou a ocasionar vários furtos de alimentos e o sistema se encontrava em uma situação caótica; A fome e a revolução comunista da época retrataram a turbulência da sociedade. 
A expressão cômica de Charles ao relatar a vida do operário que é escravo do capitalismo, e a insatisfação do trabalhador é demonstrada em crises nervosas; tendo como consequência o estado decadente e doente do pobre operário. Outra cena que marca, é a invenção de uma máquina alimentadora com intuito de diminuir o tempo de almoço dos operários para aumentar o tempo de produção; por fim, aumentava também o tempo cansativo de trabalho. 
É clara a crítica à sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho, o que acaba tornando desnecessária a qualificação dos operários e a consequente luta da força sindical. Além das desigualdades entre a vida dos pobres e a vida das camadas mais ricas. A luta de classes cada vez mais intensa, aumentando a consciência política e a organização dos trabalhadores. Percebemos nos dias atuais que apesar das melhorias dos direitos dos trabalhadores, a desigualdade social ainda faz parte da vida de muitas pessoas. Pois o desemprego, a fome e a exploração continuam; Greves e protestos aparecem todos os dias espalhados pelo mundo, mostrando que o ser humano está tentando sobreviver ao mundo moderno e industrializado até hoje.

Continue navegando