Buscar

Ensino a Distância e suas Vantagens

Prévia do material em texto

Sobre o tema  Ensino a Distância, leia as afirmações e assinale a alternativa correta: 
I. O EAD permite ao aluno compatibilizar seu curso com suas possibilidades de tempo, realizá-lo no ritmo desejado e em qualquer local disponível que tenha acesso à Internet.
II. A procura pelo ensino a distância aumentou, pois é uma prática menos exigente ao aluno do que as aulas presenciais do modelo tradicional.
III. Em função da distância entre as universidades e as residências dos alunos, ou pela indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula, a procura pelo ensino a distância se tornou frequente. 
 
	
	
	
	As afirmações I e III estão corretas 
 
	
	
	As afirmações I e II estão corretas
 
	
	
	Somente a afirmativa I está correta 
 
	
	
	Somente a afirmação II está correta
 
	
	
	As afirmações II e III estão corretas 
 
	
Explicação:
A competitividade do mercado exige, cada vez mais, profissionais qualificados. 
Sendo assim, a procura pelo ensino superior vem crescendo e em muitos casos pela distância entre as universidades e as residências dos alunos, ou pela indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aula, a procura pelo ensino a distância se tornou frequente. 
O EAD permite ao aluno compatibilizar seu curso com suas possibilidades de tempo, realizá-lo no ritmo desejado e em qualquer local disponível. O conteúdo pode ser disponibilizado pelo professor em forma de texto ou vídeo aula e a interação com colegas e professor é realizada por fórum, chats, blogs (diários on-line em que são publicados conteúdos com espaço para comentários do leitor), entre outros. 
Essa interação requer que o aluno seja disciplinado em seus estudos de forma que o mesmo busque em outras fontes o complemento necessário para sua compreensão. Neste modelo de educação a construção do aprendizado é autônoma, na maioria das vezes, exigindo que o aluno também tenha conhecimento e compreensão das ferramentas disponibilizadas pelo AVA, assim como possuir tecnologia para utilizar programas e softwares necessários para a realização das atividades educacionais no ambiente virtual.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A falta de qualidade no ensino é um fator preocupante e que tem sido observado pelo governo como um todo. O ensino médio em especial é responsável pelo ingresso do aluno no ensino superior e apresenta um índice baixo de qualidade o que dificulta o aluno durante sua vida acadêmica. Na busca da qualidade são importantes alguns aspectos, EXCETO:
	
	
	
	capacitação dos docentes e valorização deste profissional;
	
	
	atualização dos currículos e melhoria na apresentação dos conteúdos;
	
	
	busca por novas didáticas e incentivo a programas educacionais.
	
	
	seleção de alunos por nota refletindo na política de inclusão social;
	
	
	práticas inovadoras e melhoria constante do processo educacional;
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Fazem parte do ensino de nível superior a graduação e a pós-graduação. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que indica tipos de pós-graduação
	
	
	
	pós-graduação acadêmico e pós-científico
	
	
	pós-graduação lato-sensu e pós-graduação strictu sensu
	
	
	especialização e acadêmico
	
	
	pós-acadêmico e pós-doutorado
	
	
	pós-mestrado e lato senso
	
Explicação:
É importante para o estudante que chega à universidade saber se localizar na instituição de ensino superior, de modo a se contextualizar, melhor programar sua vida acadêmica e explorar os recursos oferecidos pela instituição, é importante que o estudante, notadamente o recém-ingressado, conheça o ambiente institucional e acadêmico universitário. Nesse sentido, conhecer desde logo o ambiente em que permanecerá durante alguns anos e no qual construirá sua formação profissional é fundamental. Saber das dimensões da pesquisa e da extensão, além do ensino, dimensão com a qual o aluno normalmente mais lida e, portanto, conhece, pode oferecer a ele as melhores condições de obter uma formação plena. Ao tomar conhecimento e contato com essas dimensões do ensino superior o estudante pode favorecer seu processo de formação tirando as vantagens que os três tipos de atividades têm a oferecer. Conhecer as opções da formação acadêmica e profissional após a graduação, da mesma forma, confere ao aluno a possibilidade de escolhas e de preparar-se para conduzir sua formação em direção ao aperfeiçoamento profissional, já que, como sabemos, a pós-graduação, hoje, é conquista fundamental à plena formação profissional e, dessa forma, a um bom posicionamento no mercado de trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O Ministério da Educação estabelece algumas diretrizes para o funcionamento dos cursos de graduação, como por exemplo:
	
	
	
	Valores para financiamento de pesquisas e projetos de extensão.
	
	
	Número de alunos contemplados com bolsas de estudo e cotas.
	
	
	Definição do corpo docente e do número de alunos por turma.
	
	
	Tempo mínimo e máximo para conclusão e componentes curriculares obrigatórios.
	
	
	Modelo para o sistema de avaliação e conteúdos obrigatórios exigidos em provas.
	
Explicação:
As diretrizes do Ministério da Educação determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação. Além das disciplinas, alguns cursos têm definidas a obrigatoriedade de carga horária mínima de atividades acadêmicas complementares, de estágio curricular e trabalho de conclusão de curso, dentre outros.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Nesta era digital o conhecimento se faz através de um click. Várias ofertas nos assediam, através de ferramentas viabilizadas nas redes sociais. No entanto, ao escolher um curso de extensão são características a serem observadas:
	
	
	
	É todo curso que não possui uma regulamentação ou lei específica para ser ministrado; logo pode ser feito por qualquer um de formação diversa.
	
	
	cursos de extensão possuem certificação emitida por uma Faculdade, uma instituição de ensino superior credenciada no MEC, portanto são válidos em todo o Brasil e até mesmo no exterior.
	
	
	possuem uma visão mais voltada ao mercado de trabalho e desarticula o ensino acadêmico por ser a certificação  emitida por uma pessoa física ou empresa de treinamento, sem vínculo com instituição de ensino superior.
	
	
	São todos os cursos que possuem uma regulamentação ou lei específica para ser ministrado; logo não podem ser feito para qualquer área de formação diversa.
	
	
	possuem uma visão menos voltada ao mercado de trabalho e a certificação é emitida por uma pessoa física ou empresa de treinamento, mas sem vínculo com a instituição de ensino superior.
	
Explicação:
São cursos extra-curriculares, oferecidos por uma Faculdade, que o acadêmico faz para enriquecer seu conhecimento sobre determinado assunto; logo é importante observar sua origem e regulamentação.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Como um curso superior é concebido.
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	As diretrizes do Ministério da Educação determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
	
	
	As diretrizes do NDE determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
	
	
	As diretrizes do Consuni determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
	
	
	As diretrizes do Saeb determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
	
	
	As diretrizes do Ideb determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
	
Explicação:
As diretrizes do Ministério da Educação determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
Além das disciplinas, alguns cursos têm definidasa obrigatoriedade de carga horária mínima de atividades acadêmicas complementares, de estágio curricular e trabalho de conclusão de curso, dentre outros.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A sigla MBA vem do termo inglês Master in Business Administration, mas no Brasil ganhou uma conotação específica. Qual é o tipo de curso relacionado ao MBA no Brasil?
	
	
	
	Doutorado
	
	
	Complementar
	
	
	Técnico
	
	
	Especialização
	
	
	Graduação
	
Explicação:
Os cursos de MBA no Brasil trazem importantes conteúdos aplicados à vida profissional e eles são categorizados como cursos de especialização.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre a pós-graduação, assinale a alternativa que explica corretamente a diferença entre os cursos stricto sensu e os cursos lato sensu.
	
	
	
	Os cursos lato sensu são voltados para o aperfeiçoamento enquanto os cursos stricto sensu visam o aprofundamento do conhecimento.
	
	
	Os cursos lato sensu são voltados para o aperfeiçoamento enquanto os cursos stricto sensu se restringem à atualização.
	
	
	Os cursos lato sensu são voltados para a pesquisa científica enquanto os cursos stricto sensu objetivam a construção de uma tese.
	
	
	Os cursos lato sensu são cursos de especialização e os cursos stricto sensu compreendem o Mestrado e o Doutorado.
	
	
	Os cursos lato sensu são voltados para a pesquisa científica enquanto os cursos stricto sensu objetivam o aperfeiçoamento.
	
Explicação:
Os cursos lato sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento, tanto com vistas a aprofundar o conhecimento ou qualificar seu egresso para uma determinada função. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria também os cursos designados como MBA. Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: mestrado e doutorado. O mestrado dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O doutorado tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.

Continue navegando