Buscar

PROVA JOVENS E ADULTOS

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
	1.
	A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso na idade apropriada e também dentro de uma perspectiva de educação permanente ao longo da vida (direito humano de educação). Sobre um importante fazer pedagógico de aprendizagem no ambiente escolar na EJA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Minimizar a inferência do adulto, pois suas experiências de nada valem para a composição da sua aprendizagem.
	 b)
	Aproveitar a experiência acumulada pelos alunos. Os adultos têm experiências de vida numerosas que auxiliam na construção de sua memória e, consequentemente, poderá ser usada como fonte de conhecimento em sala de aula.
	 c)
	Intensificar o processo de competição entre os alunos, a fim de que possam transpor este comportamento na esfera profissional.
	 d)
	Expor as dificuldades do adulto em público, pois, assim, possibilita que ele tenha atitudes mais críticas perante a problemas existentes.
	2.
	A UNESCO define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. O analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar ideias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O analfabetismo funcional é um problema significativo em todos os países industrializados e em desenvolvimento, representado em todas as modalidades de ensino.
II- No Brasil, o índice de analfabetismo funcional é medido entre as pessoas com mais de 20 anos que não completaram quatro anos de estudo formal. 
III- Há, atualmente, no país uma ação específica para combater o alfabetismo funcional. Esse público acaba sendo atendido pelos cursos de atenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	Eu venho de campos, subúrbios e vilas, sonhando e cantando, chorando nas filas, seguindo a corrente sem participar. Me falta a semente do ler e contar. Eu sou brasileiro, anseio um lugar, suplico que parem, pra ouvir meu cantar...
Esse trecho é a letra da música de Dom e Ravel, intitulada "Você também é responsável", gravada em 1969. A canção foi tomada como tema do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) pelo Ministério da Educação. Com relação ao Mobral, analise as sentenças a seguir: 
I- A preocupação central era que um indivíduo fosse alfabetizado para receber as informações e desempenhar corretamente seu papel na sociedade e na ordem estabelecida.
II- Baseava-se no lema "Ainda por amor às crianças é que devemos educar adolescentes e adultos" e pretendia, com o atendimento dos adultos, elevar o nível de vida das crianças.
III- Apresentava uma proposta de alfabetização e de educação que visava à conscientização dos sujeitos no processo, tendo como um de seus princípios básicos de ensino e aprendizagem que a leitura de mundo precede a da palavra.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.letras.com.br/dom-e-ravel/biografia. Acesso em: 21 fev. 2020.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	A educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos. Nesse sentido, sobre as características que fundamentam essa proposição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Despertar, no adulto, a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.
(    ) Os elementos que compõem a realidade do educando se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.
(    ) Impor o método ao educando de acordo com a realidade da maioria e sua condição cognitiva.
(    ) Propor conteúdos de conhecimento, que possibilitem uma contribuição para melhoria das condições de vida do cidadão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	O aluno do ensino noturno, por estar de alguma forma inserido no mundo do trabalho, tem seu tempo quase todo dedicado à luta pela sobrevivência. Por ser responsável por si e, muitas vezes, por uma família, traz para a sala de aula uma concepção de vida, valores incorporados e necessidades concretas ligadas ao seu cotidiano e as suas expectativas de vida. Ao chegar, à noite, a escola se defronta, muitas vezes, com uma rotina que não valoriza, e, portanto, não aproveita os elementos que aprendem no decorrer do seu cotidiano de trabalho. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Constata-se a preocupação do aluno do ensino noturno com relação à obtenção de um certificado para apresentar em seu emprego.
(    ) Constata-se a distância entre a perspectiva e a necessidade de estudo para o aluno do ensino noturno e o ensino que a escola proporciona.
(    ) Constata-se a organização do ensino noturno por faixas de idade e a redução de carga horária para a permanência do aluno na escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - V - F.
	6.
	A EJA - Educação Jovens e Adultos - é uma modalidade de ensino que inclui os níveis da Educação Básica - Ensino Fundamental e Médio, destinada às pessoas que não tiveram acesso à escola na idade regular. Acerca da EJA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para serem bem educados, devem se ater a um currículo distante de sua realidade, pois isso é trabalhar com o conhecimento sistematizado.
	 b)
	A educação de jovens e adultos é um direito assegurado pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é assegurado gratuitamente aos que não tiveram acesso na idade própria e, segundo a LDB, o poder público deverá estimular o acesso e a permanência do jovem e do adulto na escola.
	 c)
	Para eles, a escola deve ser o lugar de repetição de conhecimentos vindos de fora que precisam ser memorizados e aprendidos pelos alunos.
	 d)
	Deve formar cidadãos do futuro ao invés de considerá-los como cidadãos no presente.
	7.
	Na EJA, é necessária a flexibilização de tempos e espaços para atender à especificidade do educando jovem e adulto. Na reflexão pedagógica, nessa modalidade educativa, tem especial relevância a consideração de suas dimensões social, ética e política. O ideário da Educação Popular é referência importante na área. Na atualidade, a que se caracteriza a EJA?
	 a)
	À modalidade de educação que ensina para alunos adultos com grande experiência de vida agrária, de trabalho com a terra e os animais. A experiência desses alunos é típica do mundo ágrafo, o que impossibilita a incorporação da realidade do educando como conteúdo escolar.
	 b)
	Não apenas pela diversidade do público que atende e dos contextos em que se realiza, mas também pela variedade dos modelos de organização dos programas.
	 c)
	À Campanha Nacional de Massa por um Brasil alfabetizado. Essa campanha em curso visa à alfabetização de todos e uma capacitação profissional aligeirada.
	 d)
	A atender sujeitos jovens e adultos que são sujeitos não produtivos, incapazes de resolver seus problemas e na verdade com a capacidade de aprender bemmenos do que a das crianças.
	8.
	Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. Sobre essa dimensão educativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica. 
(    ) Tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividir esta com outros setores sociais. 
(    ) Propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola. 
(    ) Busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	A Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, é pautada pela inclusão e pela qualidade social. Sobre o que a EJA requer, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Maior alocação de materiais lúdicos para que as aulas ministradas pelos docentes sejam racionalistas.
	 b)
	Um processo de gestão e financiamento que lhe assegure isonomia com relação ao Ensino Fundamental regular.
	 c)
	Uma sistemática de acompanhamento das aulas com avaliação permanente do desempenho dos professores.
	 d)
	A implantação de um sistema de acompanhamento, controle, monitoramento e avaliação das avaliações.
	10.
	Eu sou pai e quero muito que minha filha cresça no jeito de ser Guarani. No momento em que ela entender as palavras, devo dar conselhos a ela. Tenho as orientações guardadas, pois as recebi dos meus avós. Para vocês, crianças e jovens, gostaria de dar um conselho: visitem mais seus avós para ouvir as aprendizagens que eles têm para passar para vocês e ouçam as histórias que eles têm para contar. Para os adultos, pais e mães, gostaria de sugerir que usem mais tempo para conviver e aconselhar as suas filhas e os seus filhos. Na educação das crianças e jovens é importante ter tempo e paciência. Devemos dar conselhos todos os dias e também acompanhar as crianças e os jovens para ver como fazem as coisas. Olhar para a criança e acompanhá-la naquilo que faz. A criança e o jovem precisam de liberdade para aprender, mas os adultos devem estar por perto para orientar e aconselhar.
A relação entre os principais temas do texto do artigo e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo pai está representada por:
FONTE: http://comin.org.br/static/arquivos-publicacao/semana-dos-povos-2009-educacao-guarani-1282916741.pdf. Acesso em: 3 jul. 2018.
	 a)
	Sabedoria e política / educação difusa.
	 b)
	Educação e cultura / educação assistemática.
	 c)
	Identidade e história / educação formal.
	 d)
	Ideologia e filosofia / educação superior.

Continue navegando