Logo Passei Direto
Buscar

Grécia Antiga e Teoria da População de Malthus

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Mariana Guimarães 
	
	Disciplina:
	História do Pensamento Político e Econômico (HIS33)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638679) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19461972
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Sabemos que a democracia foi um sistema e regime de governo gestado pelos gregos da antiguidade clássica, mas nem sempre a Grécia viveu sob o regime político e sociedade democrática, a Grécia experimentou outros modelos até formular o modelo da democracia. Neste sentido, descreva a organização social e política que vigorava na Grécia Antiga no período anterior ao surgimento das cidades-Estado, nas quais se implantou o regime de democracia.
	Resposta Esperada:
Na Grécia anterior ao período de implantação dos regimes de democracia, ocorria a existência de governos estruturados na forma de aristocracias, que previa a existência de uma realeza, com características tradicionais, assim como feudais. O regime era de aristocracia, composto por realezas compostas por famílias legitimadas pela propriedade de riquezas ou terras, assim como pela herança sanguínea. Possuíam poder de deliberação e intervenção que abrangiam, além da dimensão política, o âmbito religioso, jurídico e econômico, e ocorria o favorecimento político destes, em detrimento dos interesses dos demais grupos sociais como pequenos agricultores e grupos urbanos que atuavam com comércio e artesanato.
A política de aristocracia também era legitimada pelo campo religioso da mitologia. Desta forma, as leis eram inquestionáveis, pois refletiam as determinações divinas e tradicionais.
	2.
	No contexto da Modernidade, a Europa passou por profundas transformações de ordem política, econômica, social, bem como nos modos de produção e nas relações de trabalho. O economista inglês Thomas Malthus (1776-1834), desenvolveu reflexões sobre essas transformações, dando enfoque para a reprodução da população. Partindo desse pressuposto, disserte sobre a teoria da população de Malthus.
FONTE: GENARI, Adilson Marques. Duas teorias da população no pensamento clássico: Karl Marx e Thomas Malthus. Disponível em:
https://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2009/trabalhos/duas-teorias-da-populacao-no-pensamento-classico-karl-marx.pdf.Acesso em: 28 jan.2019.
	Resposta Esperada:
Quando Malthus desenvolveu suas ideias, a Inglaterra passava por muitas mudanças, inclusive nas relações de trabalho, o que ocasionou uma jornada de trabalho de até 18 horas, motins e protestos que se alastravam pelas cidades. Diante desse contexto, voltou as suas atenções para a reprodução humana e suas implicações, como a possibilidade de crise na produção de alimentos. Para Malthus, a população pobre deveria ser mantida no nível de subsistência, sendo contrário às ações de bem-estar social. Em sua opinião, a elevação do rendimento dos pobres acarretaria no aumento do nível de consumo dos alimentos e, consequentemente, na elevação dos seus preços.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina