A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Aspectos do Direito Constitucional_Avaliação Final (Discursiva) _ GABARITO

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina:
	Aspectos do Direito Constitucional (16789)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638779) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19443002
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O poder constituinte é a expressão da vontade popular que representa o anseio da sociedade politicamente organizada. Tal poder delimita a estrutura do Estado e faz com que os representantes do povo possam alterar as normas constitucionais, passando de uma democracia direta para a representativa. Existem dois tipos de espécies de poder constituinte identificados pela doutrina: o originário e o derivado. Disserte sobre o conceito de poder constituinte originário.
	Resposta Esperada:
O poder constituinte originário (inaugural, fundacional, primogênito, genuíno, primário, de primeiro grau ou inicial) é o poder de elaborar uma Constituição. O poder constituinte originário designa os novos poderes que irão reger um determinado povo. Tal poder pode ser considerado puro, elementar e principal.
	2.
	Como requisitos fundamentais do controle de constitucionalidade, é necessário uma Constituição rígida, ou seja, um processo de alteração mais difícil que o da Lei ordinária e a atribuição de controle a um órgão supremo. O controle de constitucionalidade é importante para o direito constitucional e para todos os demais ramos. Disserte sobre as principais finalidades do controle de constitucionalidade.
	Resposta Esperada:
Verifica a adequação (compatibilidade) de uma lei ou de um ato normativo com a constituição, considerando seus requisitos formais e materiais. Propõe a garantia de supremacia dos direitos e garantias fundamentais. Configura limites ao poder do Estado, sendo também uma parte da legitimação do próprio Estado, determinando seus deveres e tornando possível o processo democrático em um Estado de Direito.
Parte inferior do formulário