Buscar

rotinas imobiliárias II aula 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rotinas imobiliárias II
AULA 06
Identifique-se em cada atividade colocando o seu nome completo e RGM. 
Isto é um documento e se faz necessário estar completo.
Atividades
Você deverá responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. 
Faça as respostas em arquivo separado para cada aula, coloque seu nome e RGM, facilitando a sua identificação, anexe-o na página EAD.
Nome: Kaio Aparecido Rodrigues Baltha
RGM: 163.2201
Escreva de acordo com o seu entendimento.
1. Descreva com suas palavras o que entendeu por Princípio da Publicidade.
Resposta: No meu entendimento, o princípio da publicidade vem do dever de divulgação oficial dos atos imobiliários, encartando-se no livre acesso dos indivíduos, a informações de seu interesse e de transparência na atuação imobiliária. Portanto, a publicidade dos atos imobiliários constitui medida voltada a exteriorizar a vontade do Negócio Imobiliário divulgando seu conteúdo para conhecimento público, tornar exigível o conteúdo do ato, desencadear a produção de efeitos do ato imobiliário permitindo o controle de legalidade do comportamento.
2. Descreva com suas palavras o que entendeu por Princípio da Fé Pública.
Resposta: No meu entendimento, o princípio da fé pública são os atos praticados pelo registrador que estão legalmente assegurados, com base na delegação do próprio estado para a atividade registral, portanto como diz o ditado “quem não registra não é dono”. A fé pública serve para proteger os interesses no registro de direitos e não os fatos ligados a eles, estendendo-se a todas as soluções jurídicas levadas a registros amparando os direitos que eles conduzem ao registro. Como a situação geográfica do imóvel, sua exploração econômica, suas construções e seu preço.
3. Descreva com suas palavras o que entendeu por Princípio da Prioridade.
Resposta: No meu entendimento, o princípio da prioridade tem como objetivo a ordem da prenotação do título e não propriamente do registro, consistindo no prévio assentamento do título que garantirá a prioridade a esta preferência do direito real sobre o imóvel, determinada pelo momento da apresentação do título para registro.
4. Descreva com suas palavras o que entendeu por Princípio da Especialidade.
Resposta: No meu entendimento, princípio da especialidade é aquele que exige a identificação do imóvel mediante a especificação de suas características, localização, confrontações, área e denominação, no caso de imóvel rural. No caso do imóvel urbano será exigida a identificação mencionada do logradouro em que fica situado, do número do imóvel e de sua designação cadastral, assim como seja, urbano ou rural, do número da matrícula, se já houver sido aberta, e do número de registro anterior.
5. Descreva com suas palavras o que entendeu por Princípio da Disponibilidade.
Resposta: No meu entendimento, o princípio da disponibilidade condiz que ninguém pode transmitir mais direito do que tem, é imperioso verificar se o imóvel está ou não em condições de ser alienado ou onerado, tanto do ponto de vista físico como no prisma jurídico.
6. Descreva com suas palavras o que entendeu por Princípio da Continuidade.
Resposta: No meu entendimento, nesse princípio nenhum registro pode ser efetuado sem a prévia menção do título anterior, constituindo assim, a eficácia normal do registro. Não mencionar ou indicar o título anterior poderia complicar na quebra ilegal de um dos elos da corrente da sucessividade imposta por lei e pelo princípio da continuidade.
7. Descreva com suas palavras o que entendeu por Princípio da Instância.
Resposta: Como estudado no material, esse princípio segue o exemplo do direito alemão traduzindo a necessidade de postulação do registro ou provocação para que o titular do registro imobiliário pratique o ato registral. Não se admite uma atuação ex-officio do registrador, ou seja, por iniciativa própria para concretizar o assentamento. 
Boa sorte!!!

Continue navegando