Buscar

25 de MAIO 2020 QUESTÕES DE BIOQUÍMICA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOQUÍMICA I
1
QUESTÕES DE BIOQUÍMICA I – TAREFA para aula do dia 25/05/2020
Aluno: Leandra Caroline de Souza
Curso: Biomedicina 
1.Assinale com V para as questões Verdadeiras e com F para as Falsas:
( V )Fisiologicamente, a glicose é o monossacarídio mais importante, porque é a forma essencial de circulação dos HC no sangue e a fonte primária de energia, especialmente do cérebro;
( F )No estômago não existem enzimas capazes de hidrolisar os HC, logo esta tarefa é atribuição das glicosidades intestinais;
( F ) NADPH e Acetil CoA são os equivalentes de redução gerados no T.C.A. que passam à Cadeia Respiratória para gerar ATP;
( F ) Quando os elétrons passam da a matriz da mitocôndria para o EIM, através dos canais da ATP sintase, ocorre a síntese de ATP a partir de ADP + Pi;
( F )A Glicólise é o processo universal no qual a Acetil CoA, oriunda da descarboxilação do piruvato, se condensa com oxaloacetato para formar citrato
2.Quais são os equivalentes de redução, produzidos no Ciclo de Krebs e também na ß-oxidação dos AG que vão gerar ATP na Cadeia Respiratória?
a. NADH e FADH2
b. NADPH e H2O
c. H2O e CO2
d. NADPH e FADH2
e. Acetil CoA e CO2
3. A Cadeia Respiratória (C.R.) pode ser afetada pela ação de substâncias inibidoras e desacopladoras. Relacione as substâncias “a” e “b” com a classificação correta e com seus efeitos sobre a C.R.:
( B )Inibidor
( A )Desacoplador
( A )aumenta o consumo de O2
( B )não há consumo de O2
( B )não há produção de água
( A )a energia é liberada na forma de calor
(A)não há síntese de ATP
a.Dinitrofenol (DNP)
b.Rotenona
4.Uma célula recebeu 450 moléculas de glicose que foram completamente degradadas até CO2 e H2O, realizando a Glicólise, o Ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória. Baseado nestas informações o saldo em ATP, FADH2, NADH e Acetil CoA (utilizada no Ciclo de Krebs) será:
a.19000 ATP; 1000 FADH2; 5000 NADH; 500 Acetil CoA 
b. 15000 ATP; 500 FADH2; 5000 NADH; 600 Acetil CoA
c. 16000 ATP; 450 FADH2; 450 NADH; 500 Acetil CoA
d. 19500 ATP; 800 FADH2; 3800 NADH; 450 Acetil CoA
e. 17100 ATP; 900 FADH2; 4500 NADH; 900 Acetil CoA
5.NAD+, FAD e NADPH são exemplos de:
a. cofatores inorgânicos		
b. holoenzimas	 
c. cofatores orgânicos	 
d. apoenzimas		
e. vitaminas
6.A glicose, resultante da digestão dos carboidratos, vai do intestino, através do sistema porta, ao fígado. Quais os possíveis destinos da glicose após sua absorção pelo fígado?
Durante a digestão o sangue chega ao fígado e a maior parte da glicose presente no plasma sanguíneo é recolhida pelos hepatócitos. Assim, a glicose fica armazenada no fígado na forma de glicogênio, e a função do glicogênio hepático é manter a glicemia do corpo entre as refeições. Ele é a forma de se armazenar glicose que poderá ser exportada para qualquer lugar do corpo com necessidades energéticas. Por exemplo, o cérebro é um órgão que depende exclusivamente de glicose na obtenção de energia para suas células.
7.Qual o papel desempenhado pela enzima ATP-sintase na Cadeia Oxidativa Mitocondrial Transportadora de Elétrons (C.O.M.T.E.)?
Como ocorre muitas reações químicas que produzem energia e liberam calor não sendo favorável para as células é criado uma estratégia celular para formar um gradiente de prótons e produzir uma molécula “carregadora” de energia chamada ATP, essa síntese é intermediada por um complexo enzimático chamado ATP-sintase funcionando como um motor rotatório para formar ATP.
8.A Via das Pentoses (ou rota HMP) é uma via metabólica que ocorre simultaneamente à Glicólise no citoplasma do fígado e tecido adiposo, principalmente. Quais são os objetivos da Via das Pentoses?
Os objetivos são fonte de pentoses intermediárias para produção de ácidos nucleicos, a síntese da Coenzima NADPH extramitocondrial para biossínteses redutivas ocorrendo a síntese de AG, converte as hexoses em pentoses, permite a combustão de glicose em uma série de reações do Ciclo de Krebs e da fosforilação oxidativa.
9.Uma pessoa foi atendida em um serviço de emergência hospitalar em estado comatoso e apresentando depressão respiratória devido à intoxicação por monóxido de carbono (CO). Qual a via metabólica e etapa desta via afetadas pelo CO?
10.Se um organismo vivo metabolizar 10 moléculas de glicose em ausência de oxigênio qual será o saldo final em NADH, FADH2 e ATP? Qual o nome da rota bioquímica que ocorre nesta condição metabólica?
ATP: 20
NADH:100
FADH²: 20
Acidose láctica 
Profa. Lisianne B. Benitez

Continue navegando