Buscar

Educação Ambiental EXercício 2

Prévia do material em texto

Educação Ambiental, Diversidade, Libras e Políticas de Inclusão
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	sábado, 6 Jun 2020, 10:57
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 6 Jun 2020, 11:10
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É preciso que o sistema educacional esteja preparado para receber todos os tipos de alunos, ou seja, pessoas com deficiência, de todos os credos e etnias, classes sociais e contextos diversos devem encontrar na escola um ambiente acolhedor. Diante do contexto descrito, o que significa um ambiente escolar acolhedor?
Escolha uma:
a. Ignorar, perpetuar e alimentar a desigualdade.
b. Ter omissão, diversidade e desigualdade.
c. Dar ocupação formal, e pirâmide social.
d. Ter estrutura, concreta e formacional.
Gabarito: Resposta de acordo com o capítulo 5, página 65, do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. Capítulo 5, Página 65. Significa ter estrutura, concreta e formacional, para entender as necessidades de cada um e oferecer a todos o melhor ensino possível.
e. Ter inclusão, políticos e fundiários.
Feedback
A resposta correta é: Ter estrutura, concreta e formacional..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Embora a diversidade seja inerente ao ser humano, a conquista da igualdade de direitos tem sido busca constante por parte das minorias e mesmo aqueles avanços já garantidos em lei, para todos continua sendo uma pauta diária e necessária para a construção de um mundo onde cada um se sinta pertencente, independente do gênero, etnia, religião, classe social ou qualquer outra diferença. Quando se fala em racismo, há quem diga que no Brasil, já foi superado. No entanto, em pleno século XXI a mídia continua a noticiar crimes explícitos de racismo (mesmo cento e trinta anos após a Abolição da Escravatura) e além disso os dados e registros sobre a população negra comprovam uma desigualdade real e incontestável. Identifique essas considerações nas afirmativas a seguir:
I– Conclusão do Ensino Médio: 55,8% de brancos e 40,3% de negros e pardos, sendo que, em média, os negros estudam dois anos a menos do que os brancos (fonte do IBGE 2018).
II – As cotas nas universidades garantem o acesso a população negra a esse nível de ensino como uma tentativa de reparar uma dívida centenária, porém muitos negros não concluem os estudos.
III – O relatório publicado em 2010 pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) aponta que a pobreza atinge potencialmente a população negra e isso se deve principalmente a omissão do poder público que insiste em não enxergar essa realidade;
IV– A lei n. 10.639/2003 garante o ensino de história e cultura africana nas escolas e com isso é visível a mudança no ambiente escolar, com recursos variados e sem estereótipos.
V– O reconhecimento da compositora e cantora Chiquinha Gonzaga, Machado de Assis na literatura e Irmãos Rebouças na engenharia civil, marcam um novo tempo na construção de uma nação afrodescendente.
A seguir demonstre quais afirmativas reiteram o contexto de desigualdade da população negra do Brasil:
Escolha uma:
a. As afirmativas I e III estão corretas;
Gabarito comentado: Resposta de acordo com o capítulo 4 do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019.As alternativas corretas são: Conclusão do Ensino Médio: 55,8% de brancos e 40,3% de negros e pardos, sendo que, em média, os negros estudam dois anos a menos do que os brancos (fonte do IBGE 2018). III – O relatório publicado em 2010 pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) aponta que a pobreza atinge potencialmente a população negra e isso se deve principalmente a omissão do poder público que insiste em não enxergar essa realidade; Os dados sobre a diferença entre brancos, negros e pardos que concluem o Ensino Médio, bem como, o relatório sobre a pobreza que atinge a população negra são só a ponta do iceberg dos números da desigualdade social histórica vivida por esses cidadãos brasileiros.
b. As afirmativas II, III e V estão corretas;
c. As afirmativas III, IV e V estão corretas;
d. As afirmativas II, IV e V estão corretas.
e. As afirmativas I e V estão corretas;
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I e III estão corretas;.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com o passar do tempo tivemos muitas mudanças nas relações sociais, e consequentemente os homens passaram a desejar uma efetiva participação social, e o desejo de exercer sua cidadania torna-se mais evidente, foram necessárias medidas institucionais para garantir essa participação. Consequentemente, mais espaços passaram a ser ocupados pelos cidadãos e mais funções foram sendo desempenhadas. Marshall (1967) procura identificar a evolução histórica destacando três dimensões da cidadania. Que mostram que a cidadania está diretamente ligada a conquista dos direitos humanos.
Analise a evolução histórica das três dimensões da cidadania destacadas por Marshall (1967):
I. O século XVIII possibilitou a extensão da cidadania para a dimensão social (bem estar, a segurança, o direito a uma vida civilizada e o acesso à herança social).
II. O século XVIII propiciou o desenvolvimento dos direitos civis (liberdade pessoal, de expressão, pensamento e crenças, o direito à propriedade e à justiça, por exemplo).
III. O século XIX foi palco do estabelecimento de direitos políticos (voto e o emprego em serviço público).
IV. O século XX possibilitou a extensão da cidadania para a dimensão social (bem estar, a segurança, o direito a uma vida civilizada e o acesso à herança social).
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e II.
b. Somente na afirmativa I.
c. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Gabarito: Resposta de acordo com o capítulo 5, página 68, do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. O século XVIII propiciou o desenvolvimento dos direitos civis (liberdade pessoal, de expressão, pensamento e crenças, o direito à propriedade e à justiça, por exemplo). O século XIX foi palco do estabelecimento de direitos políticos (voto e o emprego em serviço público). O século XX possibilitou a extensão da cidadania para a dimensão social (bem estar, a segurança, o direito a uma vida civilizada e o acesso à herança social).
d. As afirmativas I, III e IV estão corretas.
e. Somente na Afirmativa IV.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas II, III e IV estão corretas..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao refletir sobre o feminismo não podemos nos limitar ao conhecimento em senso comum que exacerbado pelo machismo, tende a acreditar que o feminismo luta pela supremacia das mulheres sobre os homens, mas essa visão é completamente equivocada. Uma das máximas dos estudos feministas enfatiza que “não se nasce mulher, torna-se mulher”.
Afirmando que o gênero feminino é construído ao longo do tempo, por meio das pequenas atitudes que permeiam o cotidiano da mulher. As reproduções de atitudes machistas constroem-se sobre esse pilar, baseado em preconceitos socialmente aceitos (mulheres são mais frágeis, são piores em ciências exatas, entre outras) e que devem ser questionados.
Considere o texto acima, assinale a alternativa que apresenta de quem é o pensamento “não se nasce mulher, torna-se mulher” que é considerado uma das máximas dos estudos feministas:
Escolha uma:
a. Munanga; Gomes (1970)
b. Simone de Beauvoir (1970)
Gabarito: Resposta de acordo com o capítulo 4, página 44, do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. Uma das máximas dos estudos feministas é o pensamento de Simone de Beauvoir (1970) que afirma que “não se nasce mulher, torna-se mulher”. A autora afirma que o gênero feminino é construído ao longo do tempo, por meio das pequenas atitudes que permeiamo cotidiano da mulher. As reproduções de atitudes machistas constroem-se sobre esse pilar, baseado em preconceitos socialmente aceitos (mulheres são mais frágeis, são piores em ciências exatas, entre outras) e que devem ser questionados.
c. Lopes; Salles (1970)
d. Michel Foucault (1970).
e. Pierre Bourdieu (1970)
Feedback
A resposta correta é: Simone de Beauvoir (1970).
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O estudo de gênero no Brasil, assim como no resto do mundo, é muito recente, e poderíamos dizer que, por muito tempo foi sinônimo de estudo sobre a mulher. Sem dúvida, os estudos sobre mulheres, foram fundamentais para se entender o “sexismo” como as relações de gênero em nossa sociedade são assimétricas e como a mulher é oprimida, por conta da construção social e subordinada do feminino. Muitos estudos de gêneros deixam de falar de sistemas de relações sociais entre os sexos. Com base no texto acima é correto afirmar que:
I. Sexo é a característica biológica que determina a classificação dos indivíduos como homens e mulheres;
II. Gênero é a característica biológica que determina a classificação dos indivíduos como homens e mulheres;
III. Sexo diz respeito aos elementos socialmente construídos é um conjunto de normas e modelos que devem ser seguido por pessoas que se identificam como homens e mulheres;
IV. O gênero sempre foi considerado binário masculino ou feminino, e a um deles a pessoa é associada ao nascer;
V. O sexo de cada indivíduo, além de ser algo biológico carrega o que a sociedade convenciona como “adequado” em termos de discurso e de características de comportamento “esperado”;
Marque a alternativa que contém todas as respostas corretas:
Escolha uma:
a. I, II, III, IV e V estão corretas;
b. Apenas as alternativas I, III, IV e V estão corretas;
c. Apenas as alternativas I, IV e V estão corretas;
Gabarito comentado: Resposta de acordo com o capítulo 4, página 43, do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. De acordo com os estudos no livro base sobre gênero entende se que sexo é a característica biológica que determina a classificação dos indivíduos como homens e mulheres. O gênero sempre foi considerado binário masculino ou feminino, e a um deles a pessoa é associada ao nascer. O sexo de cada indivíduo além de ser algo biológico, carrega o que a sociedade convenciona como “adequado” em termos de discurso e de características de comportamento “esperado”.
d. Apenas as alternativas II, IV e V estão corretas;
e. Apenas as alternativas II, III, IV e V estão corretas;
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas I, IV e V estão corretas;.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Pode-se afirmar que o povo brasileiro é oriundo de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Todos esses povos trouxeram em sua bagagem memórias e elementos representativos de diferentes culturas e civilizações. Consequentemente, podemos dizer que o Brasil é uma rica combinação desses ingredientes, que contribuíram para formar a identidade, a cultura e a história do brasileiro como povo. Porém, grande parte dos brasileiros não tem ideia dessas origens, e desconhece as tradições de povos indígenas, africanos, ciganos e outros que ajudaram a formar a nação brasileira. Com base nessa constatação, analise as afirmativas a seguir marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A falta de conhecimento sobre a origem do povo brasileiro tem promovido o preconceito e estimulado as desigualdades sociais, e também indica ausência de democracia racial, cultural e política.
( ) A cultura dos povos marginalizados costuma ser carregada de conotações negativas e inadequadas. Isso pode causar desconforto e problemas sociais. Músicas, danças e outras expressões artísticas também foram abafadas e até mesmo criminalizadas. Esse passado de exploração e desvalorização da cultura, da religião e das tradições indígena e negra tem repercutido na autoestima dos descendentes desses povos e alimentado o preconceito e a discriminação na sociedade brasileira.
( ) A Constituição de 1988 estabeleceu bases mais éticas e justas para a convivência social no país, ressaltando o respeito à dignidade humana e os direitos fundamentais. Desse modo, somente a elaboração de leis mais específicas e rígidas, vem promovendo cada vez mais a igualdade das relações étnico-raciais no Brasil.
( ) É notório que muitas escolas encontram dificuldade em tratar essa sociodiversidade cultural na hora de pensar e elaborar seu projeto político- pedagógico, e as matrizes africanas e indígenas muitas vezes são apresentadas de forma distorcida, incompleta ou estereotipada nos livros didáticos.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F, F, V e V
b. V, V, V e V
c. V, V, F e V
Gabarito: Resposta de acordo com o capítulo 4, páginas 49 a 53 do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. A sequência correta é V, V, F e V, sendo equivocada a afirmativa que diz que “a Constituição de 1988 estabeleceu bases mais éticas e justas para a convivência social no país, ressaltando o respeito à dignidade humana e os direitos fundamentais. Desse modo, a elaboração de leis mais específicas e rígidas, vem promovendo cada vez mais a igualdade das relações étnico-raciais no Brasil”. Somente a existência das leis não está sendo suficiente para promover a igualdade das relações étnico-raciais no Brasil. Pelo menos é o que apontam os indicadores de raça/etnia e sexo, divulgados pelo IBGE. O que esses indicadores mostram é que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que essas populações marginalizadas sejam compostas por cidadãos plenos de direitos (LOPES, 2009).
d. V, F, F e V
e. V, V, V e F
Feedback
A resposta correta é: V, V, F e V.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No tocante à Educação enquanto promotora da cidadania é correto afirmar que o ensino deve ser dialético e interligado a todos os aspectos da vida coletiva. Assim sendo, o trabalho não deve ser visto apenas como forma de subsistência, mas de mola impulsionadora do progresso social, fruto dos saberes individuais, do esforço físico e mental.
Diante dessa afirmativa e de acordo com os estudos das videoaulas e do livro-base, é importante afirmar que:
I. Todo o conhecimento obtido deve ser aplicado a uma atuação prática e abrangente.
II. As discussões e saberes devem extrapolar os limites da sala de aula, sendo reproduzidos em casa e nas relações sociais como um todo;
III. A educação não compreende somente a transmissão do conhecimento, mas sua aplicação no cotidiano e na mudança de comportamentos;
IV. O aluno deve ser colocado num papel ativo, dinâmico e coparticipante do processo educativo.
V. A educação deve ser pautada em valores éticos e morais inquestionáveis para ser bem-sucedida em sua missão de educar.
Diante das afirmativas acima, é possível destacar o que está correto em:
Escolha uma:
a. as alternativas I, II, III e IV
Gabarito comentado – Resposta de acordo com o capítulo 4 do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. As sentenças corretas são: Todo o conhecimento obtido deve ser aplicado a uma atuação prática e abrangente. As discussões e saberes devem extrapolar os limites da sala de aula, sendo reproduzidos em casa e nas relações sociais como um todo; A educação não compreende somente a transmissão do conhecimento, mas sua aplicação no cotidiano e na mudança de comportamentos; O aluno deve ser colocado num papel ativo, dinâmico e coparticipante do processo educativo. A educação deve ser pautada em valores éticos e morais, mas deve ser debatida levando em conta os saberes e impressões da sociedade, para educar cidadãos éticos e conscientes de sua cidadania.
b. somente nas alternativas II e III
c. somente a alternativa V
d. as alternativas III e V
e. somente a alternativa I.
Feedback
A resposta correta é: as alternativas I, II, III e IV.
Questão 8
Correto
Marcarquestão
Texto da questão
A Constituição de 1988 traz a garantia do direito a educação para todos os brasileiros. O Estatuto da Criança e do Adolescente criado a partir da Lei n 8.069/1990, também estabelece esse direito e determina as bases para sua oferta. Com base no texto é correto afirmar que:
I. Muitas crianças e jovens permanecem afastados da escola por questões econômicas e sociais. É papel do estado fiscalizar essa adesão e garantir que todos os direitos estão sendo respeitados;
II. É preciso que o sistema educacional esteja preparado para receber todos os tipos de alunos. Pessoas com deficiência, de todos os credos e etnias, classes sociais e contextos diversos, devem encontrar na escola um ambiente acolhedor;
III. As dificuldades no ambiente escolar são raras e não refletem na aprendizagem e tão pouco na inclusão de alunos;
IV. A educação enfrenta muitas dificuldades como falta de recurso financeiro, quantidade excessiva de alunos por turma a escassez de programas de formação especifica.
V. A ação conjunta e integrada é a chave do processo de formação de crianças e adolescentes, conscientes de seu papel enquanto cidadãos.
Marque a alternativa composta por todas as sentenças corretas:
Escolha uma:
a. I, III e V;
b. I, II e III;
c. I, II, IV e V;
Gabarito comentado: Resposta de acordo com o capítulo 5, página 65, do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. De acordo com o estudo no livro base sobre Estatuto da criança e do Adolescente muitas crianças e jovens permanecem afastados da escola por questões econômicas e sociais. É papel do estado fiscalizar essa adesão e garantir que todos os direitos estão sendo respeitados. É preciso que o sistema educacional esteja preparado para receber todos os tipos de alunos. Pessoas com deficiência, de todos os credos e etnias, classes sociais e contextos diversos, devem encontrar na escola um ambiente acolhedor. A educação enfrenta muitas dificuldades como falta de recurso financeiro, quantidade excessiva de alunos por turma a escassez de programas de formação específica são algumas delas que permeiam a carreira de professores da educação. A ação conjunta e integrada é a chave do processo de formação de crianças e adolescentes conscientes de seu papel enquanto cidadãos.
d. I, II, III e IV;
e. II e III;
Feedback
A resposta correta é: I, II, IV e V;.
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento criado em 2017 e que dispõe sobre as competências necessárias para os alunos em cada etapa de formação. Seu texto é composto pelas necessidades do contexto social e econômico atual, embasado em conhecimentos sólidos e que visam uma formação eficiente. Ela traz a necessidade dos alunos de pensar por si próprios, articulando habilidades críticas e criativas para questões diversas. Resolver problemas sociais, questionar situações, resolver conflitos e encontrar soluções para questões variadas são algumas dessas competências. Diante disso, marque (v) para verdadeiro e (F) para as alternativas abaixo dentro da proposta da BNCC:
( ) A formação do aluno tem um aspecto muito mais vasto do que meramente a aprendizagem de um ofício ou obtenção de um diploma.
( ) A percepção de que somos todos cidadãos de um mesmo mundo e que todas as nossas ações irão impactar a sociedade e meio ambiente é a essência da questão.
( ) Saber como atuar de maneira calma e cautelosa é a necessidade básica da formação do aluno, incentivando inclusive o aluno ao exercício de relaxamento.
Escolha uma:
a. F- V- V.
b. V- F- F.
c. V- V- V.
d. V- V- F.
Gabarito: Resposta de acordo com o capítulo 5, página 65 do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. A sequência correta é V V F. A formação do aluno tem um aspecto muito mais amplo do que a aprendizagem de um ofício ou obtenção de um diploma. É dessa maneira que se pode pensar a cidadania dentro do contexto educacional. A percepção de somos todos cidadãos de um mesmo mundo e que todas as nossas ações impactam a sociedade e meio ambiente é o cerne da questão - saber como atuar nesse papel de maneira positiva é a necessidade básica da formação do aluno.
e. F- V- F.
Feedback
A resposta correta é: V- V- F..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Brasil é um país miscigenado e com grande riqueza cultural, apresentando diversas relações étnico-raciais e de identidade. Diante disso, é importante refletir sobre quais foram as questões que levaram a essa diversidade. Marque a alternativa que representa o que contribuiu para essa miscigenação.
Escolha uma:
a. Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios e por isso temos toda essa miscigenação na atualidade.
b. O Brasil foi colonizado pelos portugueses à custa da exploração de indígenas e negros.
Gabarito: Resposta de acordo com o capítulo 4, página 47 do material didático. Educação cidadã, diversidade e meio ambiente- Faculdade Educacional da Lapa (Org.) 2019. Não se pode esquecer das condições que levaram a essa diversidade. Em primeiro lugar, estamos falando de um país que foi colonizado pelos portugueses à custa da exploração de indígenas (povos autóctones) e negros.
c. O Brasil sempre valorizou suas origens indígenas e negras e por isso há uma grande miscigenação.
d. Os primeiros habitantes de fato do Brasil foram os portugueses.
e. Ao longo dos anos o DNA foi se modificando e gerando uma grande diversidade étnico-racial.
Feedback
A resposta correta é: O Brasil foi colonizado pelos portugueses à custa da exploração de indígenas e negros..
Parte inferior do formulário

Continue navegando