Buscar

relatorio palestra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DA PALESTRA
SUCESSÕES EM TEMPO DE PANDEMIA 
Amanda Oliveira da Silva RA:61710684
 
 No dia 12 de maio de 2020 a professora Laura Brito ministrou palestra online por meio da plataforma Zoom, com o tema: Sucessões em tempos de pandemia. 
 A palestrante iniciou destacando que há no direito brasileiro a Sucessão testamentária e legítima. São herdeiros necessários filhos, pais vivos e cônjuge. Há uma restrição da autonomia da vontade e valorização da mesma no testamento, onde a restrição é que 50% do patrimônio seja deixado aos herdeiros necessários, sendo apenas 50% do patrimônio deixado em testamento. 
 Com a pandemia do COVID-19, foi implantado o isolamento social no Brasil, no final de março de 2020, causando assim um aumento no número de testamentos realizados, valendo ressaltar que não é necessário advogado para realizar o testamento. A pedido dos tabeliões o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) permitiu a assinatura digital, em razão do isolamento social. 
 Há três testamentos existentes, o testamento público, testamento cerrado e o testamento particular que em razão de algumas de suas peculiaridades e exigências não são viáveis diante a calamidade na saúde pública do país. 
 A melhor forma para realizar o testamento é o previsto no Art. 1879 do Código Civil: 
“Art. 1.879. Em circunstâncias excepcionais declaradas na cédula, o testamento particular de próprio punho e assinado pelo testador, sem testemunhas, poderá ser confirmado, a critério do juiz.”
 Sendo útil dar ciência da existência de tal testamento a pessoas de sua confiança ou ao advogado. 
 Tal palestra foi de grade valia e acrescentou conhecimentos ao que já foi lecionado a aula, trazendo novidades sobre um tema atual.

Continue navegando