Buscar

Thaíssa Santos - 20 1_A2_EAD_respostas

Prévia do material em texto

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA: EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA | TURMA: SAU0007N | SEMESTRE 2020.1
PROFESSOR: FILIPE DEGANI CARNEIRO
AVALIAÇÃO INDIVIDUAL 2 (A2)
RESPOSTAS
NOME: Thaíssa dos Santos Sombra. 20101485
1 – Psicologia Experimental e Psicologia dos povos.
Psicologia Experimental > Era centrada no estudo dos processos psíquicos básicos e defendia que as questões da psique são estudadas através da experiência consciente do sujeito, principalmente nas áreas de sensação, percepção e introspecção. Para que se tenha uma conclusão concreta, são realizados métodos científicos, visando também realizar experimentos baseando-se em estatísticas para se chegar em resultados precisos.
Psicologia dos Povos > Era uma psicologia mais cultural, voltada para estudos processos psíquicos mais superiores e coletivos, sendo eles a arte, linguagem, religião, costumes). Utilizava-se mais a observação do que o experimento, devendo ser usada para compreender os processos mentais superiores. 
_____________________________________________________________________________________________
2 – Os instrumentos são a classificação das diferenças individuais e a mensuração dos processos mentais, por meio dos Testes Psicológicos, quociente de inteligência e as práticas de ajustamento. Que tinham o intuito de conduzir as pessoas pelo seu saber psicológico e instituições disciplinares usavam, para administrar um problema de comportamento e também sendo um meio de gerir pessoas. Seus aspectos eram individuais e coletivos.
No campo educacional era um meio de moldar o comportamento nas escolas, nos manicômios (para os loucos, pois tinham um comportamento diferente de pessoas “normais”) e era uma forma de organizar a vida dessas pessoas, no campo das forças armadas para testar as atividades mentais dos soldados que ingressaram.
Tudo isso usando o teste psicológico que era um meio mais objetivo de demonstrar a atividade mental, aprendizagem, memória e sua inteligência, avaliando pessoas e suas respostas nos referidos testes. 
_____________________________________________________________________________________________
3 – Os métodos eram a Hipnose e Psicoterapia.
Hipnose > um procedimento voltado para o inconsciente, onde os sintomas da crises são evidenciados de maneira que consiga compreender a origem do trauma. 
Psicoterapia > um procedimento voltado para a conversa, para tratar questões relacionada a mente (consciente).
_____________________________________________________________________________________________
4 – Lombroso era médico psiquiatra e diretor de um manicômios, para ele as motivações e intenções é que movem os indivíduos a praticar determinados delitos, e que tinha sua compreensão biológica (hereditária) das diferenças individuais, sua principal obra foi “O homem delinquente” e que buscava caracterizar as características de um criminoso (o criminoso apresenta traços de desorganização psíquica evidentes), para ele o crime seria um fenômeno natural, seria uma tendência presente nos estágios da evolução: das plantas aos animais; dos povos primitivos aos povos civilizados; da criança ao homem desenvolvido. 
A sua teoria e classificação dos criminosos se manteve por muito tempo, porém existiam falhas em seu método científico, pois incitava o preconceito, além de associar um tipo de esteriótipo de loucura e crime.

Mais conteúdos dessa disciplina