Buscar

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA_4

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: 
	05/06/2020
	Aluno(a): 
	2020.1
	Disciplina: CCA0838 - COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA 
	201707027791
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O que caracteriza o jornal como alternativo é o fato de representar uma opção enquanto fonte de informação, pelo conteúdo que oferece e pelo tipo de abordagem, assim como os boletins informativos e outras formas de comunicação mais pela força do seu conteúdo, decorrente:
		
	
	dos jornais alternativos não ter preocupação na prestação da informação, decorrente da sua essência na cultura.
	
	os jornais alternativos não se concretizam nas formas populares de expressão.
	
	o conteúdo do jornal alternativo, alinhava como fonte de informação local, regionalizada, se preocupando somente com seus interesses.
	
	o jornal alternativo considerando seu conteúdo, concorre diretamente com os jornais de grande circulação.
	 
	podemos considerar outras formas de comunicação, como o teatro popular, literatura de cordel, alto-falantes, folhetos, cartilhas, vídeos, slides, carro de som etc, na categoria do alternativo.
	Respondido em 05/06/2020 22:42:26
	
Explicação:
O alternativo é o fato de representar uma opção enquanto fonte de informação, pelo conteúdo que oferece e pelo tipo de abordagem.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A expressão comunicação alternativa, típica dos anos 1960 aos 1980, vem sendo retomada. Ela surgiu para designar tanto a comunicação popular, como para caracterizar os tipo de imprensa não alinhada à linha da mídia tradicional, então sob batuta da censura do regime militar no Brasil. Assinale os exemplos de mídias alternativas daquela época.
		
	
	nenhuma das alternativas acima
	
	Revista Veja, Pasquim, Opinião, Correio Braziliense, de Fato
	 
	Gramofone, Pasquim, jornal Zero, O jornal, a hora da notícia
	 
	Pasquim, Posição, Opinião, Movimento, Coojornal, De Fato
	Respondido em 05/06/2020 22:42:12
	
Explicação:
Os meios de comunicação alternativos,  ou  quaisquer outras publicações que assumam esse caráter,  são assim  definidos  por  serem  produzidos, e por circularem, de modo "marginal", isto é,  fora dos meandros mercadológicos e/ou ideológicos dos  grandes meios de comunicação.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A expressão comunicação alternativa, típica dos anos 1960 aos 1980, vem sendo retomada. Ela surgiu para designar tanto a comunicação popular, como para caracterizar os tipo de imprensa não alinhada à linha da mídia tradicional, então sob batuta da censura do regime militar no Brasil. Assinale os exemplos de mídias alternativas daquela época.
		
	
	Gramofone, Pasquim, jornal Zero, O jornal, a hora da notícia
	
	Folha de S.Paulo, Revista Veja, Jornal O Globo
	 
	Pasquim, Posição, Opinião, Movimento, Coojornal, De Fato
	
	Revista Exame, Rede Globo, SBT
	
	Revista Veja, Pasquim, Opinião, Correio Braziliense, de Fato
	Respondido em 05/06/2020 22:42:16
	
Explicação:
Na época da ditadura militar, devido ao ambiente coercitivo surge uma imprensa alternativa que busca propagar informações que de alguma forma poderiam ser omitidas ou manipuladas pelos grandes meios. A expressão surge para caracterizar uma imprensa totalmente diferente da tradicional, carregada de irreverência, sem medo de contrariar o governo em uma época marcada pelo autoritarismo. 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção que identifica corretamente as características da imprensa alternativa:
		
	
	A imprensa alternativa é aquela que desenvolveu uma linguagem alternativa, uma estética sofisticada, um sistema de financiamento e distribuição exclusivo e seletivo.
	
	As publicações alternativas eram aquelas que pertenciam a associações secretas e produziam conteúdo cifrado.
	 
	O que caracteriza o jornal como alternativo é o fato de representar uma opção enquanto fonte de informação diferente da grande imprensa, seja pelo conteúdo que oferece, seja pelo tipo de abordagem que faz dos temas e questões sociais, políticas ou culturais.
	
	A imprensa alternativa é aquela que esteve livre da censura durante a ditadura e se ocupava de desconstruir preconceitos e tabus para um seleto público de elite.
	
	Os jornais alternativos eram feitos por jovens hippies que viviam em comunidades alternativas e buscavam uma integração com a natureza e o desenvolvimento de uma comunicação criativa e comunitária.
	Respondido em 05/06/2020 22:42:38
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A expressão comunicação alternativa, surgiu para designar tanto a comunicação popular, como para caracterizar o tipo de imprensa não alinhada à linha da mídia tradicional, então sob a batuta da censura do regime militar no Brasil, cuja época em que a maioria dos grandes jornais se alinhava à visão oficial do governo, por opção político- ideológica ou pela coerção, sob a força da censura. Assinale a opção INCORRETA:
		
	
	A comunicação popular surgiu da expressão comunicação alternativa, representada pelos pequenos jornais.
	
	Os jornalistas não eram perseguidos, pois eram considerados como sendo profissionais liberais aliados ao governo militar.
	
	Os grandes jornais adotaram a política de alinhar interesses do governo vigente para sua sobrevivência.
	
	Que tal época foi registrado em nossa histórica como período do regime militar.
	 
	A censura quase não fiscalizava as notícias jornalísticas dos pequenos jornais, por não apresentar perigo para ideologia governamental da época.
	Respondido em 05/06/2020 22:42:29
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A imprensa alternativa representada pelos pequenos jornais, em geral com formato tablóide, ousava analisar criticamente a realidade e contestar um tipo de desenvolvimento sócio-econômico. Assinale a opção que apresenta os jornais mais representativos:
		
	 
	o PIF-PAF(1964); Pasquim (1969); Posição (1969); Opinião (1972); Movimento (1975); Coojornal (1975); Versus (1974); De Fato (1975); Extra (1984).
	
	o do ano 1975, como Movimento; Coojornal e De Fato.
	
	o PIF-PAF (1964); Pasquim (1969); Posição (1969); Opinião (1972); Movimento (1975); Coojornal (1975).
	 
	o PIF-PAF, lançado em 1964; pois foi o único que apresenta historicamente as características de tablóide.
	
	somente o Pasquim (1969); Movimento (1975); Versus (1974); Extra (1984).
	Respondido em 05/06/2020 22:42:32
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São exemplos de imprensa alternativa na atualidade:
		
	
	Revista Época, Revista Veja, Revista Isto É.
	
	Jornal Folha de São Paulo, portal UOL, portal BBC Brasil.
	 
	Revista Caros Amigos, portal Carta Maior e Jornal Brasil de Fato.
	 
	Revista CULT, Revista BRAVO e Revista Piauí.
	
	Jornal O Estado de São Paulo, Portal Agência Brasil, portal Terra.
	Respondido em 05/06/2020 22:42:56
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A imprensa alternativa eram jornais dirigidos e elaborados por jornalistas de esquerda, alguns ligados à pequena burguesia, que, cansados do autoritarismo, aspiravam um novo projeto social e preocupavam-se em informar a população sobre temas de interesse nacional numa abordagem crítica. Podemos afirmar que:
		
	
	a imprensa alternativa defendeu interesses nacionais e populares dos trabalhadores, portanto, condenava o regime militar em alguns casos.
	
	a imprensa alternativa foi expressão da pequena burguesia, defendeu interesses particulares, portanto, condenava o regime militar.
	
	a imprensa alternativa foi expressão dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses populares, portanto, não condenava o regime militar.
	 
	a imprensa alternativa foi expressão somente da média burguesia, defendeu interesses nacionais e populares, portanto, condenava o regime militar.
	 
	a imprensa alternativa foi expressão da média burguesia, dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses nacionais e populares, portanto, condenava o regime militar.
	Respondido em 05/06/2020 22:42:59

Continue navegando