Buscar

METROLOGIA APS Final (1)

Prévia do material em texto

METROLOGIA APLICADA NA INDÚSTRIA
Lucas Alves da Silva RA:21071453
Danilo Martins de Souza RA: 20800455
Matheus Schmidt RA:21020122
Rafael Evangelista Marques RA: 21049711
1 - Engenharia Mecânica, Universidade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olímpia, São Paulo, SP. 
Resumo
Com o avanço da metrologia as indústrias tiveram uma grande evolução, por conta da facilidade e da velocidade que as peças era medidas, o que antes era feito manualmente, e com o surgimento de maquinas especificas em medições, foram automatizadas as formas de obter as dimensões dos produtos, assim podendo ter uma produção em série de itens padronizados, atendendo muito melhor os comerciantes e os clientes finais. Ao longo do trabalho iremos citar as vantagens e a importância da metrologia no dia a dia das indústrias.
Introdução
A metrologia é um dos setores mais importantes na indústria, sem ela não seria possível a produção em série de produtos perfeitamente padronizados em relação as dimensões, pois com o uso da metrologia é possível padronizar a produção. As medições diárias que são feito nas fabricas antigamente era medidas manualmente, levando muito tempo para finalização de um produto, e com a metrologia foi possível automatizar esses parâmetros, fazendo com que facilitasse o trabalho dos trabalhadores locais, além de aumentar a qualidade e o número das peças produzidas de uma só vez. Isso fez com que as indústrias dessem um salto enorme na sua escala de produção, faturando muito mais e com produtos muito semelhantes em suas medidas interna e externas.
Desenvolvimento
Com os novos padrões de qualidade, a metrologia foi se tornando cada vez mais indispensável nas indústrias, área que controla e estabelece padrões dimensionais nos produtos produzidos nas fabricas, hoje em dia há uma demanda gigante de produtos com ótima qualidade, e isso não dispensa a igualdade dimensional deles. Por tanto a procura pela metrologia é enorme. 
As medições são obtidas através de um tratamento estatístico com base nos resultados das medições. Criando um padrão na produção em série e assim é passada uma confiança e uma velocidade maior nas confecções de materiais de qualidade dimensional. Usando como exemplo as montadoras de brinquedos infantis, que há uma produção em larga escala. 
Metrologia na Indústria
A metrologia é uma das áreas mais importantes, pois é indispensável tanto para quem fabrica, quanto para o consumidor, uma de suas finalidades é garantir a qualidade de produtos e serviços por meio de controle de equipamentos de medição utilizados na indústria.
Metrologia Cientifica ou Fundamental 
Preocupada com o estabelecimento de unidades de medição, sistemas de unidades, desenvolvimento de novos métodos de medição, realização de padrões de medição e transferência de rastreabilidade a partir destes padrões para usuários na sociedade.
Metrologia Industrial ou Aplicada 
Voltada à aplicação da ciência de medições na fabricação e outros processos e sua utilização na sociedade, garantindo a adequação dos instrumentos de medição, calibração e controle de qualidade.
Metrologia Final
Relacionada com requisitos regulatórios de medições e instrumentos de medição para proteção da saúde, segurança pública, meio ambiente, permitindo a tributação, proteção dos consumidores e do comércio justo.
Micrometro
Os micrômetros têm como função garantir a medição precisa da espessura, distâncias ou ângulos de objetos muito pequenos. Ele funciona através de um parafuso micrométrico. A leitura da medida pode ser feito através dos dois tipos de micrômetro:
– Micrômetro Digital
– Micrômetro Mecânico
Imagem 1 – Micrometro Mecânico
Paquímetro
Existem vários tipos de paquímetro, como o paquímetro digital e o paquímetro mecânico, mas podemos definir como o instrumento que mede dimensões de forma muito precisa através de uma espécie de régua graduada com encosto fixo. Com ela, conseguimos a profundidade e dimensões lineares internas e externas de pequenas peças, como parafusos, porcas e tubos.
Imagem 2 – Paquímetro
Relógios Apalpadores
Usados principalmente na indústria, os relógios apalpadores servem para medir a excentricidade de peças, o paralelismo entre faces, além da centragem e alinhamento das peças. Também faz medições internas e de detalhes de difícil acesso.
Imagem 3 – Relógio Apalpador
Multímetro
A principal função do multímetro é avaliar grandezas elétricas como corrente elétrica, watts e voltagem. Pode ser digital ou analógico e é um aparelho utilizado principalmente em instalações elétricas.
Imagem 4 – Multimetro
Rugosimetro
O viscosímetro é o equipamento que mede a viscosidade dos fluídos. Para definir a viscosidade de um fluído se considera a resistência interna do líquido, ou seja, a “grossura” ou resistência ao despejá-lo no equipamento.
Imagem 5 - Rugosimetro
Megômetro
O megômetro tem como função realizar testes de isolação. Com uma alta tensão que é produzida, ele vence a resistência do componente e determina quanto ela vale. É muito usado para determinar a isolação de motores e transformadores.
Imagem 6 – Megômetro
Alicate Amperímetro
Um dos aparelhos mais seguros e precisos para medir corrente elétrica é o alicate amperímetro. Seu diferencial é a capacidade de medir o campo induzido sem ter contato direto com o circuito, apenas através da corrente que passa na pinça. É ideal para voltagens moderadas, de menos de 480 Volts, e para aplicação de correntes.
Imagem 7 – Alicate Amperímetro 
Trena
As trenas são medidores de distância. Funcionam de forma digital e à laser e são desenhadas para serem operadas apenas com uma mão, para facilitar o processo de medição.
Imagem 8 - Trena
Conclusão
Conclui-se que a metrologia afeta a todos, principalmente quando se fala de indústria, pois um erro com a medida de alguma estrutura ou peça dependendo da empresa pode trazer consequências muito ruins para as pessoas que estão ou vão usufruir da empresa ou do produto fabricado. Com isso pode – se observar que com a globalização dos mercados e seu crescimento significativo, põe em prática um dos principais objetivos da metrologia que é fornecer a confiabilidade nas medições e garantir que especificações técnicas, regulamentos e normas existentes proporcionem as mesmas condições, uniformidade e consistência na montagem e encaixe de componentes, assegurando um funcionamento de qualidade dos produtos, independentemente da origem dos fornecedores e de onde sejam produzidos.

Continue navegando