Buscar

Prévia do material em texto

Aluno: FERNANDA LIMA CORREIA
	Matr.: 202003200328
	Disc.: GESTÃO DE PROCESSOS 
	2020.1 EAD (GT) / EX
	
		1.
		As planilhas e formulários são comumente os modelos mais usados para a documentação dos processos organizacionais para:
	
	
	
	Preparo e operação do serviço informatizado
	
	
	Organograma
	
	
	Controle da qualidade
	
	
	Controle de arquivos e SGQ
	
	
	Permitem escrever detalhadamente os processos e procedimentos e instrução de trabalho
	
Explicação:
As planilhas e formulários são comumente os modelos mais usados para a documentação dos processos organizacionais porque permitem escrever detalhadamente os processos, procedimentos e instrução de trabalho.
	
	
		2.
		Um programador de produção, ao fazer o plano de produção, descobre que determinado item está com a quantidade em estoque perigosamente baixa. Ele entra num processo de compra e submete uma ocorrência de compra para o item. Essa ocorrência é imediatamente passada ao comprador responsável pelo grupo ao qual o item pertence e dispara uma cotação de compras para três ou quatro fornecedores já cadastrados. Os fornecedores recebem a cotação e pela própria ocorrência enviam os preços solicitados de volta ao comprador. Explique o que ocorreu na gestão de processos desta empresa marcando a opção correspondente:
	
	
	
	Através de uma ferramenta de Workflow , o programador usou um formulário eletrônico e inseriu o código do item com problemas no estoque.
	
	
	Os insumos são os materiais que serão usados pela atividade para realizar o processamento da ocorrência.
	
	
	As atividades foram realizadas em um processo de negócio, onde ocorreu a entrada de matéria-prima, para saída de um produto acabado.
	
	
	Mídias lógicas transportam dados e informações por meio eletrônico, como sistemas de informação, ERP, etc.
	
	
	As mídias físicas transportam dados e informações a respeito da ocorrência por meio de representações físicas, como formulários, notas fiscais, etc.
	
Explicação:
O ocorrido foi que o programador ao detectar a falta de um item, acionou o sistema e através de um  formulário eletrônico  inseriu o código do item com problemas no estoque e o disparou para os fornecedores.
	
	
		3.
		Dentro do Ambiente de Negócio para criar os novos processos que suportarão um negócio, novo ou já existente, é necessário contextualizá-los. Para isso é preciso:
	
	
	
	Conhecer bem os objetivos do Negócio, Conhecer todos os Processos e todos os Concorrentes.
	
	
	Conhecer bem a Empresa, Conhecer bem os resultados esperados do Negócio e Conhecer todos os Processos.
	
	
	Conhecer os Processos, conhecer os Fornecedores e e Conhecer muito bem quais são os Fatores Críticos de Sucesso do Negócio.
	
	
	Conhecer bem a Empresa, conhecer os Fornecedores e conhecer todos os Concorrentes.
	
	
	Conhecer bem os objetivos do Negócio, Conhecer bem os resultados esperados do Negócio e Conhecer muito bem quais são os Fatores Críticos de Sucesso do Negócio.
	
Explicação:
Para criarmos ou otimizarmos um processo necessitamos conhecer muito bem não apenas o negócio mas também os elementos que o circundam,  seu ambiente e os fatores críticos de sucesso para que o processo cubra todos esses elementos
	
	
		4.
		Normalmente, os Analistas de Processos responsáveis por estudos organizacionais têm, à sua disposição, três instrumentos que possibilitam o cumprimento de uma boa análise organizacional. São eles:
	
	
	
	Reunião com os Chefes de Departamentos, Observação Pessoal (ou direta) e Questionário.
	
	
	Entrevista, Questionário e a Observação Pessoal (ou direta).
	
	
	Entrevista, Reunião com os Chefes de Departamentos e a Observação Pessoal (ou direta).
	
	
	Questionário, Livro de Reclamações e Entrevista.
	
	
	Livro de Reclamações, Observação Pessoal e Questionário.
	
Explicação:
Nem sempre os chefes estão disponiveis para entrevistas.
O livro de reclamação não fornece uma visão geral do funcionamento do setor. Apenas alguns registros do que não vai bem.
	
	
		5.
		Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo pela ótica de quem o criou, a fim de evitar a criação de expectativas. II - Ao modelarmos um processo precisamos fugir um pouco de nossa preocupação em simplesmente terminar uma tarefa. III - Temos que buscar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, cuja base seja mais científica.
	
	
	
	I e II estão corretas
	
	
	II e III estão corretas
	
	
	Somente a II está correta
	
	
	Somente a I está correta
	
	
	Somente a III está correta
	
		6.
		Estudamos que a etapa de levantamento de elementos consiste na identificação e na visualização das partes essenciais aos processos de trabalho. Esses elementos são encadeados sequencialmente.
Marque nas opções abaixo aquela que corresponde à seguinte definição:
Documento, informação ou material gerado pelo executor da etapa do processo.
	
	
	
	Entrada  
	
	
	Saída 
	
	
	Insumo  
	
	
	Fornecedor
	
	
	Usuário 
	
Explicação:
A opção que indica: Saída - é a que corresponde corretamente à definição apresentada.  Ela é o produto, o resultado do processo de execução da etapa de processamento para gerar produto.
As outras opções não apresentam essa mesma conotação.
	
	
	
	 
	
	
		7.
		Qual dos processos abaixo poderia ser considerado um processo chave para uma padaria?
	
	
	
	Compra de insumos diariamente.
	
	
	Contratação de  padeiros  qualificados.
	
	
	Reciclagem de treinamento dos padeiros.
	
	
	Limpeza da cozinha da padaria.
	
	
	Elaboração dos pães
	
Explicação:
Processos chaves são  os mais importantes para o negócio,  aqueles que agregam valor ao cliente. São aqueles onde sentimos primeiro o impacto de um insucesso ou de um problema.
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Eliminá-lo
	
	
	Fazê-lo de forma diferente
	
	
	Fazê-lo melhor 
	
	
	Criá-lo
	
	
	Ampliá-lo
	
Explicação:
De acordo com Albrecth (1995), existem três maneiras de aperfeiçoar um processo crítico para a qualidade do seviço oferecido por uma empresa. São elas:
Fazê-lo melhor: Trata-se de agir da melhor forma, empregando o mínimo de recursos possível, sem prejudicar a qualidade do serviço entregue ao cliente.
Fazê-lo de forma diferente: Trata-se de reduzir os números de etapas e de pessoas com as quais o cliente precisa entrar em contato, além de melhorar o fluxo de informações, focalizando sempre a satisfação das necessidades e expectativas do consumidor.
Eliminá-lo: Trata-se de descobrir uma forma de satisfazer o cliente sem passar pelo processo.

Mais conteúdos dessa disciplina