Buscar

computaçao quantica-OC

Prévia do material em texto

.Aspectos históricos
Por volta do ano de 1959, Richard Feynman, um cientista norte americano, propôs a nanotecnologia. E em 1981 começou a propagar a ideia da computação quântica, principalmente como uma abstração matemática. Feynman foi o ganhador do prêmio Nobel de física em 1995.
Os interesses pela computação quântica aumentaram em 1982 quando Feynman concluiu que os sistemas clássicos conseguiriam modelar com eficácia a parte mecânica quântica que só poderiam ser modelados se fosse utilizado outro método ou sistema quântico.
Deutsch foi responsável por levantar questionamentos sobre uma real capacidade de processamentos de computadores quânticos em relação as máquinas clássicas que tinham em 1985 ele estendeu a teoria da computação e ainda mais com o desenvolvimento do computador quântico universal e a máquina quântica de Turing (Deutsch, 1985).
Foi ele também o primeiro a publicar um algoritmo quântico, o Problema de Dois Bits de Deutsch em 1989 este era o algoritmo que poderia responder se uma função é balanceada ou constante.
Até 1990, computação quântica era apenas uma curiosidade. Isto só mudou quando, em 1994, Shor publicou o seu algoritmo para computadores quânticos que resolve o problema de fatoração de números grandes. Com este algoritmo, um número seria fatorado muito mais rapidamente do que com máquinas clássicas e por isso ficou conhecido como "killer application".
Enquanto o número de algoritmos quânticos crescia, os esforços no sentido de produzir um hardware quântico também aumentavam. Técnicas como ressonância nuclear magnética (NMR) e armadilha de íons são usadas com sucesso no desenvolvimento de sistemas com 3 e 5 qubits.
Atualmente, a maioria das pesquisas envolvidas em computação quântica concentra-se no desenvolvimento do hardware. Nesta área, os pesquisadores estão principalmente focados em ressonância magnética.
Em 1999 no MIT foram construídos os primeiros computadores quânticos baseados em montagem térmica. O computador é, na verdade, uma única molécula pequena, que armazena qubits na rotação (spin) de seus prótons e nêutrons. Trilhões e trilhões destas moléculas podem flutuar em um copo da água.
.O que é?
A computação quântica é a ciência que estuda as aplicações sobre a mecânica quântica e a ciência da computação, mas o seu foco principal é o desenvolvimento de um computador quântico.
Os computadores baseados na arquitetura de Von Neumann possuem muitas limitações muitas delas na área de IA (inteligência artificial), ou seja, não possui máquina nem processador suficiente pra suportar uma IA avançada. Foi assim que viu a necessidade de criar um computador que resolvesse os problemas de IA, também problemas relacionados com a fatoração de primos de números muito grandes, logaritmos discretos e simulação de problema da Física quântica.
.Foco de utilização e aplicações 
Muitas tecnologias novas dependem da criação de novos materiais que tenham as propriedades desejadas. O método tradicional de descobrir novas ligas e materiais é fazer muitos testes e descartar o que não funciona. Este método leva muito tempo. São usados computadores rápidos e inteligência artificial para acelerar o processo de descobrir novos materiais e ligas, fazendo simulações para descartar o que não funciona. 
Os computadores quânticos tornarão sistemas inteligentes e algoritmos de aprendizagem de máquina muito mais rápidos, sendo que estes lidam com uma grande quantidade de dados. Como expliquei na primeira parte de computação quântica, algumas centenas de qubits equivalem a uma quantidade de bits maior que de um supercomputador digital. Portanto, computadores quânticos podem fazer tarefas antes impossíveis, como guiar espaçonaves e simular longas viagens espaciais. E resolver problemas de engarrafamento no trânsito. 
.Perspectiva de futuro da tecnologia
Pensando em uma visão futurista porem não tão distante assim que for possível suavizar os preços e deixá-los mais rentáveis e conseguir uma melhor otimização da arquitetura, o computador quântico será algo visível e disponível para todos. Vai ser um avanço extremamente grande e talvez um marco para o próximo passo da tecnologia.

Continue navegando

Outros materiais