Buscar

Papel da escola na formação do jovem para o mercado de trabalho no sec XXI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A escola, do grego sholé, vem mudando de funcionalidade durante a história, na idade média por exemplo, estava ligada a disseminação dos valores católicos. Atualmente, no contexto da globalização e das novas tecnologias, a escola tem função não apenas de fornecer os conteúdos tradicionais, mas também preparar o jovem para o mercado de trabalho, que está em constante mudança.
A princípio, é importante ressaltar que no brasil há a valorização do método de educação tradicional, o conteudista. Esse modo de ensinar, que surgiu no século XVIII na Europa, já foi substituído nos países com os melhores sistemas educacionais do mundo como o Japão e a Finlândia, visto que visa apenas a quantidade de conteúdos repassados que serão testados em provas avaliativas, mas não tem a preocupação com alguns tópicos essenciais para o jovem atual, como o trabalho e equipe, o uso de tecnologias e preparação para o mercado de trabalho.
Além disso, a automação é um grande desafio dos jovens que irão se inserir no mercado de trabalho. Isso acontece porque, as máquinas, estão tomando cada vez mais o lugar dos humanos, isso faz com que sejam necessários profissionais mais versáteis, para isso as escolas precisam estimular características como a criatividade e a inovação, para que o homem faça aquilo que a máquina ainda não consegue, tornando-se insubstituível e garantindo um seu espaço no mercado de trabalho.
Portanto, para que a escola prepare de fora correta os jovens para o mercado de trabalho, é necessário que o Estado, núcleo formador da sociedade, através do Ministério da Educação mude os conteúdos programáticos obrigatórios, inserindo matérias que estimulem as habilidades essenciais para o homem do século XXI, como o trabalho em equipe e a criatividade. Apenas assim, os jovens brasileiros estarão prontos para se inserirem no mercado de trabalho.

Continue navegando