Buscar

AVALIACAO PARCIAL 1 - ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE – UNIVAG/MT
AVALIAÇÃO PARCIAL 1 
DIREITO ADMINISTRATIVO 1 
PROFESSORA FABIANA CURI 
ACADEMICO (A): ALESSANDRA VIEIRA DOS SANTOS 
CONTEÚDO: REGIME JURIDICO ADMINISTRATIVO, ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PODERES E DEVERES. 
1 – A Administração não tem a livre disposição dos bens e interesses públicos, porque atua em nome de terceiros. Por essa razão é que os bens e interesses públicos só podem ser alienados conforme o disposto em lei. Da mesma forma, os contratos administrativos reclamam, como regra, que se realize licitação para encontrar quem possa executar obras e serviços de modo mais vantajoso à Administração. É correto afirmar que o texto do enunciado se refere ao qual (is) princípio (s) da Administração Pública? Fundamente em até 10 linhas. 
RESPOSTA: O texto do enunciado se refere ao princípio da Indisponibilidade do interesse público, é um princípio implícito. Trata-se das sujeições administrativas. 
 “O supraprincípio da indisponibilidade do interesse público enuncia que os agentes públicos não são donos do interesse por eles defendido. Assim, no exercício da função administrativa os agentes públicos estão obrigados a atuar, não segundo sua própria vontade, mas do modo determinado pela legislação. Como decorrência dessa indisponibilidade, não se admite tampouco que os agentes renunciem aos poderes legalmente conferidos ou que transacionem em juízo”. (Manual de Direito Administrativo (2019 - Alexandre Mazza).
2 – Considere os princípios administrativos expressos na Constituição Federal. O núcleo do princípio Y é a procura de produtividade e economicidade e, o que é mais importante, a exigência de reduzir os desperdícios de dinheiro público, o que impõe a execução dos serviços públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional, prestando-se, assim, um atendimento de excelência para os administrados. Nesse contexto, é certo dizer que Y representa qual princípio? Fundamente em até 10 linhas. 
RESPOSTA: É correto dizer que Y representa o princípio da Eficiência o modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação estatal, economicidade, redução de desperdícios, qualidade, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos pelo princípio da eficiência. é o que impõe à administração pública direta e indireta e a seus agentes a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, rimando pela adoção dos critérios legais e morais necessários para melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitarem-se desperdícios e garantir-se maior rentabilidade social(jusbrasil, https://www.jusbrasil.com.br/topicos/296157/
principio-da-eficiencia).
Vale ressaltar pelo que pelo princípio da Eficiência um servidor mal avaliado pode ser exonerado, mesmo que estável.
3 – A amplitude da Administração pública considera dois grupos de instituições, que são classificados em Administração direta e indireta. Explique-as em até 10 linhas.
RESPOSTA: Administração Direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas ou federativas (União, estados, Distrito Federal e municípios), aos quais foi atribuída a competência para o exercício das atividades administrativas do Estado de forma centralizada.
Trata-se, portanto, dos serviços prestados diretamente pelas entidades políticas, utilizando-se, para tanto, de seus órgãos internos, que são centros de competências despersonalizados. Conquanto a função administrativa seja exercida com predominância pelo Poder Executivo, devemos saber que existem órgãos da Administração Direta em todos os Poderes e em todas as esferas da federação.
A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:
· Autarquias;
· Empresas Públicas;
· Sociedades de Economia Mista.
· Fundações públicas.
4 – “Atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.” Este conceito refere-se a que poder administrativo? Explique em até 10 linhas. 
RESPOSTA: se refere ao PODER DE POLICIA é a faculdade que tem o Estado de limitar, condicionar o exercício dos direitos individuais, a liberdade, a propriedade, por exemplo, tendo como objetivo a instauração do bem-estar coletivo, do interesse público. Este é composto por vários elementos, dentre os quais destacamos a saúde, segurança, meio ambiente, defesa do consumidor, patrimônio cultural e a propriedade.
Segundo o CTN “Interesse público é aquele concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, `a tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais” (Código Tributário Nacional, art. 78 segunda parte)
5 – O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho. Explique a assertiva em até 10 linhas, inclusive, alegando se certa ou não. 
RESPOSTA: a resposta está errada pois não se trata de poder disciplinar e sim do poder de polícia.
Poder disciplinar é a prerrogativa conferida a administração pública para apurar as infrações e aplicar as penalidades em relação aqueles sujeitos a disciplina interna da administração. Estão sujeitos a um vínculo específico de natureza funcional ou contratual. O poder disciplinar decorre do poder hierárquico.
Poder de polícia é o poder-dever conferido ao Estado de estabelecer regras restritivas e condicionadoras de direitos e garantias individuais, tendo em vista o interesse coletivo

Continue navegando