Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - METODOLOGIA DA PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA
Sabrina Ribeiro de Moura Silva
01276355
Nutrição
No artigo “O método lógico para a redação científica”, o autor Gilson Luiz Volpato relata sobre a importância da clareza  ao realizar um trabalho científico a modo que venha a ser valorizado e compreendido por todos os leitores.  
O autor, menciona com relevância a importância de enriquecer o trabalho com dados metodológicos diferenciados e verídicos do que geralmente é mencionado por outros cientistas, e, consequentemente, enriquecer a qualidade argumentativa e individual do autor. 
No entanto, o autor afirma que a partir da década de 1990, com o surgimento da tecnologia e maior utilização da internet facilitou a publicação de mais artigos científicos ou invés de revistas impressas, diz que somente a partir de 2011 a editora Elsevier lançou o que chamou de “article of the future”1, uma alternativa  que viabilizou os recursos do meio digital em formato de PDF.
Ele menciona citações, como exemplo, a revista JOVE (The Journal Of Visualized Experiments – www.jove.com), os formatos em abas da série PLoS (www.plos.org).
Entretanto, o artigo é carente em fundamentos científicos e é mais respaldado na opinião do autor. Ocorreu também, uma erro comum em uma redação científica, o qual, foi profilixo, ou seja, escreveu mais que o necessário. mais especificamente, o resumo criado é de difícil compreensão do que de fato será mencionado e ausente em informações relatadas ao decorrer do artigo, sendo assim, a falta de clareza e objetividade vai contra o que o autor preza em seu discurso.  
Por fim, o autor discorre finalizando seu trabalho de como elaborarmos cada tópico primordial em um trabalho de cunho científico. Entre eles, métodos, citações e discussões. 
Portanto, é importante ressaltar que o propósito do artigo em relação a coesão e qualidade na elaboração de um trabalho científico é de fundamental importância para nos destacarmos em nossa sociedade atual.

Outros materiais