Buscar

RESENHA USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PELA ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PELA ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR
O uso dos EPIs são essenciais e obrigatórios no ambiente hospitalar por causa da exposição dos enfermeiros com pacientes portadores de alguma doença infecciosa ou equipamentos contaminados. Os equipamentos previnem que o trabalhador desencadeie doenças ou sofra acidentes no trabalho uma vez que os enfermeiros ficam em linha de frente e muito mais dispostos a se contaminar com doenças transmissíveis. 
Segundo o artigo analisado, as EPI são roupas especiais, luvas, óculos protetores, máscaras. Além disso, o artigo evidencia como é utilizado os EPIs para proteção individual pela equipe de enfermagem de uma unidade de urgência e emergência uma vez que são os que correm mais risco de enfrentar um acidente de trabalho. Participaram do teste oito profissionais, maiores de 18 anos que estavam trabalhando no hospital por no mínimo seis meses. O local de pesquisa foi no setor de emergência de um hospital que indicou que mesmo presente todos os equipamentos necessários para se prevenir nem todos os profissionais utilizam os equipamentos de proteção aumentando assim, a chance de sofrer um acidente no trabalho ou de ter algum contato infeccioso indireto.
Dentre os principais acidentes no trabalho, o de incidentes perfuro cortantes foi o principal. Os profissionais disseram não terem utilizado o uso dos equipamentos de proteção individual no momento do acidente, mesmo sabendo que são essenciais para diminuir o contagio. As medidas de segurança no trabalho se da de: forma Legal que envolve todo uma legislação trabalhista; de forma educacional que visa as universidades ensinarem em aulas teóricas para os estudantes de enfermagem e o técnico que ensina na pratica. Entretanto, mesmo com todo esse conhecimento que o enfermeiro tem muitas vezes eles se ‘’ esquece’’ ou ‘’recusa’’ a utilizar os EPI uma vez que acha que acidentes não vão acontecer.Um exemplo disso, é que mesmo sabendo da importância da utilização de luvas na hora de lavar os materiais (uma vez que elas criam tipo uma barreira para que o contato do sangue com o furo seja menor) eles não a utilizam.
Os profissionais entrevistados disseram que sempre utilizam os EPIs em casos que sabe o diagnostico do paciente, entretanto em um setor de emergência ou urgência nem sempre é possível saber se a vitima tem alguma doença infecciosa como, por exemplo, HIV ou hepatite. Sendo assim, para evitar e diminuir a forma de contagio é necessário cuidado no ambiente de trabalho e sempre utilizar os equipamentos de proteção individual de forma correta alem disso, esterilizar todos os materiais que podem ser usado no setor de emergência e quando possível.
Por fim, o artigo conclui que muitos profissionais ainda não utilizam sempre os equipamentos de proteção individual, muito deles utilizam apenas quando sabem o diagnostico do paciente, mas isso não pode ser usado como parâmetro sendo que sempre deve se utilizar os EPI. É importante buscar medidas para a conscientização desse setor.
Disciplina: Abordagem de Segurança em Saúde.
Mariana Perso- cod: 832465- Odontologia Integral

Mais conteúdos dessa disciplina