Buscar

Reflexões sobre a Sociedade Brasileira

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Professor: Rosilene Moreira 
Disciplina: Noções de Ciências Sociais
Curso: Ciências Contábeis. 
Polo: Ivinhema 
Aluno: Renan Gabriel Coleone 
 RGM: 103.9583 
Data:04/06/2020
Orientação da atividade: Atividade 2 - Referente as aulas 5, 6,7e 8
	
	
	ATIVIDADE 02
1. O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos gravados quatro meses antes de sua morte. Após assistir ao vídeo comente os pontos que você destaca como relevante e as contribuições para a compreensão da disciplina sociologia, ética e responsabilidade socioambiental.
Observação do vídeo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM 
Resposta:
Milton Santos não era contra a globalização e sim contra o modelo de globalização, que ele chamava de globalitarismo. Para Milton Santos, a mídia tem o grande poder de controlar a interpretação do que acontece no mundo e, por isso se torna uma intermediadora da globalização. A globalização em que vivemos, segundo o documentário, é a segunda. A primeira globalização, na visão de Milton santos, foi na época colonialista. 
O fenômeno da globalização é analisado em todas as suas partes, e ele retrata isso identificando os mundos de acordo com a percepção, com a realidade e com a possibilidade. Inclusive apresentando três tipos da globalização ao redor do mundo: O mundo que percebemos: a globalização como fábula, O mundo real: a globalização como perversidade, O mundo como possibilidade: uma outra globalização.
2. O fato de a sociedade brasileira possuir a democracia racial como ideal afirmado e desejado, conduziu encobrimento da realidade das relações entre brancos e negros. 
O sentido discriminador e indiretamente segregador que essas relações apresentam tendeu a ficar encoberto pelo discurso da ideologia dominante. Este discurso, de um lado, afirma a igualdade e investe na negação do racismo; de outro mantém a profundidade das desigualdades sociais só explicáveis através da discriminação e do preconceito, cuja consequência mais imediata é a segregação social. (ULBRA, 2009 apud ADRIAN, 2013).
Análise a afirmação acima e construa um texto com no mínimo 08 linhas sobre “Preconceito e discriminação racial no Brasil”.
Resposta:
O preconceito e a discriminação são uma forma direta de racismo, uma pessoa ou grupo manifesta-se de forma violenta física ou verbalmente contra outra pessoa ou grupos por conta da etnia, raça ou cor.  A discriminação ocorre com maior frequência contra a raça negra e mais precisamente em relação aos negros pobres. O racismo é crime inafiançável e imprescritível 
Embora haja na nossa legislação e muitas fontes e recursos de combate contra a discriminação e o racismo, por outro lado, é necessário que o povo brasileiro crie uma consciência das discriminações que existem no Brasil, e também que aqueles que são discriminados estejam conscientes da discriminação sofrida e reajam de forma contra seus discriminadores, inclusive denunciando à justiça. 
3. “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra. ” (GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004) considerando-se as ideias pelo autor, reflita e explique sobre as influencias culturais na sociedade moderna. 
Resposta:
A cultura pode ser considerada como o elemento principal que diferencia uma nação de outra, e ele vem de uma herança acumulada ao longo dos anos.
O termo cultura acabou sendo dividido em algumas categorias: Cultura segundo a Filosofia: trata-se de um conjunto de manifestações humanas, e que condizem com a realidade. Cultura segundo a Antropologia: o termo deve ser compreendido como uma soma dos padrões aprendidos, e que foram desenvolvidos pelo ser humano. Cultura Popular: associa-se a algo criado por um determinado grupo de pessoas que possuem participação ativa nessa criação. Música, arte e literatura são exemplos que podem ser utilizados.
4. No ano de 1933, a artista modernista Tarsila do Amaral (1886-1973) pinta o quadro “Operários”, dando início à pintura social no Brasil. Sobre o tema da diversidade étnica e amparado nas teorias sociológicas, analise e comente a construção da sociedade brasileira sob a perspectiva cultural. Seu texto deverá ter no mínimo 08 linhas.
Resposta: 
O que define a sociedade cultural brasileira é a grande diversidade de cultura, ocorreu primeiramente, com a miscigenação entre povos africanos e portugueses, mais tarde o Brasil recebeu imigrantes italianos, japoneses, alemães e de outros países sul-americanos, a evolução da antropologia, acabou com as visões etnocêntricas, não devendo sobrepor uma cultura sobre a outra.
Para ser mais específico, a questão chave da antropologia é a busca por melhores condições de analisar as linguagens, códigos, crenças, valores de um grupo, a diversidade cultural serve para classificar cada cultura.
5. No ambiente de estudos, na aba material de aulas/ arquivos vocês encontrarão o livro A Cruel Pedagogia do Vírus do sociólogo Boaventura de Souza Santos (2020), leiam e façam um breve resumo do material, finalize com as suas considerações sobre as lições que levaremos desse período histórico para o mundo pós-pandemia?
Resposta:
No livro do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, ele relata sobre a pandemia do corona vírus e reflete sobre o impacto em que esse vírus terá nas nossas vidas, ao mesmo tempo que aponta o dedo à incapacidade do sistema económico vigente de fazer frente aos desafios que esta crise tornará mais inadiáveis do que nunca. O pensador português também fala na sua obra sobre o distanciamento social, que impõe um necessário recolhimento. 
Uma coisa e fato, que depois que esse período tão ruim finalmente passar, vai nos deixar muitos aprendizados, um deles é que devemos cuidar mais da nossa saúde o ano inteiro e também que devemos nos preocupar mais uns com os outros e cuidar mais da nossa higiene pessoal e principalmente valorizar mais momentos especiais.

Continue navegando