Buscar

Aps Estrutura e Função

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aps Estrutura e Função
Geovanna Avanso RA- 21363985
Perguntas e respostas:
.
A) Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. Defina os planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame.
Resposta: Os planos de secções (cortes) utilizados na ressonância magnética para avaliar o tumor são os cortes Sagital, Coronal e Axial
B) Analise o exame do caso clínico e cite a secção presente na imagem, da ressonância magnética.
Resposta: A secção presente na imagem da ressonância magnética é o corte transversal, que divide o crânio em parte superior e inferior, permitindo a visão posterior do cerebelo e a ponte.
C) O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico. 
Sistema Nervoso Central
					 Encéfalo e medula espinal
		Lobos Frontal,
		Parte motora e fala
 		Parietal: Interpretação	 Contém células da Glia e Neurônios
		Temporal: Audição
		Occiptal: Visão	 
	Coberto por meninges Duramater, Aracnóide e Piamater
 	 
Dividido em Telencéfalo	Cérebro, Cerebelo 
 e tronco encefálico Mesencéfalo, ponte e bulbo
							 Respiração e batimentos 
 Cardíaco.
 Giros, sulcos e 
 corpo caloso	Une os dois hemisférios
 
 Substância cinzenta,
 Formando córtex cerebral
 Abaixo substância branca
 Contendo axônios
 			
		 Diencéfalo	
 Tálamo, hipotálamo
 e Epitálamo
Sistema Nervoso Periférico Nervos Gânglios e terminações 
	nervosas
SNP autônomo 		SNP Somático
 Simpático e parassimpático
D) Quais as células que constituem o tecido nervoso?
Resposta: O tecido nervoso é composto por células nervosas (Neurônios), unidades funcionais responsáveis pela coordenação das atividades, e pelas células da Glia, relacionadas com a sustentação e nutrição dos neurônios. Astrócitos, Oligodendrócitos, Células de Shawann, Micróglias e Células Ependimárias.
E) O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo
Resposta: São componentes do Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado por múltiplos axônios e dendritos neuronais, que são responsáveis pela transmissão de impulso elétrico e nervoso, garantindo a comunicação do Sistema Nervoso Central (SNC), órgãos efetores e de sensibilidade.
F) Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico.
Resposta: O caso clínico apresentado mostra um tumor cerebral. Esse tipo de tumor apresenta crescimento anormal de células dentro do crânio que leva a compressão e destruição de células saudáveis do cérebro.
G) Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular.
Resposta: São duas fases que ocorre a despolarização e a repolarização.
A primeira fase ocorre a despolarização, que é a primeira fase do potencial de ação, durante essa fase, ocorre um aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular, isso gera um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio da membrana passando por um processo de difusão simples.
Com o resultado disso, o líquido dentro da célula começa a apresentar uma grande quantidade cátions, e a membrana passa a apresentar um potencial inverso: mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior.
A segunda fase ocorre a repolarização com o resultado de tudo acima o líquido dentro da célula começa a apresentar uma grande quantidade de cátions e a membrana passa a apresentar um potencial inverso do que o encontrado nas condições de repouso. Mais cargas positivas no interior da célula e no exterior da célula mais cargas negativas. E por fim acontece o repouso.
H) A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação.
Resposta: As sinapses elétricas ocorrem mediante a passagem de íons entre os neurônios, de forma que as membranas se tornam despolarizadas, além do sinal ser mais rápido.
Já as sinapses químicas ocorrem mediante a transmissão do impulso nervoso por moléculas neurotransmissores, os quais são capazes de modular respostas específicas em células-alvo, de forma análoga ao sistema endócrino, na presença dos hormônios.

Continue navegando