Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA 4

Prévia do material em texto

1.
		Considere a seguinte situação hipotética: A família ¿X¿ é tradicional na política do Estado da Paraíba. Nas próximas eleições para Deputado Estadual, cinco membros da família: Tobias, 19 anos de idade, estudante de direito; Dinorá, 22 anos de idade, estudante de arquitetura; Cassiano, 28 anos de idade, jornalista; Vera 30 anos de idade, advogada e Geórgia 42 anos de idade, com conclusão somente do ensino médio, pretendem concorrer para o exercício do cargo de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do referido estado. Neste caso, de acordo com a Constituição Federal brasileira, podem concorrer às mencionadas eleições:
	
	
	
	Vera e Geórgia, apenas.
	
	
	Cassiano, Vera e Geórgia, apenas.
	
	
	Dinorá, Cassiano, Vera e Geórgia, apenas.
	
	
	Tobias, Dinorá, Cassiano, Vera e Geórgia.
	
	
	Cassiano e Vera, apenas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A toda norma jurídica sempre se associa um efeito social. Cabe à Sociologia Jurídica investigar os fatores da eficácia e também da ineficácia. Em relação à ineficácia da norma é possível levantar as hipóteses, EXCETO:
	
	
	
	não-correspondência a necessidades do grupo social
	
	
	pressões sociais espontâneas maiores que as sanções.
	
	
	conformidade com interesses do grupo total.
	
	
	inexistência de estrutura suficiente para a aplicação da lei.
	
	
	a inoportunidade da lei.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Sociologia Jurídica e Judiciária tem se ocupado do tema "eficácia da ordem jurídica", enfatizando a:
	
	
	
	validade formal das normas.
	
	
	existência específica das normas.
	
	
	adequação social da norma e suas finalidades sociais.
	
	
	técnica de redação do direito.
	
	
	justificação moral do direito.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		FICHA LIMPA. Substitutivo de projeto de lei é entregue à Câmara (www.conjur.com.br) 18.03.2010. Parlamentares e entidades integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nesta quarta-feira (17/3), o substitutivo do projeto de lei sobre a divulgação de nomes de candidatos que respondem a processo na Justiça, conhecido como "Ficha Limpa". O PL 518/2009 é do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), e tem como objetivo proibir pessoas condenadas por crimes graves de disputar eleições. Essa política coaduna-se com as seguintes preocupações, EXCETO:
	
	
	
	pré-selecionar candidatos às eleições
	
	
	descaso com o sistema de escolha de legisladores
	
	
	moralização do processo eleitoral
	
	
	reação do povo e parlamentares quanto à qualidade dos candidatos
	
	
	sistema de escolha de legisladores
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com relação ao quadro eleitoral e partidário existente no país na atualidade, é possível afirmar que: I- As vagas destinadas à representação de cada unidade federativa no Senado Federal variam em número, em conformidade com a população respectiva. II- O voto proporcional valoriza os partidos, o que esvazia o valor ideológico das plataformas apresentadas pelos candidatos individualmente. III- Há segundo turno, se o vencedor não atingir maioria absoluta de votos, exceto nas eleições municipais com menos de 200 mil eleitores. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	
	II, somente.
	
	
	II e III, somente.
	
	
	I, somente.
	
	
	III, somente.
	
	
	I e II, somente.
	
Explicação:
A afirmativa  I está   As vagas destinadas à representação de cada unidade federativa no Senado Federal variam em número, em conformidade com a população respectiva. II- O voto proporcional valoriza os partidos, o que esvazia o valor ideológico das plataformas apresentadas pelos candidatos individualmente. III- Há segundo turno, se o vencedor não atingir maioria absoluta de votos, exceto nas eleições municipais com menos de 200 mil eleitores. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro promove, por meio da Divisão da Justiça Itinerante e Acesso à Justiça, o projeto Justiça Itinerante, que garante a expansão da prestação jurisdicional e leva o Poder Judiciário até o cidadão. O programa consiste na visita regular de um Órgão Jurisdicional Itinerante a determinadas localidades, para prestação jurisdicional nas áreas de Família, Infância e Juventude, Registro Civil e Especial Cível. (...) Os atendimentos são realizados em uma unidade volante dotada de equipamentos, mobiliário e pessoal. Integram a equipe de todos os ônibus um juiz de Direito, um promotor de Justiça e um defensor público, além de serventuários do Judiciário, Ministério Público e da Defensoria.(...) www.tjrj.jus.br em 19.09.2013. Depreende-se da notícia acima, que o programa da Justiça Itinerante do TJRJ, tem como objetivo
	
	
	
	aferir a atuação dos magistrados junto às comunidades, etapa obrigatória para seu vitaliciamento;
	
	
	aumentar o índice de produtividade do promotor de justiça;
	
	
	aumentar o índice de produtividade do defensor público;
	
	
	democratizar o acesso à Justiça e reduzir a lentidão da prestação jurisdicional;
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A eficácia do direito, enquanto tema privilegiado da Sociologia Jurídica e Judiciária, implica:
	
	
	
	o exame dos efeitos e consequências das regras jurídicas.
	
	
	o estudo da eficiência subjetiva dos magistrados.
	
	
	a análise da estrutura lógica da norma jurídica.
	
	
	a desqualificação dos elementos formais e valorativos do direito.
	
	
	o reconhecimento da legitimidade do direito estatal.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		De acordo com a Constituição Federal de 1988 a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal, pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Desse modo, o sistema eleitoral brasileiro está baseado no voto direto e secreto, de modo que o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido de maneira secreta. São considerados votos válidos ou os votos nominais aos candidatos e os votos nas legendas (partidos) nas eleições proporcionais e majoritárias. Sendo assim, os deputados e vereadores:
	
	
	
	são eleitos a partir da voto majoritário, nominal com lista fechada.
	
	
	são eleitos por voto proporcional com lista fechada, ou seja, pelo voto majoritário
	
	
	são eleitos a partir do voto distrital misto e voto distrital misto puro, não pertencendo assim ao sistema majoritário.
	
	
	são eleitos por voto proporcional com lista aberta, dependendo da relação entre o número de eleitores e o número de cadeiras.
	
	
	Deputados e vereadores são eleitos por sistemas diferentes. Os deputados são eleitos pelo sistema majoritário e os vereados pelo voto proporcional.

Continue navegando

Outros materiais