Buscar

4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		O voto majoritário refere-se à eleição para os seguintes cargos ou funções, COM EXCEÇÃO DE:
	
	
	
	governador de estado.
	
	
	vereador.
	
	
	senador.
	
	
	prefeito.
	
	
	presidente da República.
	
Explicação:
A questão pede a única opção que não atende ao seu enunciado. Ou seja, o voto majoritário no Brasil é utilizado para as eleições aos cargos do Poder Executivo nos níveis federal (Presidente da República), estadual (Governador) e municipal (Prefeito). No Poder Legislativo, o voto majoritário é para o Senado Federal (representação das unidades da Federação), enquanto o voto proporcional é para os cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual e Vereador (representação do povo).
Com isso, a única opção que atende ao enunciado é: vereador.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A eficácia do direito, enquanto tema privilegiado da Sociologia Jurídica e Judiciária, implica:
	
	
	
	a desqualificação dos elementos formais e valorativos do direito.
	
	
	o estudo da eficiência subjetiva dos magistrados.
	
	
	a análise da estrutura lógica da norma jurídica.
	
	
	o reconhecimento da legitimidade do direito estatal.
	
	
	o exame dos efeitos e consequências das regras jurídicas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Defensoria Pública é essencial à democratização da Justiça e à própria efetividade da Constituição. Nosso país é o único que deu tratamento constitucional ao direito de acesso dos insuficientes de recursos à Justiça. No que se refere a da Defensoria Pública, marque V ou F.
	
	
	          
	A Defensoria Pública é o Órgão estatal que cumpre o dever constitucional do Estado de prestar assistência integral e gratuita aos hipossuficientes;
	
	          
	É composta por Defensores Públicos, nomeados pelo Chefe do Executivo;
	
	          
	A Defensoria Pública tem como missão, garantir os princípios constitucionais de acesso à justiça e igualdade entre as partes, e o direito à efetivação de direitos e liberdades fundamentais;
	
	          
	O Defensor Público goza de independência funcional e pessoal, litigando em favor dos interesses de seus assistidos em todas as instâncias, independente de quem ocupe o pólo contrário da relação processual;
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Com relação ao quadro eleitoral e partidário existente no país na atualidade, é possível afirmar que: I- As vagas destinadas à representação de cada unidade federativa no Senado Federal variam em número, em conformidade com a população respectiva. II- O voto proporcional valoriza os partidos, o que esvazia o valor ideológico das plataformas apresentadas pelos candidatos individualmente. III- Há segundo turno, se o vencedor não atingir maioria absoluta de votos, exceto nas eleições municipais com menos de 200 mil eleitores. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	
	II, somente.
	
	
	III, somente.
	
	
	I e II, somente.
	
	
	I, somente.
	
	
	II e III, somente.
	
Explicação:
A afirmativa  I está   As vagas destinadas à representação de cada unidade federativa no Senado Federal variam em número, em conformidade com a população respectiva. II- O voto proporcional valoriza os partidos, o que esvazia o valor ideológico das plataformas apresentadas pelos candidatos individualmente. III- Há segundo turno, se o vencedor não atingir maioria absoluta de votos, exceto nas eleições municipais com menos de 200 mil eleitores. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	
	 
		
	
		5.
		MUTIRÃO DE ASSINATURAS. Campanha do MPF contra a corrupção quer criar "lava jatos" pelo país. 17.09.2015 O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa responsável pelas investigações da famosa operação lava jato criou propostas para suprimir recursos e criminalizar condutas. ¿Se nós tivermos um sistema de Justiça criminal eficiente, que funcione bem, em outros casos a alternativa não será a impunidade. A referida proposta de participação popular, assim como ocorru na Lei da FichaLimpa, é denominada de:
	
	
	
	referendo
	
	
	emenda à Constituição
	
	
	plebiscito
	
	
	iniciativa popular
	
	
	projeto de emenda à Constituição
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, afirmou nesta terça-feira que a Corte vai julgar todos os processos de impugnação de candidaturas fichas-sujas até o dia do pleito municipal, em 7 de outubro. Ela disse que o risco de alguma ação ficar sem decisão até as eleições é mínimo. As informações são do jornal O Globo de 05.09.2012. O enquadramento de um candidato como ficha-suja importa em:
	
	
	
	estar figurando como réu por crimes cometidos.
	
	
	ter sido condenado por uma instância superior;
	
	
	estar respondendo a uma ação judicial;
	
	
	ter sido condenado em 1ª instância com trânsito em julgado da sentença
	
	
	ter sido condenado por um colegiado;
	
Explicação:
Ser considerado inelegível pela lei da ficha limpa deve haver condenação confirmada em 2ª instância, por um colegiado.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Considere a seguinte situação hipotética: A família ¿X¿ é tradicional na política do Estado da Paraíba. Nas próximas eleições para Deputado Estadual, cinco membros da família: Tobias, 19 anos de idade, estudante de direito; Dinorá, 22 anos de idade, estudante de arquitetura; Cassiano, 28 anos de idade, jornalista; Vera 30 anos de idade, advogada e Geórgia 42 anos de idade, com conclusão somente do ensino médio, pretendem concorrer para o exercício do cargo de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do referido estado. Neste caso, de acordo com a Constituição Federal brasileira, podem concorrer às mencionadas eleições:
	
	
	
	Dinorá, Cassiano, Vera e Geórgia, apenas.
	
	
	Tobias, Dinorá, Cassiano, Vera e Geórgia.
	
	
	Cassiano e Vera, apenas.
	
	
	Vera e Geórgia, apenas.
	
	
	Cassiano, Vera e Geórgia, apenas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		De acordo com a Constituição Federal de 1988 a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal, pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Desse modo, o sistema eleitoral brasileiro está baseado no voto direto e secreto, de modo que o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido de maneira secreta. São considerados votos válidos ou os votos nominais aos candidatos e os votos nas legendas (partidos) nas eleições proporcionais e majoritárias. Sendo assim, os deputados e vereadores:
	
	
	
	Deputados e vereadores são eleitos por sistemas diferentes. Os deputados são eleitos pelo sistema majoritário e os vereados pelo voto proporcional.
	
	
	são eleitos por voto proporcional com lista aberta, dependendo da relação entre o número de eleitores e o número de cadeiras.
	
	
	são eleitos a partir da voto majoritário, nominal com lista fechada.
	
	
	são eleitos a partir do voto distrital misto e voto distrital misto puro, não pertencendo assim ao sistema majoritário.
	
	
	são eleitos por voto proporcional com lista fechada, ou seja, pelo voto majoritário
	
	
V
F
V
V

Outros materiais

Outros materiais