Buscar

FORUM - Mutação Constitucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mutação Constitucional
Caros (as) alunos (as),
Sejam bem vindos (as) ao Fórum da disciplina Teoria Geral do Direito Constitucional.
O tema aqui proposto é: Mutação Constitucional.
Sabemos que na interpretação constitucional, diversos princípios devem ser levados em consideração a fim de garantir que a atividade do intérprete, na extração do sentido do enunciado normativo interpretado, ocorra de forma adequada, válida e contextualizada. Dentre esses princípios, temos: a unidade constitucional; a máxima efetividade e a força normativa da Constituição.
A interpretação do texto constitucional pode gerar uma mudança que, em alguns casos, confere sentido diametralmente oposto a um mesmo enunciado normativo, em relação a interpretações passadas. A este fenômeno, a doutrina convencionou chamar de mutação constitucional, observável em certas decisões proferidas pelo Judiciário, notadamente pelo Supremo Tribunal Federal.
Sobre a mutação constitucional, faça a leitura do seguinte texto: PEDRON, Flavio Quinaud; BAHIA, Alexandre Melo Franco de Morais. Crença da mutação constitucional, aplicada pelo STF, é equivocada. Revista Consultor Jurídico, 16 de dezembro de 2017. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2017-dez-16/diario-classe-crenca-mutacao-constitucional-aplicada-stf-equivocada. Acesso em 10 abr. 2020.
Após ter lido o texto, responda a seguinte questão: o que é o fenômeno da mutação constitucional e quais os seus riscos à democracia e ao equilíbrio dos Poderes, do modo como vem sendo aplicada recentemente.
RESPOSTA – O fenômeno da Mutação constitucional pode ser entendida como atribuir a uma norma nova interpretação sem alteração do texto, modificando-se o entendimento acerca do tema que a norma antes explicitava. Ou por ter uma interpretação mais restritiva à época, ou por necessitar de mudança de entendimento. É tradicionalmente chamado de alteração informal da Constituição, por não utilizar o Poder Legislativo através das emendas constitucionais. Esse fenômeno mutacional, se dá pela exposição de nova interpretação normativa de um determinado dispositivo constitucional, provocando a alteração de seu conteúdo e alcance, às exigências prementes da sociedade ou de determinado grupo social
A mutação constitucional por ser um processo informal de mudança da Constituição precisa ser analisada com muita cautela para não configurar uma legitimidade legislativa ao intérprete, sendo de extrema importância o estabelecimento de limites para a sua aplicação. Entretanto compreende-se que as causas das manifestas mutações constitucionais, sucedem dos diversos grupos sociais existentes, visto que são formados por pessoas que com o passar do tempo tem suas opiniões alteradas, seja pela necessidade social, seja pela alteração de valores. E o Estado Democrático de Direito, é muito bem aplicado pela Constituição da República, que anda sempre na direção de um processo ininterrupto de reformulação normativa. Deste modo, observa-se que as relações existentes entre o Estado e o particular, conduzem a princípios de valores e de interesses coletivos.
Frequentemente essas mudanças informais na intepretação do texto normativo constitucional, vêm cada vez mais sendo utilizada o nosso ordenamento jurídico brasileiro, mais especificamente pelo Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição, como forma de acatamento aos novos direitos e garantias fundamentais que vem surgindo desde sua promulgação, sem a necessidade de uma reforma constitucional com aprovação de emendas constitucionais.

Outros materiais