Buscar

Princípios e Pronunciamentos Contábeis

Prévia do material em texto

1)
O Pronunciamento CPC 16 traz de que forma devem ser mensurados os estoques. Com base na mensuração, complete as lacunas:
"Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo __________ ou pelo _______________, dos dois o ________."
Alternativas:
· valor de custo, valor realizável líquido, menor.
checkCORRETO
· valor justo, valor realizável líquido, maior.
· valor atualizado, valor realizável líquido, menor.
· valor atualizado, valor realizável líquido, maior
· valor de custo, valor realizável líquido, maior.
Resolução comentada:
No CPC 16, tem-se: “Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.”
Código da questão: 20744
2)
Bens como peças de reposição, sobressalentes, ferramentas e equipamentos de uso interno podem ser considerados tanto do ativo circulante quanto do ativo não circulante. Qual é o critério a ser utilizado para enquadrar os itens no correto subgrupo de ativo?
Alternativas:
· A utilização dos itens por mais de um ciclo contábil.
checkCORRETO
· A sua tangibilidade.
· A utilização pelo setor administrativo da empresa.
· A realização das receitas ou despesas.
· A aquisição à vista ou a prazo dos ativos. 
Resolução comentada:
Bens como peças de reposição, sobressalentes, ferramentas e equipamentos de uso interno também são considerados ativos imobilizados quando é esperado que a Entidade os use por mais de um período ou ciclo contábil.
Código da questão: 21420
3)
Segundo CPC 16, Estoques são ativos:
(a) mantidos para venda no curso normal dos negócios;
(b) em processo de produção para venda; ou
(c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.
Assinale a alternativa que apresenta uma conta patrimonial que representa Estoques:
Alternativas:
· Materiais de consumo.
· Equipamentos.
· Produtos em elaboração.
checkCORRETO
· Impostos a recuperar.
· Disponibilidades.
Resolução comentada:
Exemplos de contas que representam estoques no BP: Mercadorias para Revenda, Matéria-prima para Revenda, Produtos Acabados, Produtos em Elaboração.
Código da questão: 20396
4)
Relacione os órgãos aos seus anos de criação correspondentes:
a. IASB( ) 1973
b. IASC( ) 2005
c. CPC( ) 2001
Relacione os órgãos aos seus anos de criação correspondentes:
	a. IASB
	( ) 1973
	b. IASC
	( ) 2005
	c. CPC
	( ) 2001
Alternativas:
· a, b, c.
· b, a, c.
· b, c, a.
checkCORRETO
· c, a, b.
· c, b, a.
Resolução comentada:
O IASC foi criado em 1973, que foi reformulado em 2001, passando a se chamar IASB. O CPC foi criado em 2005.
Código da questão: 19731
5)
Uma empresa que atua com prestação de serviços recebeu, no mês de Março/X1, o valor de $ 10.000,00, referente a serviços prestados no mês anterior. Assinale a alternativa que descreva corretamente o lançamento contábil que deverá ser realizado no mês de Março/X1, acerca deste recebimento, com base nos Princípios da Contabilidade contidos na Resolução CFC nº 750/93:
Alternativas:
· D – Receitas com Clientes (Resultado) C – Bancos (Ativo)
· D – Receitas com Clientes (Resultado) C – Clientes (Ativo)
· D – Clientes (Ativo) C – Bancos (Ativo)
· D - Bancos (Ativo) C – Receitas com Clientes (Resultado)
· D – Bancos (Ativo) C – Clientes (Ativo)
checkCORRETO
Resolução comentada:
Com base nos Princípios dispostos na Resolução CFC 750/93, a escrituração deve ser realizada segundo o Regime de Competência. Com isto em mente, sabe-se que o reconhecimento das receitas fora efetuado no mês de Fevereiro/X1. Portanto, o lançamento é um fato permutativo entre as contas do ativo, no qual é debitada a conta “Bancos”, referente ao seu recebimento efetivo e creditada a conta “Clientes”, em que é deduzido o valor pago pelo cliente no mês corrente.
Código da questão: 21547
6)
Acerca de amortização de ativos intangíveis dispostos no CPC 04, julgue as afirmativas a seguir:
I) Todos os ativos intangíveis devem ser amortizados, independentemente de sua vida útil ser limitada ou não.
II) Os ativos intangíveis com vida útil indefinida estão sujeitos ao teste de recuperabilidade, afim de informar possíveis variações em seu custo inicial.
III) A reavaliação de ativos intangíveis pode ser realizada através do teste de recuperabilidade.
IV) O período e o método de amortização de ativo intangível com vida útil definida devem ser revisados pelo menos ao final de cada exercício.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
Alternativas:
· III e IV.
· II e III.
checkINCORRETO
· I, II, III e IV.
· II, III e IV.
· II e IV.
CORRETO
Resolução comentada:
Pelo CPC 04, apenas os ativos intangíveis com vida útil limitada estão sujeitos a amortização, enquanto que os de vida útil ilimitada sujeitam-se ao teste de recuperabilidade. O Teste de recuperabilidade não é considerado um método de reavaliação, e sim para ajustar o valor contábil ao seu valor justo ou recuperável, quando o valor contábil for maior. Segundo CPC 04, os métodos e períodos de amortização dos intangíveis devem ser revisados periodicamente.
Código da questão: 21551
7)
"O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ____________ e do maior para os do ____________, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o ________________."
A alternativa que corresponde corretamente o respectivo preenchimento de lacunas, sobre o Princípio da Prudência elencado pela Resolução CFC 750/93 é:
Alternativas:
· ativo, passivo, patrimônio líquido.
checkCORRETO
· ativo, passivo, resultado.
· passivo, ativo, patrimônio líquido.
· resultado, ativo, patrimônio líquido.
· patrimônio líquido, ativo, passivo.
Resolução comentada:
Pelo princípio da Prudência, fica estabelecido que o propósito consiste em não superestimar o valor do ativo e subestimar o valor do passivo, sempre que se apresentem alternativas válidas que alterem o patrimônio líquido de uma entidade.
Código da questão: 21496
8)
A empresa Imobilizado S.A., ao realizar um teste de recuperabilidade de um de seus ativos imobilizados, deparou-se com os seguintes valores:
Valor Contábil $180.000
Valor de Uso $178.000
Valor Líquido de Venda $ 175.000.
Assinale a alternativa que apresenta a correta contabilização pela perda por redução ao valor recuperável (RVR).
Alternativas:
· D – Perda por Desvalorização $2.000 C – Perda estimada por RVR $2.000
checkCORRETO
· D – Perda por Desvalorização $5.000 C – Perda estimada por RVR $5.000
· D – Perda estimada por RVR $5.000 C – Perda por desvalorização $5.000
· Não houve perda com redução ao valor recuperável. Portanto, não há nada para ser contabilizado.
· D – Perda estimada por RVR $2.000 C – Perda por desvalorização $2.000
Resolução comentada:
O valor recuperável é o maior valor entre o valor de uso e o valor líquido de vendas. Assim, o valor recuperável é $178.000,00 o que gera uma perda estimada de $2.000 (conta redutora do ativo – natureza credora), e seu consequente lançamento da despesa (natureza devedora)
na conta de resultado (Perda por desvalorização).
Código da questão: 21550
9)
A utilização do valor justo surgiu da necessidade de se atribuir valor a todos os elementos que podem afetar o patrimônio de uma entidade. No Brasil, a lei 6.404/76 obriga que determinados elementos constantes no Balanço patrimonial sejam valorados segundo o seu valor justo. Assinale a alternativa que contém estes elementos.
Alternativas:
· Instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo.
checkCORRETO
· Instrumentos financeiros classificados apenas no ativo circulante.
· Matérias primas. 
· Bens de almoxarifado.
· Estoques de mercadorias para revenda.
Resolução comentada:
A lei 6.404/76 reconhece e impõe a utilização do valor justo no inciso I do art. 183 para as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou norealizável a longo prazo.
Código da questão: 21500
10)
Aponte a alternativa que melhor descreve as diferenças entre as variações ao custo histórico através do custo corrente e do valor realizável.
Alternativas:
· O custo corrente é baseado no valor de realização verificado na data das demonstrações contábeis, enquanto que o valor realizável refere-se ao valor de liquidação verificado no curso normal das operações.
· O custo corrente é baseado no valor presente verificado na data das demonstrações contábeis, enquanto que o valor realizável refere-se ao valor de realização verificado no curso normal das operações.
· O custo corrente é baseado no valor de reposição verificado na data das demonstrações contábeis, enquanto que o valor realizável refere-se ao valor de liquidação ou realização verificado no curso normal das operações.
checkCORRETO
· O valor realizável é baseado no valor de reposição verificado na data das demonstrações contábeis, enquanto que o custo corrente refere-se ao valor de liquidação verificado no curso normal das operações.
· O custo corrente é baseado no valor de reposição verificado no curso normal das operações, enquanto que o valor realizável refere-se ao valor de liquidação verificado na data das demonstrações contábeis.
Resolução comentada:
No valor realizável, os ativos são avaliados pelo valor de venda, ou valor de realização, e os passivos, pelo valor que se espera liquidar no curso normal das operações. No custo corrente, o valor deverá ser baseado no valor de reposição na data das demonstrações contábeis, enquanto que não há referencias de datas para base de valor no caso de se utilizar o valor realizável como mensuração.
Código da questão: 21499

Continue navegando