Buscar

8º apostila Tênis de mesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tênis de mesa / pingue-pongue
O tênis de mesa originou-se na Inglaterra, no século XIX. Foi inicialmente praticado em ambientes fechados e com o objetivo de manter as mesmas características do jogo de tênis de campo, porém fugindo do frio intenso e das variações climáticas que interferiam na prática como vento, neve, sol intenso, entre outras.
. 
O jogo começou a ser desenvolvido com materiais improvisados que faziam parte do dia a dia das pessoas, como a rede feita com livros apoiados sobre a mesa, a bolinha confeccionada com rolha de cortiça e até mesmo caixas de charutos eram usadas como raquete.
Ao perceberem que era um esporte que surgiu para ficar, as empresas de brinquedos começaram a desenvolver materiais simples, porém direcionados para a prática de pingue-pongue. As raquetes passaram a ser fabricadas em madeira, emitindo um barulho estridente característico da bolinha batendo na raquete, as raquetes passaram a ter borrachas protetoras, amenizando o ruído, tornando mais macia a batida e aumentando o controle. Para complementar essa evolução de um dos esportes mais populares do mundo, algumas mudanças se fizeram necessárias: a bolinha começou a ser fabricada de celuloide e aumentou de tamanho. No início, a medida era 38 mm, depois foi para 40mm, visando aumentar a resistência do ar, tornando o jogo mais lento. Dessa forma, o tempo de bola em jogo passou a ser maior e os rall’s mais emocionantes.
Com a criação das entidades reguladoras da modalidade, surgem as regras oficiais, definindo que uma partida deve ser disputada como melhor de cinco sets. Também ficou estabelecido que um set é finalizado quando um dos atletas ou duplas chegar em 11 pontos. No caso de empate em 10 pontos, vence quem abrir dois pontos de vantagem em relação ao adversário. A cada dois pontos disputados, troca-se o sacador e, em caso de duplas, cada atleta da dupla saca uma vez.
O saque será válido somente se a bola for golpeada no máximo a 16 cm de altura em relação à mesa, devendo quicar no lado do sacador e, em seguida, no lado do recebedor. Então, a troca é iniciada.
A pontuação é obtida nas seguintes situações:
· No momento em que a bola bater duas vezes na mesa;
· Tocar a rede de forma que a jogada não tenha sequência;
· Tocar a mesa e o adversário não consiga devolvê-la; ou que a devolução ou o saque vá diretamente para fora da mesa.
O saque não precisa ser cruzado nas partidas simples, porém, nas partidas de duplas, sempre deve ser executado cruzando no lado direito da mesa. 
	Tênis de mesa ou pingue-pongue?
É importante destacar que a federação internacional de tênis de mesa, criada em 1926, estabeleceu regras específicas para esse esporte. O pingue-pongue, por sua vez, apesar das semelhanças, só pode ser considerado um jogo recreativo, que utiliza raquetes e regras mais flexíveis para a prática.

Continue navegando