A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Acessibilidade e Técnicas Assistidas (1,2)

Pré-visualização | Página 1 de 4

Acessibilidade e Técnicas Assistidas
1. Página inicial
2. Teste 1
	Iniciado em
	segunda, 13 abr 2020, 16:16
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 13 abr 2020, 16:23
	Tempo empregado
	6 minutos 12 segundos
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia as informações abaixo sobre acessibilidade espacial:
I. Acessibilidade espacial significa bem mais do que apenas poder chegar ou entrar num lugar desejado.
II. É necessário para que a pessoa possa situar-se, orientar-se no espaço e que compreenda o que acontece, a fim de encontrar os diversos lugares e ambientes com suas diferentes atividades, sem precisar fazer perguntas.
III. Podem ser elementos naturais ou construídos, que dificultam ou impedem a realização de atividades desejadas de forma independente.
IV. O excesso de ruído pode ser uma acessibilidade espacial para uma pessoa que escuta mal, e também para uma pessoa cega que precisa reconhecer os sons das atividades para saber onde está
V. Deve ser possível para qualquer pessoa se deslocar ou movimentar-se com facilidade e sem impedimentos.
 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Somente III, IV e V estão corretas.
Somente I, III, IV e V estão corretas.
Somente I, II e V estão corretas. 
Somente I, II e III estão corretas.
Somente II, III e IV estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente I, II e V estão corretas..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Foi no vitorioso Império Romano que surgiu o cristianismo. A nova doutrina voltava-se para a caridade e o amor entre as pessoas.
Com os surgimentos do cristianismo, é correto afirmar que:
I. As classes menos favorecidas sentiram-se acolhidas com essa nova visão.
II. O cristianismo combateu, dentre outras práticas, a eliminação dos filhos nascidos com deficiência.
III. Foi nesse período que foram criadas as legislações dos direitos das pessoas com deficiência.
IV. Nesse período é que surgiram os primeiros hospitais de caridade que abrigavam indigentes e pessoas com deficiências.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmativa II está correta.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmativas I, II e IV estão corretas..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A linguagem tem como definição ser o conjunto de símbolos e regras de aplicação e disposição, que possibilita um sistema de comunicação, em suma, essencialmente a linguagem tem a capacidade de proporcionar inteligibilidade, podendo ser visual, tátil ou sonoro. A fim de utilizar símbolos visuais para a sinalização de ambientes, é primordial que os mesmos sejam executados com as seguintes condições:
Escolha uma:
Rugosímetros e/ou paquímetros.
Tipos de fonte, altura do relevo: ser entre 0,8 mm e 1,2 mm, altura dos caracteres: ser entre 15 mm e 50 mm, distância entre linhas: de 8 mm.
Podem ser digitalizados ou sintetizados; devem conter apenas uma sentença completa; devem estar na forma ativa e imperativa.
Contornos fortes e bem definidos; simplicidade nas formas e poucos detalhes; estabilidade da forma; utilizar símbolos de padrão internacional. 
Informar as mudanças de direção ou opções de percursos; indicar o início e o término de degraus, escadas e rampas; indicar a existência de patamares nas escadas e rampas; indicar as travessias de pedestres.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Contornos fortes e bem definidos; simplicidade nas formas e poucos detalhes; estabilidade da forma; utilizar símbolos de padrão internacional..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A NBR 9050 (2015), tem como base o “Desenho Universal”, sendo o conceito dele, propor uma arquitetura e um design mais centrados no ser humano, na sua diversidade e função. O desenho universal estabelece critérios para que as edificações, os ambientes internos, os ambientes urbanos, os produtos e mobiliários atendam a um maior número de usuários, independente das características físicas do indivíduo, das habilidades e/ou faixa etária, contribuindo com a biodiversidade humana e propiciando uma melhor ergonomia para todas as pessoas. Dentre os sete princípios do desenho universal estão:
 I. uso equitativo: é a característica do ambiente ou elemento espacial que faz com que ele possa ser usado por diversas pessoas, independentemente de idade ou habilidade. Para ter o uso equitativo deve-se: propiciar o mesmo significado de uso para todos; eliminar uma possível segregação e estigmatização; promover o uso com privacidade, segurança e conforto, sem deixar de ser um ambiente atraente ao usuário
II. comunicação: é a que faz respeito em referência as possibilidades de troca de informações entre pessoas, independentemente de ter ou não o auxílio de meios de comunicação externos, e à aquisição de informações gerais através de suportes informativos. É primordial para este quesito os itens referentes a acústica dos ambientes, a presença de sinais, pictogramas complementando informações escritas; e os meios de tecnologia assistiva, como programas computacionais para surdos e cegos
III. deslocamento: que correspondem as condições de deslocamento são caracterizadas pela disposição de circulação de qualquer indivíduo de forma plena, ou seja, o mesmo poder se movimentar ao longo de percursos horizontais e verticais, além de, também, em ambientes internos como em salas, sanitários, saguões, e externos, como caminhos, pátios, jardins, etc., sem impedimentos baseados em barreiras físicas, de forma autônoma, segura e confortável.
IV. uso flexível: é a característica que faz com que o ambiente ou elemento espacial atenda a uma grande parte das preferências e habilidades das pessoas. Para tal, devem-se oferecer diferentes maneiras de uso, possibilitar o uso para destros e canhotos, facilitar a precisão e destreza do usuário e possibilitar o uso de pessoas com diferentes tempos de reação a estímulos
V. dimensão e espaço para aproximação e uso: essa característica diz que o ambiente ou elemento espacial deve ter dimensão e espaço apropriado para aproximação, alcance, manipulação e uso, independentemente de tamanho de corpo, postura e mobilidade do usuário. Desta forma, deve-se: implantar sinalização em elementos importantes e tornar confortavelmente alcançáveis todos os componentes para usuários sentados ou em pé, acomodar variações de mãos e empunhadura e, por último, implantar espaços adequados para uso de tecnologias assistivas ou assistentes pessoais
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas. 
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o olhar social em relação à pessoa com deficiência é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
O Brasil foi o primeiro país a conferir títulos de pessoas às pessoas com deficiência. 
Foi na Europa que o grupo das pessoas com deficiência teve reconhecimento fora dos asilos ou abrigos para pobres, isso ocorre pelo rompimento com alguns dogmas e crendices.
As práticas de eliminação das pessoas com deficiência eram coerentes com ideais atléticos, de beleza e classistas que serviam de base à organização sociocultural desses dois locais.
Foi a partir da segunda guerra mundial que o direito necessita se preocupar com grupos sociais específicos como o das pessoas com deficiência.
O processo de mudança sociocultural teve início na Europa de forma paulatina, que teve como marca

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.