Buscar

consumo de álcool no brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O consumo de bebidas alcoólicas vem aumentando na sociedade brasileira, consequentemente, é notório que acidentes e doenças ligadas ao consumo precoce dessas bebidas também se elevaram. Diante dos fatos, o Brasil é o país com maior média do consumo de litros por pessoas em escala mundial e se encontra 9º posição entre os países com maior número de mortes no trânsito, tornando-se evidente que tal crescimento está sendo uma problemática vivenciada pela sociedade brasileira.
	Em uma primeira análise, o consumo precoce de bebidas alcoólicas vem sendo crescente entre os jovens, tornando grande preocupação de saúde pública, uma vez que 55% do número de adolescentes do ensino fundamental já experimentam bebidas alcoólicas, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. Diante disso, o álcool pode causar vários danos à saúde e também é uma porta de entrada para outras drogas e causa sérios danos à saúde, comprometendo o rendimento intelectual e acelerando o desenvolvimento da fase adolescência. 
	Em uma segunda análise, o alcoolismo vem se tornando grave desdobramento à saúde e a vida, uma doença crônica que torna a pessoa dependente do consumo do álcool. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 3% da população brasileira acima de 15 anos de idade é considerada alcoólatra, tendo em vista que quanto mais os jovens se tornarem dependes alcoólicos a estimativa de vida é menor, pois tem vários efeitos muitos negativos sobre a saúde física e psíquica. Como também o álcool frequentemente atua como desinibidor, facilitando a violência, o que mostra um grande aumento no porcentual de violências domésticas. 
	Em virtude dos fatos mencionados, é evidente o crescente aumento do consumo de bebidas alcoólicas tornando drásticas problemáticas na sociedade, sendo necessário medidas a serem tomadas. O Ministério de Justiça conjunta com o Estatuto da Criança e do Adolescente deve impor leis mais rígidas sobre a venda de bebidas alcoólicas para menores de idades, impondo aos estabelecimentos de bebidas alcoólicas vistoria das carteiras de identidade. O Ministério da Saúde, em benefício dos alcoólatras, deve criar campanhas em conscientização de sistemas de reabilitação para dependentes do álcool.

Continue navegando