Buscar

Trabalho Gestão Ambiental

Prévia do material em texto

PAGE 
NOME ALUNO
GESTÃO DE RESÍDUOS
Canoas
2019
NOME ALUNO
GESTÃO DE RESÍDUOS 
SUMÁRIO
31
INTRODUÇÃO
42
DESENVOLVIMENTO
83
CONCLUSÃO
10REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
A Gestão de Resíduos é um conjunto de metodologias que tem como objetivo principal a minimização da produção e eliminação dos resíduos, como também otimizar o monitoramento de todo o ciclo produtivo desses resíduos. Em um cenário de constantes transformações sociais e econômica é de suma importância o conhecimento e reflexão de todos a respeito dos resíduos gerados na sociedade. O Brasil ainda precisa de uma conscientização a respeito da importância da coleta de resíduos hospitalares, bem como uma maior fiscalização por parte do governo.
Neste trabalho teremos a apresentação dos assuntos trabalhados do 1º semestre do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. O trabalho será em forma de produção textual, revisando os assuntos referentes aos diferentes métodos de ensino-aprendizagem para atuar com os alunos, estudos que organizam, aplicam e avaliam procedimentos pedagógicos adequados para processos de ensino, especialização e treinamento na área de gestão ambiental. 
2 DESENVOLVIMENTO
A quantidade de Resíduos domiciliares recolhidos em Canoas diariamente é de aproximadamente 280 toneladas/dia e o recolhimento atende a aproximadamente 98,9% da população em 19 bairros. Deste modo, o número total de cidadãos que possuem o serviço de coleta de lixo no município atualmente é de aproximadamente 320.461 habitantes e a geração per capita de resíduo gerado é de aproximadamente 0,86 kg/hab/dia. A composição gravimétrica de resíduos sólidos urbanos está distribuída conforme figura abaixo. O município de Canoas possui um lixão desativado que recebeu os resíduos sólidos até o ano 1996, localizado no mesmo local onde se encontra hoje o Aterro Sanitário Guajuviras. Esta área está inserida numa APP (Área de Preservação Permanente) no Bairro Guajuviras, numa gleba de 13 hectares. Canoas conta atualmente com uma área de transbordo de RSU no bairro Guajuviras (antigo Aterro Sanitário Municipal Guajuviras), além de uma Central de Triagem e Beneficiamento dos Resíduos Sólidos da Construção Civil (RSCC), que recebe resíduos Classe II B – inertes. AO processo de remediação do local do antigo lixão foi iniciado nos anos 90 com licença para operação de aterro controlado, onde posteriormente foi transformado em aterro sanitário. A operação como aterro controlado se deveu ao fato do mesmo apresentar alguns componentes associados aos procedimentos de controle, restando prejudicado os demais aspectos para operação de aterro sanitário. Naquele período foram realizadas diversas atividades de recuperação, destacadamente a impermeabilização com argila, a coleta de chorume e instalação de drenos de gases. Foi instalado na área sistema de monitoramento ambiental com 10 poços. Sua vida útil estimada findou em 2010, período em que expirou a licença concedida pela FEPAM.
O Prefeito Municipal de Canoas aprovou, sanciono e promulgo a seguinte LEI:
LEI Nº 5485, DE 25 DE JANEIRO DE 2010, Esta lei estabelece as diretrizes municipais para a universalização do acesso ao serviço público de coleta seletiva de resíduos recicláveis de Canoas, estruturando-se este de forma a:
I-priorizar ações geradoras de ocupação e renda;
II - promover ações alteradoras do comportamento dos munícipes perante os resíduos que geram;
III - incentivar o envolvimento dos munícipes e instituições sociais com a ação de cooperativas ou associações populares de coleta seletiva;
IV - reconhecer as cooperativas ou associações populares de coleta seletiva como agentes ambientais da limpeza urbana.
O serviço de limpeza urbana do município de Canoas está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que utiliza de serviços terceirizados, fiscalizando a empresa responsável pela coleta, varrição e capina, transporte e destinação final de RSU. A varrição é realizada nos passeios e sarjetas e na sede do município diariamente, em período integral. A poda também é realizada diariamente, mediante solicitação prévia da comunidade e a capina é feita diariamente nos passeios e sarjetas, bairros e na sede do município, realizada manualmente e mecanicamente. A coleta dos resíduos urbanos é realizada em período integral, a partir de uma divisão do município em quatro quadrantes. A fração misturada dos resíduos sólidos é realizada por empresa terceirizada. A Coleta seletiva é realizada pelas Cooperativas de Trabalhadores. Assim que os materiais inertes chegam ao Ecoponto são separados em baias e posteriormente levados ao aterro, com transporte sob responsabilidade da prefeitura. Estes ambientes recebem pequenas quantidades dos resíduos inertes, com limite estimado em 1m3 ou de 150 kg. O principal foco da ação são os catadores, que têm um local para deixar os materiais inertes, evitando o acúmulo de resíduos em terrenos baldios, espaços públicos ou privados. As diminuições de focos clandestinos demostraram, no início do projeto, resultados positivos.
A coleta seletiva é efetuada por meio de responsabilidade compartilhada entre as cooperativas, que recolhem, separam e comercializam os resíduos seletivos. A Prefeitura municipal repassa recursos para a realização dos serviços, conforme contrato firmado. O município contempla 98,9% de seu território com a cobertura de coleta de resíduos sólidos domiciliares (PMC, 2010). As Cooperativas que atuam nos municípios são: Cooperativa de Reciclagem de Lixo Amigos e Amigas Solidárias – COOPARLAS, Cooperativa dos Carroceiros e Catadores de Material Reciclável de Canoas – COOPCAMATE, Associação de Triagem e Reciclagem Mato Grande – ATREMAG e a Cooperativa RENASCER. Todas as unidades possuem licenças de operação emitida pela Secretaria de Meio Ambiente. Além de catadores cadastrados os trabalhadores atuam como agentes ambientais, fazendo visitas aos cidadãos de Canoas e orientando a melhor maneira de separar o resíduo em suas residências.
 Como gestora ambiental irei minimizar o impacto da geração de resíduos de Canoas e incentivarei a reutilização e reciclagem. Irei garantir o melhor tratamento e disposição final para amenizar os impactos ambientais daqueles materiais. Buscarei atender às legislações ambientais, tentando otimizar a operação, a logística e custos envolvendo a geração, armazenamento e transporte dos resíduos. Irei contribuir para gerar menos impactos econômicos, ambientais e sociais, melhorando a imagem da cidade, e também diminuir os custos com a produção, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável.
3 CONCLUSÃO
No trabalho foi abordado o tema: gestão de resíduos sólidos, e é possível concluir que resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semi-sólidos das atividades humanas ou não-humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades. Exemplos: aqueles gerados na sua residência e que são recolhidos periodicamente pelo serviço de coleta da sua cidade e também a sobra de varrição de praças e locais públicos que podem incluir folhas de arvores, galhos e restos de poda. Há várias maneiras de descarte desses resíduos como Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Incineração é a queima do lixo em fornos e usinas próprias. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Comprovou-se a viabilidade de criação da cooperativa dos catadores. Organizados em cooperativa, os catadores terão melhores condições de entregar os materiais diretamente às indústrias de reciclagem com um percentual maior de ganho. É preciso que haja uma consciência coletiva para a reutilização dos resíduos.Uma consciência ecológica que vislumbre desde o não-desperdício até o fato de se maltratar a natureza, através da exposição do meio ambiente aos resíduos sólidos urbanos. O destino final dado aos resíduos da forma como propõe a coleta seletiva, oferece integridade e qualidade ambiental. Sabe-se que estas estão intimamente ligadas à qualidade de vida do ser humano.
REFERÊNCIAS
http://efdesportes.com/efd219/o-esporte-na-escola-e-da-escola.html. Acesso em 25 de Novembro de 2019.
ABRELPE. PANORAMA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL 2017. Disponível em: http://abrelpe.org.br/pdfs/panorama/panorama_abrelpe_2017.pdf. Acesso em 26 de Novembro de 2019
BRASIL. POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=636. Acesso em 26 de Novembro de 2019
Canoas
2019
	Trabalho de produção de texto interdisciplinar em grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média nas disciplinas de Ciências Ambientais, Química Ambiental, Poluição e Resíduos Sólidos, Ética, Política e Sociedade, Recursos Hídricos, Educação a Distância, Ed- Interpretação de Textos, Seminário de Projeto Integrado II e Atividades Interdisciplinares. 
Tutor a Distância: Prof. Tatiana Peres Vanzella Schreiner

Continue navegando