Buscar

AVALIAÇÃO A2 2020 1 NOITE (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota:
 10
	Disciplina: DIREITO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
	AVALIAÇÃO FORMATIVA - A2
	Turma: Noite Data: 23.04.20
	Professora: Karen M. de Andrade
	Nome legível do aluno Rodrigo Morem
	Rubrica Professor: KA
	
	 1
	 2
	 3
	 4
	 5
	 6
	 7
	 8
	 9
	 10
	 A
	
	
	x
	
	
	
	
	
	
	
	 B
	
	
	
	x
	
	
	
	
	
	x
	 C
	x
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 D
	
	x
	
	
	x
	x
	x
	d
	d
	
RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO, MARCANDO CORRETAMENTE NA GRADE DE RESPOSTAS. APÓS CONCLUIR ENVIAR PELO Bb até às 20.30h. DEPOIS FECHARÁ O LINCK PARA ENVIO NÃO SE POSSIBILITANDO MAIS A ENTREGA E INICIARÁ A CORREÇÃO DAS QUESTÕES. 
1. Fabrício foi contratado pela empresa Oba, Oba Festas Ltda. em dezembro de 2018, na modalidade de contrato intermitente. Por se tratar de uma nova forma de contratação, Fabrício tem dúvidas em relação às consequências jurídicas caso recuse a oferta do empregador. Considerando o que prevê a legislação
a) possibilidade de recusa da oferta demonstra inexistir subordinação e, tal modalidade de contrato, razão pela qual Fabrício não é considerado empregado, mas sim mero trabalhador intermitente. 
b) recusa da oferta de trabalho não é permitida pelo legislador, restando descaracterizado o contrato de trabalho intermitente caso isso ocorra.
c) a recusa da oferta não descaracteriza a subordinação para fins do contrato de trabalho intermitente.
d) recusa da oferta deve ser motivada por Fabrício, pois o empregador, ao celebrar o contrato de trabalho intermitente, conta com o trabalho do empregado sempre que precisar, somente sendo possível, portanto, a recusa nas hipóteses expressamente autorizadas por lei.
2. Sobre empregado e empregador, assinale a alternativa correta
 a) Caracterizada a sucessão empresarial, as obrigações trabalhistas, inclusive as adquiridas antes e depois da sucessão da empresa serão todas de responsabilidade da sucedida. 
b) Instituição sem fins lucrativos que admitir trabalhadores não poderá ser considerada empregadora, porque empregador pode ser considerado apenas empresa individual ou coletiva.
c) O sócio retirante responderá subsidiariamente com os demais quando ficar comprovada fraude na alteração societária decorrente da sucessão.
d) Nenhuma das respostas acima está correta.
3. Considerando a reforma trabalhista de 2017, referente à Alteração de Contrato de Trabalho, analise as assertivas a seguir
I – O adicional de transferência será devido nas transferências quanto à localidade da prestação de serviços exijam mudança de domicílio do empregado, desde que esta seja em caráter provisório enquanto perdurar a necessidade.
II – Tendo o empregado recebido adicional de insalubridade com habitualidade, a rubrica não pode ser suprimida, ainda que o empregador promova a total eliminação dos riscos à integralidade do empregado.
III – Permite-se ao empregador transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado, sendo que as despesas resultantes da transferência correrão por conta do empregador.
IV – A determinação do empregador para que o empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança, não se considera alteração unilateral, contudo assegura ao empregado o direito à manutenção do pagamento da gratificação correspondente, caso percebida por dez ou mais anos pelo empregado pelo Princípio da Intangibilidade Salarial.
Está correto apenas o que se afirma em 
a) Apenas a I e III
b) Apenas a II e IV
c) Apenas a II e III
d) I, II, III e IV
4. Carla é projetista e realiza suas atividades profissionais à distância, ou seja, fora da sede da empresa na modalidade de teletrabalho. Quanto a essa modalidade de contrato é correto afirmar
a) o regime de teletrabalho poderá ser alterado para o presencial por determinação do empregador e desde que a alteração seja firmada com a assistência do sindicato da categoria.
b) a prestação de serviço na modalidade de teletrabalho deverá constar por escrito no contrato individual de trabalho da empregada, especificando as atividades a serem realizadas.
c) a aquisição, manutenção e fornecimento dos equipamentos tecnológicos necessários à prestação do trabalho remoto é de responsabilidade do empregador.
d) o comparecimento as dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença física da empregada descaracteriza o regime de teletrabalho.
5. A relação de trabalho temporário é desenvolvida entre uma empresa tomadora de serviços, uma empresa de trabalho temporário e o trabalhador temporário. Há, portanto, uma intermediação de mão de obra que rompe com a tradicional simetria da relação mantida entre empregado e empregador. Nesse contexto, considere: 
I. O contrato entre a empresa de trabalho temporário e o trabalhador temporário pode conter cláusula de reserva proibindo a contratação deste pela empresa tomadora ou cliente ao fim do prazo em que esteve à sua disposição. 
II. O trabalho é prestado indistintamente em favor da empresa de trabalho temporário e da empresa tomadora ou cliente. 
III. A direção da prestação pessoal de serviços fica a cargo da tomadora dos serviços.
IV. A responsabilidade pelo pagamento dos salários e pelos direitos assegurados em lei ao trabalhador temporário permanece com a empresa de trabalho temporário. 
V. Ao colocar à disposição da empresa tomadora ou cliente a mão de obra do trabalhador temporário, a empresa de trabalho temporário abre mão do vínculo de subordinação, não havendo possibilidade de caracterização de prática de justa causa pelo trabalhador em relação a ela. 
Está correto o que consta APENAS em 
a) I e II. 
b) I, III e V. 
c) II e V. 
d) III e IV. 
6. De acordo com a Lei nº 6.019/1974, que rege as relações de trabalho na empresa de trabalho temporário, na empresa de prestação de serviços e nas respectivas tomadoras de serviço,
a) aplica-se ao trabalhador temporário, contratado pela tomadora de serviços, o contrato de experiência previsto no parágrafo único do Art. 445 da Consolidação das Leis do Trabalho.
b) o contrato poderá ser prorrogado por até sessenta dias, consecutivos ou não, além do prazo estabelecido no contrato original, quando comprovada a manutenção das condições que o ensejaram.
c) qualquer que seja o ramo da empresa tomadora de serviços poderá existir vínculo de emprego entre ela e os trabalhadores contratados pelas empresas de trabalho temporário.
d) é proibida a contratação de trabalho temporário para a substituição de trabalhadores em greve, salvo nos casos previstos em lei.
7. Sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço − FGTS, cabe aos empregadores depositarem em contas vinculadas dos empregados o valor correspondente a 8% da remuneração do mês anterior, incluídas as comissões, o 13o salário, 
a) as férias indenizadas acrescidas do terço constitucional, mas excluídas as gorjetas. 
b) as gorjetas e as férias indenizadas acrescidas do terço constitucional. 
d) as gorjetas, os adicionais de horas extras e noturno, sendo excluídos os adicionais de periculosidade e de insalubridade. 
d) as gorjetas. 
8. Acerca dos grupos econômicos e da sucessão de empregadores, julgue os itens a seguir, considerando a reforma trabalhista de 2017. 
I. Uma vez caracterizada a sucessão trabalhista, a empresa sucessora responderá pelos débitos de natureza trabalhista, sempre podendo-se acionar a empresa sucedida, em qualquer caso, para responder pelo período em que o trabalhador era seu empregado. 
II. Para a justiça do trabalho, a mera identidade de sócios é suficiente para configurar a existência de um grupo econômico. 
III. Configurado o grupo econômico, as empresas responderão subsidiariamente pelas obrigações decorrentes das relações de emprego. 
Assinale a opção correta.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II e III está certo.
c) Os itens I , II e III estão certos.
d) Nenhumdos itens está correto.
9. Conforme a CLT, assinale a alternativa correta quanto a contrato individual do trabalho.
Parte superior do formulário
a) No caso de contratação, o empregador poderá exigir do candidato a emprego comprovação de experiência prévia de doze meses no mesmo tipo de atividade. 
b) Em regra geral para que o contrato de trabalho tenha validade, ele deverá obrigatoriamente ser acordado de forma expressa, não sendo admitida sua forma tácita. 
c) Os direitos oriundos da existência do contrato de trabalho não subsistirão em caso de dissolução da empresa. 
d) A cada doze meses, o empregado adquire direito a usufruir, nos doze meses subsequentes, um mês de férias, período no qual não poderá ser convocado para prestar serviços pelo mesmo empregador. 
10. Verônica foi contratada, a título de experiência, por 30 dias. Após 22 dias de vigência do contrato, o empregador resolveu romper antecipadamente o contrato, que não possuía cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão. Sobre o caso, de acordo com a Lei em vigor, assinale a opção correta.
a) Parte superior do formulário
a) O contrato é irregular, pois o contrato de experiência deve ser feito por 90 dias.
b) Verônica terá direito à remuneração, e por metade, a que teria direito até o termo do contrato.
c) Verônica, como houve ruptura antecipada, terá direito ao aviso prévio e à sua integração ao contrato de trabalho.
d) O contrato se transformou em contrato por prazo indeterminado, porque ultrapassou metade da sua vigência.
.

Continue navegando